TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  24/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DE BARBACENA

[pic 1]

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

GORVENANÇA CORPORATIVA

BARBACENA

2018

Governança Corporativa

Bernardo Paolucci Fernandes

Débora Luiza Moises de Paula

Felipe Henrique Rosa

Mariane Neto

Mateus Bianchetti Coelho Lima

Trabalho avaliativo semestral de Ética e Legislação Profissional apresentado a Sra. Fabiane Vicentini Puiati da Cosa, professora da referida disciplina na instituição de ensino acima descrita, tendo como objetivo, apresentar a pesquisa sobre o tema abordado com competência e excelência, buscando atingir a aprovação.

BARBACENA

2018

Governança  

 Conceitua-se como o exercício da autoridade, controle administração e poder de governo em uma organização.

Governança Corporativa

A governança  corporativa nasce da necessidade de equilibrar os órgãos que foram criado através da complexidade da gestão e da administração da empresa.

Conceitua-se como sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as praticas que relaciona os acionistas, o conselho de administração, diretoria, conselho fiscal, auditoria independente e outras partes interessadas, com o objetivo de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso aos recursos.

Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

A boa governança corporativa convertem princípios básicos. São eles, transparência, equidade, prestação de conta e responsabilidade corporativa,  onde estes por vez, tem a finalidade em si, de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão, sua longevidade e o bem comum.

Princípios

Transparência - todos atos das administração deve ser transparente a todos acionistas e todas as partes interessadas;

Equidade - todos devem ser tratado da mesma forma;

Prestação de contas - todas atividades da administração devem ser objeto de uma prestação de conta periódica, seja ela financeira, social e ambiental.

Responsabilidade corporativa – Responsabilidade que a organização possui perante o ecossistema que a mesma esta incluída.

Na organização o sistema de decisão pode ser representado de um lado pelas decisões de execução ao encargo da diretoria e de outro pelas decisões de controle e monitoramento ao encargo do conselho de administração.

A organização possui uma hierarquia formal onde decisões de níveis hierárquicos inferiores são acompanhada pelos níveis superiores em toda extensão da empresa, dificultando assim decisões tomada por parte de agentes afim de beneficiar a si próprio. Essa hierarquia se fortalece com adoção de sistemas de orçamento e contabilidade que restringem e especificam critérios de desempenho e recompensas.

O Caso Barings a fraude

Nesse caso ocorre a discursão em relação a familiaridade com situação de conflitos de agência, compreensão de problemas relacionados a ausência de boa governança, habilidade de identificação de mecanismos de governança corporativa capazes de evitar a situação-problema vivenciada e a capacidade de implementar as soluções para os problemas identificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (190.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com