TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  18/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Governança Corporativa

Tarefa: Discorrer sobre o conteúdo que foi explorado na disciplina.

1. Narrativa sobre como as estratégias organizacionais devem levar em conta os princípios da governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa

Entende-se que o gerenciamento adequado dos principios de governança corporativa assume papel importante na exploração e aproveitamento de oportunidades associado ao controle de risco das empresas, buscando atingir as estratégias organizacionais e a criação de valor.

O IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, descreve o significado de governança corporativa como o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Para as boas práticas de governança, deve-se seguir vários principios que as norteiam e dentro deles existem quatro pilares, segundo o código de melhores práticas de governança corporativa, empregados no processo decisório das empresas como nos investidores, eles são: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corportiva.

Transparência - Ao informar fatos, sejam eles positivos ou negativos, as empresas criam uma rede de confiança tanto interna (com seus colaboradores) quanto externamente (com os stakeholders).

Equidade - Esse princípio trata-se do tratamento igualitário de todos os sócios e partes interessadas das organizações.

Prestação de contas - É quando os agentes da governança mostram as consequências de seus atos, das tomadas de decisões, ou mesmo das omissões.

Responsabilidade corporativa - Mais abrangente, esse princípio valoriza a sustentabilidade – de ordem social e ambiental – da organização, visando a sua longevidade.

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão, longevidade e o bem comum da organização.

É importante adotar as práticas de governança não porque a empresa terá garantia de sucesso ou alcançará todos os resultados, mas porque sua adoção tras um conjunto de beneficios à organização, visando não só o hoje e sim a longetividade da empresa, isto é, preservar e otimizar o valor economico de longo prazo através do alinhamento de interesses e boas práticas. Ter padrões que afirmam os valores da compania e regem as interações dentro da organização.

2. Argumentação que explique por que as organizações devem levar em consideração não apenas os aspectos financeiros mas também as três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental) de forma sistêmica

A governança corporativa é um dos pilares do enfoque da sustentabilidade. As empresas que investem nessa frente buscam, principalmente, assegurar a perspectiva dos negócios, o crescimento sustentável e a geração de valor da organização em longo prazo.

Enquanto a definição de governança corporativa é clara no ambiente econômico, o conceito de sustentabilidade está ligada à preservação de diversas formas de capital, como o ambiental e o social.

Essa integração é essencial para considerar uma entidade ética e bem governada.

As três dimensões deverão ser aplicadas dentro do contexto organizacional de maneira macro.

Social – Trata-se do capital humano. Além de salários adequado à legislação trabalhista, é preciso pensar em outros aspectos como o bem estar dos seus funcionários, na saúde do trabalhador e da sua família.

Ambiental – Refere-se ao capital natural. Onde é importante pensar no pequeno, médio e longo prazo. A empresa deve pensar nas formas de amenizar os impactos, por exemplo na extração de matéria prima e compensar o que não é possível amenizar. Além disso, deve ser levado em conta a adequação à legislação ambiental.

Economica – São analisados os temas ligados à produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A governança corporativa.

As empresas que procuram melhorar as suas capacidades de gestão incorporando os princípios do desenvolvimento sustentável em suas estruturas e práticas, criam condições mais sólidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com