TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  27/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje em dia muito se fala em Governança Corporativa, pois se transformou em uma preocupação importante no Brasil, há pouco mais de uma década as empresas se intensificaram nas suas discussões, com isso ela está presente nas relações entre acionistas e administradores das organizações. O mercado de capitais tem avaliado as governanças, afetando os riscos de investimentos em ações.

De acordo com (CVM 2014, p.156)

As origens da governança corporativa como teoria remetem a conflitos inerentes à propriedade dispersa e à divergência entre os interesses dos diversos sócios – muitas vezes, pouco organizados – e os interesses dos gestores. Este modelo é comum em sociedades como os Estados Unidos e Inglaterra. No Brasil, em que a propriedade concentrada predomina, os conflitos de governança ocorrem à medida que a empresa cresce e novos sócios, sejam investidores ou herdeiros, passam a fazer parte da sociedade.

Segundo a (KPMG, 2014, p.25)

“os administradores e conselheiros têm percebido que, quanto melhor apresentados e discutidos forem os assuntos relativos a risco, estrutura de tomada de decisão, performance, controles internos e resultados, maior sua capacidade de atração de investidores e elevação do seu valor no mercado de capitais.”

O crescimento econômico e a Governança Corporativa, são assuntos correlatos, pois a GC esta baseada em regras que propicia uma credibilidade maior para a empresa

Para Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC (2014). No Brasil, onde os conflitos se intensificam à medida que a empresa cresce e novos sócios, investidores ou herdeiros, passam a fazer parte da sociedade, a Governança busca nesse cenário equacionar as questões em benefício da empresa. Onde, a preocupação é criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos administradores estejam sempre alinhados com o interesse da empresa. Pois para os gestores ela auxilia na decisão de investimento, podendo repercutir na redução de custos, aumentando a viabilidade de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com