TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  11/10/2019  •  Dissertação  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

RAFAELA HIDALGO ABENZA AGUIAR DOS SANTOS

RGM: 11172501032

GOVERNANÇA CORPORATIVA

MOGI DAS CRUZES

SP

Governança Corporativa: A fragmentação dos processos gerenciais

Hoje em dia é comum muitas empresas em seu processo de expansão perderem o controle sobre seus processos e fluxos de informação, devido a nova complexidade desse modelo organizacional a governança corporativa torna-se uma importante aliada, pois impede que essas empresas saiam do controle e ajuda na ordem e na manutenção da gestão administrativa.

A governança corporativa é um sistema de gestão integrado que fragmenta os processos gerenciais para garantir a segurança e o controle das relações dos stakeholders, ela garante o alinhamento dos procedimentos internos e exigências dos agentes de governança.

Ainda a respeito da conceituação de Governança Corporativa, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, diz que: é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.

Esse método tem como alicerce quatro princípios:

  • Transparência: Esse princípio tem como objetivo deixar acessível todas as informações, além das financeiras, disponíveis para os curiosos sobre a empresa.
  • Equidade: Compreende na equidade no tratamento igualitário de todos os agentes envolvidos na governança da empresa. Todos devem cumprir suas obrigações e terem seus direitos garantidos.
  • Prestação de contas: Tem como objetivo definir que todas as decisões tomadas pelo grupo administrativo são de responsabilidades dos mesmos, as consequências positivas e negativas das decisões tomadas devem ser assumidas integralmente e todas devem estra de acordo com a lei e com os interesses da empresa.
  • Responsabilidade Corporativa: É o princípio que envolve a responsabilidade em relação aos resultados financeiros, exige dos agentes a utilização ponderada do capital da empresa.

Além dos princípios existem os pilares que sustentam a organização dividindo em grupos todos os agentes de governança:

  • Sócios – Aplicadores de Capital.
  • Conselho da Administração – Grupo responsável pela intermediação entre os interesses dos sócios e agentes de governança, esses agentes criam estratégias de aplicação de capital.
  • Diretoria Executiva – Responsável pela gestão da organização e coordenação da Diretoria, são aqueles que executam as decisões tomadas pelo conselho da administração e prestam conta dos resultados.
  • Auditoria Independente – É o órgão que faz a auditoria dos relatórios e demonstrações contábeis, analisando a realidade da empresa e os registros. Apontando erros de escrituração.
  • Conselho Fiscal – Tem como objetivo fiscalizar se as decisões tomadas pelos administradores estão de acordo com a regulamentação.
  • Conduto e Conflito de Interesses – É o pilar que promove a supervisão dos demais pilares, por não estar envolvido com o processo de lucratividade é responsável pela ética organizacional.

Assim sendo, sabemos que todos esses aspectos são capazes de organizar os processos gerencias e monitorar a efetividade e legitimidades dos mesmos, tonando assim uma empresa mais atrativa e eficiente, estabelecida no mercado e disponível para novas oportunidades.

REFERENCIAS

ARRUDA. Giovana; MADRUGA. Sergio; FREITAS. Ney. A governança corporativa e a teoria da agência em consonância com a controladoria. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/reaufsm/article/viewFile/570/430> Acesso em: 29/09/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com