TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  5/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Governança Corporativa

Prof.: Rubens Mazzali

Aluno: Kleverson Lopes de Araújo

O processo de tomada de decisão consiste na escolha entre algumas ou várias alternativas. É imprescindível que a tomada de decisão resolva o problema, e que além de tudo, dê clareza na existência das oportunidades intrínsecas, para que possa aproveitá-las.

Como regra, o processo de tomada de decisão tem algumas etapas sequenciadas, que inicia na identificação do problema e vai até a escolha de uma ação que trará a solução.

Geralmente, essas etapas estão definidas da seguinte forma: a percepção da situação que o problema está inserido; clareza do problema; elucidação do objetivo; definição das alternativas para solução do problema; avaliação e comparação das alternativas encontradas; escolha e implementação da alternativa escolhida.

Eu, como gestor estratégico, atuando em uma governança corporativa, tenho consciência de que uma das minhas responsabilidades é a de ter uma visão sistêmica, onde vejo a empresa como “um todo”. A visão sistêmica possibilita a vantagem de adaptação a qualquer circunstância. Saber posicionar-me diante de diversas situações, torna a minha gestão muito mais eficiente e eficaz.

Outra responsabilidade é ter um senso crítico aguçado. Essa característica auxilia na elaboração das perguntas certas, na hora certa. Tendo essa percepção, a possibilidade de tomar uma decisão assertiva é bem maior, visto que o senso crítico traz uma sensibilidade da situação, que é de suma importância na gestão empresarial.

Sei que também é de minha responsabilidade, ter e manter uma transparência dentro da organização. Ou seja, minha comunicação não deve se limitar apenas à prestação de contas do desempenho econômico-financeiro da empresa, mas deve contemplar todas as informações que sejam relevantes para existência da entidade, sejam informações sociais, informações referentes à sustentabilidade, podendo ser informações intangíveis, sempre expondo-as de maneira clara, franca e verdadeira.

Como integrante atuante na alta gestão, sou responsável por minha atuação desde meus atos e minhas omissões, ou seja, meu compromisso não é exclusivo com os stakeholders, mas sim com a organização.

Manter uma relação pautada na equidade, na ética e moral com todos acionistas e demais integrantes do convívio empresarial é algo indispensável em minha gestão.  Isso, com certeza, são as principais ferramentas que me ajudarão a cumprir com o meu objetivo maior, que é o de gerar VALOR à empresa, sempre observando o desenvolvimento econômico, o progresso social e a proteção ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com