TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.102 Palavras (13 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: GOVERNANÇA CORPORATIVA

Módulo:

Aluno: NICHOLAS MARSHAL

Turma: ONL021KG-POGFIRS12T4 -

Tarefa: Escolher uma sociedade empresária que esteja em um dos segmentos de listagem da B3, com o objetivo de analisar como a sua estrutura de governança pode melhor responder a crises como a da pandemia de Covid-19.

Contexto atual da sociedade indicada

A Ambev foi constituída em 14 de setembro de 1998 como Aditus Participações S.A(Aditus), uma sociedade de capital aberto, constituída seguindo as leis da Republica Federativa do Brasil.

Aprincipal atividade da empresa é o ramo de cervejas, onde ela é líder em 10 países dos 18 em que ela atua. Vejamos na imagem abaixo o campo de atuação da companhia;

[pic 3]

A Ambev tem em seu portfolio além de várias marcas de cervejas as quais veremos mais a frente, refrigerantes não alcoólicos e não carbonados, alguns sãomarca própria como o Guaraná Antarctica e Fusion, entre outros no Brasil em outros países em que opera através da parceria com a Pepsico. Hoje no Brasil a Ambev opera com 32 Cervejarias e 2 Maltarias. A Companhia hoje conta com um portfolio com mais de 30 marcas de bebidas produzidas e engarrafadas por ela, veja na imagem abaixo algumas das principais marcas do Grupo.

[pic 4]

A Companhia emprega hoje cerca de 35 mil pessoas no Brasil distribuídas em seus 106 centros de distribuição, sendo 100 de distribuição direta e 6 são de excelência.

Datas históricas para a Companhia;

1999 - No dia 02 de julho foi a anunciada a união da Companhia Antarctica Paulista e da Companhia de Bebidas das Américas, Compañia de Bebidas de Las Américas, American Beverage Company. Primeira multinacional brasileira, a Ambev torna-se a terceira maior indústria cervejeira e quinta maior produtora de bebidas do mundo.

2001 - Engarrafado e distribuído na Europa por intermédio da Pepsi, o Guaraná Antarctica chega a Lisboa.

2002 – A Companhia foi eleita pela revista Exame como a maior e melhor empresa do setor de bebidas do Brasil em 2001. O pentacampeonato mundial de futebol, Copa Coreia-Japão, tem o gosto do Guaraná Antarctica. O produto foi patrocinador oficial da Seleção Brasileira no torneio.

2004 - Na Bélgica, a Ambev se junta a Interbrew e forma a Inbev.

2005 - A Brahma se torna uma marca mundial e passa a ser vendida em diversos países.

2007 - A cerveja Quilmes chega ao Brasil como resultado da aliança entre a brasileira AmBev e a argentina Quinsa.

2009 - É lançada a Antarctica Sub Zero.

2010 - Chega ao mercado a Skol 360º.

2014 – A empresa incrementa em seu porfolio de marcas premium a Corona.

2016 – A Companhia passa a atuar no setor de sucos, adquirindo novas marcas.

Alem destas datas importantes para a companhia em 2020 a Ambev se reinventou, vejamos os destaques do ano;

[pic 5]

“No Chile e na Bolívia, registramos recorde de Market Share. Nossa receita líquida consolidada aumentou

4,7% em 2020, em decorrência de crescimentos no Brasil (7,3%), na LAS (+10,4%) e no Canadá (0,1%),

que compensaram uma redução na CAC (10,1%). No Brasil, apresentamos crescimento de volume de 4,2%,

combinado com aumento da receita líquida por hectolitro de 3,0%, assim como na LAS, onde nosso volume

cresceu 0,2%. Os números refletem o bom desempenho que tivemos em lançamentos como Brahma Duplo

Malte, uma cerveja cremosa e com um amargor bem delicado, criada com base no gosto dos consumidores.

Essa é, aliás, uma tendência da Companhia. Temos assumido uma postura mais ativa na escuta dos

consumidores. Em nosso portfólio de bebidas locais, que valoriza a cultura regional e gera renda para

pequenos produtores, demos mais um passo importante com as chegadas de Berrió do Piauí, Esmera de

Goiás e Chicha Taquiña, da Bolívia. Para os próximos anos, nossos projetos estão focados em criar novos

sabores e novas propostas de valor, com atenção para a saúde e bem-estar. Também queremos impulsionar

os serviços de conveniência para os consumidores e trazer mais inovações em serviços para nossos clientes.

Movidos por nossos colaboradores, que são a base e a força da companhia, queremos criar novas

4

perspectivas de futuro para continuarmos presentes nos momentos mais especiais dos consumidores,

compartilhando conquistas que ajudem a fazer do mundo um lugar melhor para se viver.”

Victorio Carlos De Marchi

CoPresidente e Conselheiro

Boas práticas de governança corporativa e obrigatoriedade de adoção dessas práticas por parte das sociedades empresárias

“De acordo com (Garcia, 2005). Governança corporativa pode ser definida como o conjunto de normas, leis,

regulamentos, públicos e privados, que organizam, direcionam e comandam as relações de uma empresa,

isto é, de seus controladores e administradores com aqueles que investem nessa respectiva empresa por

meio da compra de valores mobiliários.”

(MAZALLI, Rubens; ERCOLIN, Carlos Alberto, Governança Corporativa. Rio de Janeiro: FGV,2018. 135P.

Apostila do curso de Governança Corporativa – Fundação Getúlio Vargas.)

O relacionamento da Ambev com aqueles de investem em na empresa é pautado na transparência, atendento exigências e regulamentos em que se aplica as S.A com ações negociadas no Brasil e no Exterior.

A governança corporativa da companhia integra o conselho de Administração, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, para dar suporte a uma melhor tomada de decisão a companhia conta com o Comitê de Operações Finanças e Remuneração e o Comitê de Partes Relacionadas e Condutas Concorrenciais.

O Conselho de Administração tem como uma de suas principais funções a supervisão do Diretores da companhia, afinal são eles quem irão responder pelas pela nomeação de Diretores Executivos afim de garantir que tanto valores éticos e culturais da companhia sejam respeitados, praticados e que cheguem em todas as hieirarquias.

O Conselho de Administração supervisiona os diretores da Ambev. O Conselho de Administração é atualmente composto de onze membros efetivos e dois suplentes que determinam o direcionamento geral estratégico da Ambev. Os conselheiros são eleitos nas assembleias gerais para um mandato de três anos, sendo permitida a reeleição. A administração do dia-a-dia da Companhia fica a cargo de sua diretoria executiva, atualmente composta de onze diretores. Cabe ao Conselho de Administração nomear os diretores executivos, que permanecerão em seus cargos por três anos, sendo permitida a reeleição.

Para garantir maior independência e autonomia entre os principais órgãos de Governança, nenhum conselheiro exerce cargo executivo na Companhia, embora todos sejam acionistas. Os cargos de Co-Presidentes do Conselho de Administração e de Diretor Geral são separados, sendo ocupados por pessoas distintas. Visando aprimorar-se de forma constante, o Conselho avalia sua atuação e procedimentos internos continuamente. O Conselho de Administração e a Diretoria são avaliados anualmente com base em metas de resultado associadas ao desempenho da Companhia, sendo tal avaliação utilizada para verificação de seu direito à remuneração variável. (https://ri.ambev.com.br/governanca-corporativa/administracao/).

Vamos conhecer os membros do Conselho de Adminidtração da companhia;    

[pic 6]

Assim como o Conselho de Administração fiscaliza os Diretores da companhia, tem o Conselho Fiscal com a prerrogativa de fiscalizar a administração da companhia de modo independente, ele realiza análises das demonstrações contábeis e emite pareceres afim de dar mais transparência e credibilidade a situação econômica e financeira da organização, elevando o grau de confiabilidade dos acionistas e eventuais investidores, este desempenha outras atribuições dentro da organização conforme estipulado em seu estatuto social. Os mebros do Conselho Fiscal não acumulam cargo em nenhum outro conselho ou comitê dentro da organização, estes são eleitos em Assembleias Gerais dos acionistas e o mandato tem duração de um ano, com a possibilidade de ser reeleito. O acionista minoritário tem o direito de eleger um suplente e um membro do Conselho Fiscal conforme os termos da lei.

Seguindo as boas praticas de governaça corporativa, o Conselho Fiscal deverá ser composto por trem membros suplentes e três mebros efetivos, e assim a companhia faz, vamos conhecer os membros do Conselho Fiscal da Ambev ?

[pic 7]

A Ambev conta também na sua estrutura de governança corporativa com os comitês, estes dão suporte a tomada de decisões pelos conselhos, diretores e adminidtradores da companhia. Os dois principais comitês que dão suporte direto são: O Comitê de Operações, Finanças e Remuneração e também com o Comite de Partes Relacionadas e Condutas Concorrenciais.

A Diretoria Executiva da Ambev conta com um Diretor Executivo e mais onze diretores experientes e que está em média há 10 anos na companhia, com a responsabilidade de fazer a gestão dos negócios, apresentar propostas e planejamentos de curto e longo prazos ao Conselho de Administração. Agora vamos conhecer quem compõe a Diretoria Executiva da companhia?

[pic 8]

Impacto gerado na governança quando da presença da família no controle da companhia e como isso pode vir a ser trabalhado pela estrutura de governança na sociedade escolhida

As empresas familiares apresentam, apresentam vários fatores positivos quanto a sua administração, como a agilidade na tomada de decisão, flexibilidade nos processos internos, maior motivação e paixão por tocar o negocio de família. Apesar de da paixão pelo negocio, existe também vários limitação que colocam em risco a longevidade do negocio, como por exemplo uma maior dificuldade em se conseguir capital para o desenvolvimento da companhia, uma maior dificuldade em organizar oplano de sucessão, uma maior possibilidade de desperdiçar um profissional talentoso ou mais capacitado para gerir o negocio uma vez que nas organizações familiares dificilmente passaria o controle da organização para um funcionário sem vinculo familiar, com isso acarreta na falta de uma gestão profissional estratégica que possibilite que a empresa se reinvente e se mantenha competitiva no mercado, além de uma baixa governaça.

Varias empresas de controle familiar são vendidas ou acabam entrando em processo de falência devido á vários motivos, mas o mais comum é a práticas ruins de gestão, a falta de um plano de sucessão estruturado, entre outros, situações que podem ser evitados com boas práticas de governaça. A companhia estudada segue as boas práticas de governança corporativa, onde é gerida pelo Conselho de Administração e Diretoria Executiva, onde o conselho é composto em sua grande maioria por membros externos, isto é, conselheiros sem vinculo com a instituição, são eleitos por assembleia geral, onde o mandato tem duração de três anos. Estes ultilizam seu amplo conhecimento dos negócios da companhia para garantir que esta atinja seus objetivos de curto e longo prazo.

A companhia separa e define claramente funções, papeis e responsabilidades dentro de cada departamento, conforme podemos verificar em seu estatudo social e regimentos internos, onde são definidas as alçadas dos seus órgãos de governança. Nas empresas de constituição familiar, para minimizar ou solucionar os problemas de falta de governança fazendo com que as empresas vêm sobrevivendo de geração em geração com poucas ou nenhuma chance de competitividade e recursos onde os seus acionistas apesar de herdeiros não têm competências para tal e não querem perder o poder de decisão, podem optar pelo Conselho Consultivo, este não delibera, apenas dá suporte a tomada de decisão. A Ambev não se trata de uma organização familiar e todas as suas decisões devem passar pela diretoria juntamente com os comitês para que possam opinar e dar mais consistência a decisão da companhia, além de avaliar os riscos dando mais transparências e garantias aos acionistas, preservando seus interesses.

O Conselho de Administração avalia periodicamente os riscos da companhia tanto matérias com a eficácia dos sistemas de gerenciamento de riscos e controles internos, podendo assim certificar que todos os limites estabelecidos estão sendo respeitados. O controle de riscos financeiros fica por conta do Comitê de Finanças e Operações e Remuneração para o delineamento das diretrizes e de tolerância aos riscos.

A Ambev é excelência em gestão e geração de valor aos acionistas, e ainda garante uma atuação sustentável.

A Ambev aposta alto em seus colaboradores por que acredita que o seu maior patrimônio são seus colaboradores. Com mais de 50 mil colaboradores em 18 paises em que atua, a companhia possui gestão de treinamentos, assim como cursos internos e externos são realizados na Universidade Ambev, uma universidade criada para troca de experiencias entre as equipes e seus diversos níveis dentro da organização. Em 2020 a Universidade Ambev recebeu mais de R$ 22 Bilhões em investimentos, promoveu 74 programas mais de 700 cursos, além de 38 mil horas de treinamentos a seus colaboradores em módulos presenciais e online.

A Ambev incentiva os seus colaboradores a agirem como se fossem donos do negócio, pois assim acredita que buscaram melhores resultados e por consequencia recebem seus merecidos méritos. “trabalhamos juntos em busca de um sonho: ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor.” Para a construção desse sonho, a empresa trabalha com a ideia de ser uma empresa altamente sustentável, que vai além de gerar retorno econômico para seus acionistas, tem como grande objetivo gerar valores e bem estar para a sociedade e para o meio ambiente.

A atuação da companhia está equiparada em três pilares, Iniciativas ambientais continuas, politicas de consumo sustentável de seus produtos e co promisso permanente com as comunidades onde a companhia está inserida. Com essa base de atuação empresa se tornou uma das melhores para se trabalhar no Brasil.

Assim podemos entender que a companhia segue rigorosamente os principior de governança, equidade, transparência, prestação de contas (Accountabillity) e responsabilidade corporativa, dando assim mais segurança aos Stakeholders.

Preservação de interesses de pequenos investidores na sociedade empresária

“De acordo com o artigo 254-A da lei Nº 6.404/76, havendo a alienação, direta ou indireta, do controle da companhia, será assegurado aso acionistas minoritários o direito de vender suas ações no âmbito de oferta pública de aquisição de ações, por preço igual a 80% do valor pago aos acionistas controladores. Contudo não a restrições para que o adquirente ofereça valor superior aoestabelecido em lei, se assim o desejar.”

(https://ri.ambev.com.br/governanca-corporativa/estatuto-social/).

Ademais caberá aos administradores aprovar operações que ensejem mudança no controle na medida em que estas dependam da deliberação do Conselho de Administração; ou se originem de proposta da própria administração á Assembleia Geral. Nesse sentido, dependerão da manifestação e/ou aprovação do Conselho de Administração, conforme o caso, operações de mudança de controle que envolvam renegociação societária fusão, incorporação ou cisão envolvendo a companhia, emissão de ações de bônus de subscrição e debentures conversíveis em ações, estas últimas sempre conforme limite de capital autorizado, ou transação com partes relacionadas, neste último caso, após apreciação e recomendação pelo comit~e de Partes relacionadas e condutas concorrências.

Em se tratando de proposta da administração de reorganização societária fusão, incorporação ou cisão envolvendo a companhia, de modificação de capital social ou de emissão de debentures, o conselho fiscal da companhia também deverá opinar previamente á submissão de proposta em questão a assembleia geral.

Havendo o acionista controlador, a companhia deverá cumprir os artigos previstos em lei se houver a alienação de controle conforme descrito acima, possibilitando o aumento de oportunidades de negocio, e por consequencia, o valor da organização em longo prazo, o que beneficia os acionistas minoritários. Em se tratando de preservação dos acionistas minoritários, a companhia da o direito ao acionista minoritário de eleger um suplente e um membro do Conselho Fiscal conforme os termos da lei afim de dar mais segurança a esta classe.

Adicionalmente vale esclarecer que a companhia possui controle definido e suas ações tem liquidez no mercado, cenário que deixa difícil a ocorrência de uma OPA voluntária de suas ações. O controle da companhia irá depender, necessariamente de negociação direta com o principal acionista controlador da companhia, e ainda estará sujeito a regra do artigo 254-A da lei N° 6.404/76.

Auxílio apresentado pelo Conselho de Administração para a superação da crise

A pandemia de COVID-19 se espalhou pelo mundo no incio de 2020, e foi logo se instalando um cenário de incertezas e insegurança nas empresas. Vivemos um dos maiores desafio da história, sociedade civil, governos, instituições e empresas unindo forças e dando o melhor de si para enfrentar essa pandemia e minimizar os impactos causados. A ambev colocou com prioridade a segurança de seus funcionários, e para isso, eles reuniram toda a sua liderança e criaram um comitê para discutir e cordenar ações relacionadas a COVID-19 que realmente impactassem as pessoas. Um segundo questionamento surgiu, como ajudar a comunidade em um momento tão delicado quanto ao ecossistema? esta precisa de resoluções sociais inadiáveis. São contribuiçãoes que a companhia se preocupava pensando na reabertura do mercado, em como as pessoas poderiam retomar a sua vida social o quanto antes, em poder festejar as suas conquitas ou celebrar em ocasiões importantes. Uma terceira preocupação surgiu, com bares e restaurantes fechados e a situação financeira de pequenos e médios empreendedores cada dia ficando mais apertado, a Ambev acreditava que estes precisariam voltar as suas atividades o quanto antes e com uma boa saúde financeira, afim de garantir que seus funcionários também se mantenham empregados. Foi a partir desses questionamentos da companhia que ao longo de 2020, a Ambev praticou empatia, dedicou esforços, criatividade, competências e inovação afim de desenvolver ações impactantes da sociedade. Foi então que o seu time começou a criar soluções que trouxeram esperança e acalanto em um peiodo difícil com este. Diversas dessas ações foram finalizadas em tempo recorde, consumindo cerca de 150 milhoes de reais.

Nos 18 paises em que a empresa atua, não mede esforços junto com seus colaboradores para enfrentar esse momento de tubulencia. No inicio da Pandemia, transformaram o etanol que tinhas em suas cervejarias em milhões de unidades de álcool gel, onde foram distribuídos em 146 cidades, sendo que 3,3 milhoes foram distribuídos no Brasil, 2,1 milhoes de unidade doadas ao tribunal Superior Eleitoral (TSE) afim de garantir uma maior segurança nas eleições da época.

A Ambev procurou atender primeiramente as demandas da sociedade em relação a saúde e alimentação, além de fortalecer o ecossistema de restaurantes e bares, para que assim pudessem retornar as suas atividades sentindo um menor impacto financeiro, a Stella Artois e a Bohemia assumiram essa ideia e ajudaram mais de 15 mil estabelecimentos a serecuperarem da crise.

Mais do que lanças produtos, a Ambev acredita que estar presente na vida de seus colaboradores, fornecedores e consumidores em momentos difíceis é essencial.

Com a AMA, a Ambev levou 1,4 milhoes de litros de água para ascominidades, além de doar 2,5 milhoes de paes, 100 mil unidades de sabão em pedra, 20 mil kg de goma de tapioca, 100 leitos de hospital, 3 milhoes de mascaras de proteção, além e 3, milhões de unidades de álcool gel.

Embora a pandemia do COVID-19 tenha criado desafios significativos para os negócios, ela também acelerou as tendencias de consumo nas quais a Ambev tem investido, principalmente reforçando a necessidadede uma mentalidade inovadora e centrada no consumidor, e promovendo a transformação de negócios possibilitada pela tecnologia.A inovação tornou-se um dos principais pilares do negocio e linha de frente de estratégia comercial, e apesar de uma revisão detalhada das despesas discricionárias para garantir a liquidez da companhia,a pesquisa e o desenvolvimento são e continuam a ser vistos como fundamentais para a companhia continuar proporcionando inovações aos seus consumidores.

Referências bibliográficas

https://www.ambev.com.br/sobre/nossa-historia/

https://www.ambev.com.br/

https://ri.ambev.com.br/

https://ri.ambev.com.br/governanca-corporativa/administracao/ 

https://empreendedor.com.br/noticia/governanca-corporativa-em-empresas-familiares/ 

https://www.baressp.com.br/fornecedores/alimentos-e-bebidas/ambev 

Relato-Anual-e-ESG-Ambev-2020

https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/c8182463-4b7e-408c-9d0f-42797662435e/9a02c307-3d65-

0783- 1a45-e1e5af954450?origin=1

 

https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/c8182463-4b7e-408c-9d0f-42797662435e/a527c6ea-0015-

f956- 5da9-42eee87292b7?origin=1

https://www.b3.com.br/pt_br/

https://ri.ambev.com.br/governanca-corporativa/estatuto-social/

 

https://www.ibgc.org.br/conhecimento/governanca-corporativa

https://www.bess.com.br/blog/universidade-corporativa-ambev

 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (939.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com