TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Por:   •  15/4/2015  •  Seminário  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

2 DESENVOLVIMENTO

A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA

Setor industrial na atualidade: Há tempos as indústrias vêem conquistando seu espaço no Brasil, tornando-se um do elemento mais básico de uma determinada região. Trazendo com sigo sempre uma característica marcante, mudança, seja ela qual for tanto na economia como na cultura ou ate mesmo no espaço que ela ocupa e no impacto que ela causará no seu ambiente.

A contabilidade como ferramenta de geração de valor para as indústrias: A sobrevivência de uma empresa nos dias de hoje está relacionada á capacidade de antever cenários adversos ou favoráveis e realizar mudanças rápidas de rumo para se adaptar a nova realidade. Nessas circunstancias, a contabilidade, ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômicos e financeiros, ou seja, estuda o patrimônio de uma forma geral em uma entidade, é de fundamental importância como ferramenta de gestão, contribuindo para o conhecimento do negocio e auxilio quando na tomada de decisão. A contabilidade tem como por função ser a mais precisa das ferramentas para as gestões econômicas, financeira, administrativa, social e ambiental. O seu objetivo é o registro da movimentação, da geração e distribuição da riqueza dos seus usuários, além da interpretação, análise e geração de relatórios econômicos, financeiros e sociais.

Demonstrativos contábeis obrigatórios: Balanço patrimonial, demonstração do resultado e demonstração do fluxo de caixa são poucos das demonstrações obrigatórias. É o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente segundo a lei 6404/76 pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. A prestação anual de contas é composta pelo relatório da administração, as demonstrações contábeis e as notas explicativas que as acompanham o parecer dos auditores independentes e o conselho do parecer fiscal. As demonstrações contábeis são relatórios extraídos da contabilidade após o registro de todos os documentos que fizeram parte do sistema contábil de qualquer entidade em um determinado período. Essas demonstrações servirão para expressar a situação patrimonial da empresa, auxiliando assim os diversos usuários no processo de tomada de decisão. As demonstrações contábeis deverão obedecer aos critérios e formas expostos na Lei 6404/76, onde estão estabelecidas quais as demonstrações que deverão ser elaboradas pelas empresas, sejam de capital aberto ou não. A Lei 6404/76 estabelece que as empresas de capital aberto devam publicar as suas demonstrações contábeis ao final de cada exercício social (01/01/xx – 31/12).

CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS

Principais terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos e Industrial como base para o desenvolvimento dessas duas contabilidades: A contabilidade de custos é conceituada como responsável pelo controle, planejamento e classificação, alem da apropriação dos gastos, com a finalidade de calcular os valores de inventário auxiliando no estabelecimento do preço de venda e fornecendo subsídios para a gestão eficiente da empresa. A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter – se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo. Os Principais métodos de custeio são: custeio por absorção: que é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção (ou serviço) absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação. Custeio variável: é um tipo de custeio que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos. Custeio ABC: é um método de custeio que esta baseada nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Gestão econômica: é um modelo de mensuração de custos baseada em gestão por resultados econômicos. Contabilidade industrial: a contabilidade é uma ciência que trata dos fenômenos patrimoniais sob o prisma empresarial. Quando os estudos dos fenômenos são envolvidos aos patrimoniais das empresas industriais, costuma - se denominar tal particularidade de contabilidade industrial. Terminologias em termos industriais: Gasto – sacrifício financeiro com que a entidade arca para qualquer obtenção de um produto ou realização de um serviço, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos. Investimentos - gasto ativado em função da sua vida útil ou benefícios atribuíveis a futuros períodos. Custo – gasto relativo ao consumo de bem ou serviço no processo de produção de outros bens ou serviços. Despesa - Gasto relativo ao consumo de bem ou serviço que tem relação direta ou indireta com o processo de obtenção de receitas da entidade. Desembolso – pagamento resultante da aquisição do bem ou realização do serviço. Perda – bem consumido ou serviço prestado de forma anormal e involuntária. Desperdício - É o consumo intencional, que por alguma razão não foi direcionado à produção de um bem ou à prestação de um serviço. Encargos – ônus, em geral, determinado pela legislação. É o caso dos encargos sociais: trabalhistas e previdenciários. Outro exemplo: encargos financeiros sobre desconto de títulos.

Formação do preço de venda com base nos custos: As empresas precisam estar sintonizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com