TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade e do Mercado Financeiro para a Gestão Industrial

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.463 Palavras (14 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

ciências contábeis

carlos rhuan pereira costa

A Importância da Contabilidade e do Mercado Financeiro para a Gestão Industrial

[pic 3]

Juazeiro - BA

2015

A Importância da Contabilidade e do Mercado Financeiro para a Gestão Industrial

[pic 4]

Trabalho de contexto empresarial apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Gestão Empresarial.

Orientadores: Prof.ª(s)  do 5 Semestre.

Juazeiro

2015


SUMÁRIO

1. – INTRODUÇÃO        3

2. – A Contabilidade na atualidade e Indústria        4

2.1 Setor Industrial na atualidade          5

2.2 A Contabilidade como ferramenta de geração          5

2.3 Demonstrativos Contábeis Obrigatórios          6

3. – Contabilidade de Custos Industriais        6

3.1 Terminologias na Contabilidade de Custos e Industrial          7

3.2  Métodos de Formação de Preços          8

4. – O Mercado Financeiro        9

5. – A Importância da Gestão de Custos na Indústria        12

6. – CONCLUSÕES         15

BIBLIOGRAFIAS        16


  1.  INTRODUÇÃO

        

Partindo do princípio de que entre todos os ativos participantes da economia das nações existem as organizações empresariais, contribuindo para o crescimento das mesmas, e de que o dinamismo entre elas precisa da intervenção humana para que ocorra um melhor gerenciamento empresarial ligado às práticas de planejar, controlar, organizar e decidir a melhor forma para chegar ao seu principal objetivo, temos a contabilidade.

A contabilidade é uma ciência que trata dos fenômenos patrimoniais sob o prisma empresarial, estudando e controlando o patrimônio das entidades com a objetividade de gerar dados e informações que ajudam na tomada de decisões.  Quando esse estudo e controle estão relacionados com o patrimônio das empresas industriais compreende – se como com contabilidade industrial. Nesse trabalho vamos comentar e exemplificar os fatores envolvidos nesse ramo da contabilidade, demonstrando a sua importância que se diz respeito ao alcance do real objetivo que é o controle de custos industriais para a geração de lucros.

  1. A Contabilidade na atualidade e Indústria

2.1 Setor Industrial na atualidade

Há tempos, as indústrias vêm conquistando o seu espaço no Brasil, tornando-se um dos elementos mais básicos de uma determinada região. Trazendo consigo sempre uma característica marcante, a mudança, seja ela qual for, tanto na cultura como na economia ou até mesmo no espaço que ela ocupa e no impacto que ela causará em seu ambiente. A implantação de indústrias no Brasil ainda é nova comparada à de outros países, mas teve seus primeiros passos já no período colonial. Levou-se certo tempo, porém, para crescer satisfatoriamente no início do século XIX através de investimentos autônomos estimulados pelo período monárquico e principalmente para se solidificar e se estruturar a partir da década de 1930, com as medidas políticas dos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Hoje, o país é considerado um dos países subdesenvolvidos mais industrializados do mundo e ocupa o décimo quinto lugar no segmento em escala global.

Os esforços do passado criaram uma intensificação na indústria brasileira, que possui um enorme e variado parque industrial produzindo bens de consumo e até mesmo tecnologia de ponta. Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticaspetroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, sojatêxtil, de vestuário, metalúrgicamecânica, etc. No Brasil, as áreas de comércio, serviço público, profissionais liberais, educação, serviços bancários, de comunicação, de transporte e outras estão diretamente ligados à indústria. A indústria brasileira encontra-se fortemente no sudeste, especialmente no estado de São Paulo, apesar de atualmente muitas novas unidades industriais estarem se instalando nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Segundo Garrison e Noreen (2001), a Contabilidade Gerencial se preocupa com o fornecimento de informações aos administradores, ou seja, a indivíduos no interior de uma organização, que dirigem e controlam suas operações.

O referido ramo abordado por Garrison fornece os dados essenciais necessários para gerir uma organização. Os Contadores Gerenciais elaboram uma série de relatórios. Alguns deles dão ênfase ao desempenho de Administradores ou unidades de negócios, comparando resultados efetivos a planos e padrões. Alguns outros relatórios fornecem informações oportunas e frequentes a respeito de indicadores fundamentais, tais como número de pedidos recebidos, número de pedidos a atender, utilização de capacidade produtiva e vendas. Outros relatórios ainda são preparados na medida da necessidade e com o fim de estudar problemas específicos, tal como uma queda da rentabilidade de uma linha de produtos; outros ainda analisam o andamento de uma situação ou oportunidade de negócio. Como se preocupa com as atividades dos Administradores, qualquer estudo da Contabilidade Gerencial deve ser precedido por alguma discussão do que fazem os Administradores, das informações por eles demandadas e do ambiente empresarial em termos gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (942.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com