TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade e do Mercado Financeiro para a Gestão Industrial

Por:   •  3/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Entre os agentes econômicos, ativos participantes da economia das nações, temos as organizações empresariais, que contribuem com sua manutenção e crescimento. Entende-se que este dinamismo não ocorre isoladamente, sendo necessária a intervenção humana para o gerenciamento das ações dessas organizações. Temos aí a chamada gestão empresarial que, amparada em técnicas de gestão, pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela organização em direção ao alcance de seus objetivos. Inserida nesse contexto temos a Contabilidade, vista como a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades organizacionais, que nesse caderno mostra-se da forma mais aplicada possível, ou seja, como fonte geradora de dados e informações úteis que subsidiam a gestão organizacional em seus processos de tomada de decisão.

Este Trabalho demonstrará a importância da Contabilidade de Custo, Industrial e Gerencial, especialmente nas Indústrias, ajudando na tomada de decisão, evidenciando a importância dos custos de uma produção industrial para que seja possível ter um controle mais restrito de toda a demanda que a indústria precisará para alcançar seus objetivos finais.

2 A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDUSTRIA

A Contabilidade atualmente sofre grandes mudanças, apresentando sua forma praticada internacionalmente. Estas mudanças pretendem demonstrar melhor os fatos que envolvem o ramo industrial, assim sendo, a mesma é reconhecida como ferramenta fundamental para a administração. Através da contabilidade consegue-se oferecer suporte para a tomada de decisão pelos gestores industriais e demais usuários.

Na atualidade a contabilidade conta com tecnologias que à ajudam, como exemplo temos a informatização, que torna as demonstrações e lançamentos contábeis de forma rápida, trazendo um retorno em tempo real ao seus usuários, e desta forma torna-se uma ferramenta eficaz na forma de transmitir as informações necessárias para as decisões necessárias do gestor empresarial.

2.1.1 Setor Industrial na Atualidade

A economia no setor industrial expandiu no Brasil, assim sendo, este setor buscou formas atuais e diferentes para gerenciamento de custos de produção de bens e serviços ofertada. Desta forma, a preocupação de todo gestor empresarial é controlar toda movimentação necessária para a execução de sua produção. De tal modo as indústrias vêm contando com instrumentos que sejam capazes de dar essas informações em tempo hábil, dando ênfase a Contabilidade Industrial que tem por objetivo envolver a contabilidade de custos, que irá mostrar os gastos da produção de bens.

A contabilidade de custos na indústria tem como objetivo controlar os gastos envolvidos na produção industrial, dando informações necessárias para a tomada de decisão.

2.1.2 A Contabilidade como ferramenta de geração de valor para as Indústrias.

A contabilidade pode ser considerada um sistema de gestão indispensável em uma empresa, isto porque a mesma é alimentada diariamente por transações realizadas. Alguns empresários veem a contabilidade como uma obrigatoriedade, não percebendo que a mesma é uma ferramenta gerencial essencial para a indústria. Assim sendo, deve ser objetivo do contador demonstrar que a contabilidade financeira é um instrumento que pode trazer melhores resultados para a empresa quando usada. Além disso ela auxilia em processos decisórios, investimentos, custos, informações estratégicas para a tomada de decisões seguras e proativas.

Através da contabilidade de custos pode-se demonstrar passo a passo todos os custos de uma produção. Podendo através de suas análises discorrerem sobre as formas de criação de valor que pode ser realizada pela adoção de práticas racionais, ao fazer uso das ferramentas contábeis, as quais possibilitam a mensuração de toda movimentação financeira, compreendendo todas as etapas de planejamento de produção a etapa final que são os clientes finais.

2.1.3 Demonstrativos Contábeis Obrigatórios

As demonstrações contábeis de uma empresa têm como objetivo refletir sua situação financeira. Segundo Marion (2008) os demonstrativos contábeis obrigatórios são:

a. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), exceto as companhias fechadas, com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais);

b. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);

c. Demonstração do Valor Adicionado (DVA), de elaboração obrigatória somente pelas companhias abertas;

d. Demonstração do Resultado Abrangente (DRA); e

e. Notas Explicativas (NE's) e outros quadros analíticos necessários para esclarecimento da situação patrimonial e do resultado do exercício

f. Balanço Patrimonial (BP);

g. Demonstração do Resultado do Período de Apuração; e

h. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS

A contabilidade de custos se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, assim como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.

A contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.

2.2.1 Principais terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos e Industrial como base para o desenvolvimento dessas duas contabilidades

A contabilidade de custos fornece informações para a contabilidade gerencial e financeira. Este ramo da contabilidade mede e relata informações financeiras e não financeiras relacionadas ao custo de aquisição ou a utilização de recursos em uma instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com