TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.773 Palavras (12 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 12

Racunho de portifolio

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO Error: Reference source not found

2 DESENVOLVIMENTO Error: Reference source not found
2.1 A Contabilidade na atualidade e a Indústria Error: Reference source not found
2.1.1 Contabilidade de custos Industriais Error: Reference source not found
2.1.1.1 O Mercado Financeiro Error: Reference source not found
2.1.1.1.1 A Importância da Gestão de Custos na Indústria Error: Reference source not found

3 CONCLUSÃO Error: Reference source not found


REFERNCIAS Error: Reference source not found






1. INTRODUÇÃO

Este trabalho possui o objetivo de elucidar o fato da existência da contabilidade e do Mercado Financeiro para a Gestão Industrial, e mostrar a importância do contador estar sempre atualizado com as inovações do mercado, seja na área contábil, legislativa ou trabalhista com o constante aperfeiçoamento. 



2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A Contabilidade na atualidade e a Indústria

A Contabilidade atual está em processo de transformação e adequação ás novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: a tributação e sua burocracia em nosso país.
Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte a nossos próprios país agora se estende a todo o mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente podem fazer a diferença.
a. Setor Industrial da atualidade: 
A economia do setor industrial doBrasil se expandiu, com o crescimento mais forte da produção e os ganhos renovados no volume de novos trabalhos. “A atividade econômica no setor industrial se expandiu, com as empresas indicando aceleração do crescimento da produção e o primeiro aumento mensal de novas encomendas em seis meses. As empresas do setor também reportaram menor pressão sobre preços – tanto do lado dos insumos quanto dos preços cobrados”, afirmou o economista-chefe do HSBC, André Lóes.
Os dados do setor mostraram os bens de consumo como o subsetor de melhor desempenho em dezembro, com as taxas de crescimento tanto da produção quanto do volume de novos pedidos ultrapassando as observadas pelas empresas produtoras de bens intermediários. Em comparação, a produção de bens de capital caiu, devido à queda continuada na entrada de novos trabalhos.
Foi registrado um crescimento de produção na economia industrial brasileira pelo quarto mês consecutivo em dezembro. Embora mais rápida do que em novembro, a taxa de crescimento permaneceu lenta e mais fraca do que a média para as séries. Os entrevistados que indicaram um volume de produção mais alto citaram, em grande parte, a obtenção de novos contratos como a razão para o aumento.

b. A Contabilidade como ferramenta de geração de valor para as indústria: 
A contabilidade, por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa, pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão. Nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida por lei. Por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que acontabilidade financeira pode se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório. Buscando um diferencial competitivo é crescente o número de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa.
c. Demonstrativo Contábeis Obrigatórios:
As demonstrações contábeis são os meios pelos quais as empresas e as demais entidades informam à sociedade as condições de seu patrimônio. A legislação societária exige que as sociedades anônimas publiquem suas demonstrações em jornais de grande circulação, já as sociedades constituídas sob outros tipos societários necessitam apenas manter as demonstrações publicadas no Livro Diário e, quando solicitado, enviar cópias a bancos, fornecedores, outros parceiros comerciais e investidores. A obrigatoriedade de elaboração das demonstrações contábeis, a nosso ver, ultrapassa o âmbito legal e passa a ser uma necessidade para que a entidade possa suprir as informações exigidas pelo mercado no qual atua. Quanto mais completas, claras e transparentes forem as informações divulgadas, maior será a credibilidade do mercado e da sociedade de maneira geral atribuída às operações da empresa. Quando falam os de sociedade em geral, sabemos que dificilmente o cidadão comum irá fazer uma leitura detalhada de uma demonstração contábil. Todavia, há formadores de opinião que analisam as demonstrações contábeis das empresas e passam suas considerações aos demais setores da sociedade. Portanto, mesmo que de forma indireta, a sociedadecivil recebe algum tipo de informação sobre as empresas.


2.1.1 Contabilidade de Custo Industriais 
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
A contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.
a. Principais terminologias utilizadas na Contabilidade de Custo e Industrial como base para o desenvolvimento dessas duas contabilidades:
Inicialmente vamos conceituar a Contabilidade de Custos, como responsável pelo controle, planejamento e classificação, além da apropriação dos gastos, com a finalidade de calcular os valores de inventário, auxiliando no estabelecimento do preço de venda e fornecendo subsídios para a gestão eficiente da empresa. CUSTO: é um gasto que se faz a fim de obter um rendimento. Ao estabelecer um preço, para seu produto ou serviço, deve-se saber qual é o seu custo total e o custo por unidade. É preciso também estar familiarizado com vários conceitos de custos, que são úteis na determinação da receita e natomada de decisões. GASTO: com mão de obra, aquisição de mercadoria para revenda, gastos com aquisição de máquinas e equipamentos. DESEMBOLSO: Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer junto com gasto (à vista) ou depois deste (a prazo). Os Gastos podem ser classificados em: investimentos, Custos ou despesas. INVESTIMENTO: Gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros. Exemplo: Aquisição de móveis e utensílios, Aquisição de imóveis Aquisição de marcas patente, Aquisição de material de escritórios, Aquisição de máquinas e equipamentos. DESPESAS: Gasto com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas. Exemplos: Salários e encargos sociais do pessoal de vendas, Energia elétrica do escritório, Gastos com combustíveis e refeições do pessoal de vendas, Telefone do escritório etc. PERDAS: É um gasto não intencional decorrente de fatores externos ou da atividade produtiva normal da empresa. No 1º caso, são considerados da mesma natureza que as despesas e são lançados diretamente contra o resultado do período. No 2º caso, as perdas normais de matérias-primas na produção industrial, integram o custo da produção do período.
b. Formação do Preço de Venda com base nos custos
Preço é o que tem de mais importante, quando se avalia a permanência de uma empresa no mercado. A formação de preços representa uma das mais importantes e nobres atividades empresariais. A definição equivocada do preço pode arruinar um negócio. Embora discussões e dúvidas permaneçam sobre ofato de ser arte ou ciência, existe a certeza de que, sob a Óptica da empresa, o preço deve ser superior aos custos plenos incorridos, aí incluindo os tributos. Da diferença entre os preços e os custos plenos e impostos nascem o conceito de lucro e a manutenção das atividades empresariais. Porém, sob o ponto de vista do consumidor, o preço praticado deve ser inferior ao valor percebido por quem compra o produto ou serviço. A decisão de comprar baseia-se na obtenção de benefícios extras – diferença existente entre o valor percebido e o preço praticado.
c. Formação do Preço de venda com base no mercado
Atualmente, um dos objetivos organizacionais que preocupam a empresa tem sido pôr em prática uma adequada política de formação de preços, de maneira a garantir a sua manutenção no mercado. Ao se procurar formar o preço de venda é preciso observar a base escolhida para essa formação, a partir do Custo, ou a partir do Mercado. Escolhido o custo do produto como base para formação do preço de venda, pressupõe-se que o mercado está disposto a absorver os preços de venda determinados pela empresa. Para se formar o preço de venda a partir do custo é utilizada uma metodologia desenvolvida já há algumas décadas, que vem constantemente sofrendo adaptações. Essa metodologia baseia-se na utilização de um índice – multiplicador ou divisor – aplicado sobre o custo do produto, mercadoria ou serviço para se atingir o preço de venda, esse índice é denominado de Mark-up
2.1.1.1 O Mercado Financeiro
Na economia, o mercado financeiro é um mecanismo que permite a compra e venda (comércio) de valores mobiliários (porexemplo ações e obrigações), mercadorias (como pedras preciosas ou produtos agrícolas), câmbio e outros bens. Existem mercados gerais, onde muitos produtos são comercializados, e mercados especializados, onde apenas uma mercadoria é negociada. Os mercados funcionam colocando muitos compradores e vendedores interessados num "lugar", tornando assim mais fácil se encontrarem uns aos outros

a. O gestor industrial deve analisar a atuação do mercado financeiro no seu negócio? O que exatamente deve ser analisado
  O Gesto tem que ter a capacidade de avaliar a rentabilidade das empresas, tendo em vista, em função das condições atuais e futuras do mercado financeiro, verificar se os capitais investidos são remunerados e reembolsados de modo a que as receitas superem as despesas de investimento e de funcionamento. De forma a alcançar a sobrevivência e desenvolvimento pretendido pela empresa, a avaliação e interpretação da situação económico financeira de uma empresa centra-se nas seguintes questões fundamentais: Equilíbrio financeiro, rentabilidade dos capitais, crescimento, risco, valor criado pela gestão.
O recurso à análise financeira é extremamente importante para as diversas partes interessadas numa boa gestão empresarial, sendo que essas partes interessadas são gestores, credores, trabalhadores e as respectivas organizações, Estado, investidores e clientes. Cada grupo ou indivíduo tem diferentes interesses, por isso fazem a análise financeira mais adequada aos objetivos pretendidos. Apesar desses objetivos poderem ser diferentes, as técnicas utilizadas baseiam-se, fundamentalmente, no mesmo conjunto de informaçõeseconômico-financeiras; balanço patrimonial, demonstração de resultados líquidos, demonstração dos fluxos de caixa.
b. Como uma indústria pode aplicar os recursos excedente (lucro)?
O principal objetivo de qualquer empresa privada é a obtenção de lucros para os seus proprietários, mediante a produção de bens e serviços para venda no mercado. Para que tal meta possa ser alcançada, a empresa adquire os fatores de produção e com eles produz venda. A parte essencial da administração financeira é a formulação de uma estratégia empresarial para se determinar a utilização mais eficiente dos recursos, disponíveis a qualquer momento, bem como selecionar as fontes mais adequadas de fundos adicionais, que eventualmente possam tornar-se necessários
O conjunto de responsabilidades do administrador financeiro reúne cinco funções principais:
Análise financeira em profundidade dos registros e demonstrativos contábeis.
Estimativa do movimento (entrada e saída) de caixa, para o trimestre ou ano seguintes, com o objetivo de determinar o provável grau de liquidez da empresa.
Escolha do investimento mais interessante, de retorno rápido, para os excedentes de caixa ou quase moeda da empresa.
Fornecimento à alta administração de informações relativas às condições financeiras atuais e futuras da firma, como base para a tomada de decisões sobre operações de compra, comercialização e fixação de preços.
Por último e como função mais importante, a elaboração de planos financeiros detalhados para a obtenção (fontes) e utilização (aplicações) de fundos pela firma, tanto a longo quanto a curto prazo. O administrador financeiro é responsávelpela avaliação do custo provável dos recursos, comparado com o lucro previsto na aplicação desses fundos em diferentes unidades operacionais.

c. Cite dois exemplos de capital de terceiros comentando sobre eles.
O crescimento vindo do capital terceiros é atingido de diversas formas. Até mesmo, o empréstimo bancário, por exemplo, é considerado capital de terceiros, pois basicamente são recursos externos. Mas, como sabemos, em nosso país os juros para financiamento são altíssimos e para pequenas e médias empresas, além de possuírem algumas exigências que são impossíveis de serem cumpridas para muitos empreendedores. Por conta dessas condições, muitos empreendedores estão optando por outro tipo de capital terceiros. Dentre esse outro tipo de capital terceiros, estão inseridas as agências de fomento, investidores internacionais e etc. Há também outro tipo de investimento de terceiros chamado investidores anjo, que são pessoas físicas que apostam em sua ideia, ajudam e monitoram seu crescimento.
Os fundos de investimentos normalmente fazem o crescimento de uma empresa ser mais acessível e rápido, pois têm mais recursos e estrutura, além de fazer com que a sua empresa abra portas para novas oportunidades.


2.1.1.1.1 A Importância da Gestão de Custo na Indústria 
Com a atual competitividade no mundo dos negócios, as empresas precisam continuamente aprimorar suas práticas de gestão. Os sistemas de custos devem proporcionar exata mensuração do valor agregado ao longo de toda a cadeia produtiva, como base para a tomada de decisões estratégicas e operacionais. Nesse sentido, é fundamental a correta compreensãodos princípios e métodos de custeio e de sua aplicabilidade ao cotidiano empresarial.

a. Escreva sobre a análise da margem de contribuição e ponto de equilíbrio na contabilidade
Em economia, particularmente nos estudos referentes a contabilidade de custos, o ponto de equilíbrio econômico é o momento quando as receitas se igualam aos custos e despesas. É, portanto, o momento em que um produto deixa de custar e passa a dar lucro. 
A ele adicionam-se os custos fixos e todos os custos de oportunidade, como por exemplo os referentes ao uso do capital próprio, ao possível aluguel das edificações (caso a empresa seja proprietária) perda de salários, etc. Diferentemente do Ponto de Equilíbrio Contábil, o PE visa a obtenção de lucro que pode ser estipulado pelo empresário
Em economia, principalmente em contabilidade de custos, o ponto de equilíbrio financeiro é o momento quando despesas e receitas se igualam.1 Verifica-se o equilíbrio financeiro de uma organização, quando seus custos e despesas comparam-se com sua receita. Isto é, o ponto de equilíbrio financeiro, que pode ser verificado financeiramente e/ou em quantidade de vendas ou prestação de serviços, é o ponto inicial de seu superávit. É exatamente ao alcançar o ponto de equilíbrio que a organização começa a gerar resultados positivos em sua operação fim. O ponto de equilíbrio pode ser verificado a partir da projeção/ orçamento das premissas financeiras, isto é, receita bruta, preço médio de venda, custo variável unitário e custos fixos.
O ponto de equilíbrio é uma das informações mais importantes de toda a empresa, e seu valor deve ser cuidadosamentecalculado no máximo a cada três meses.

b. Discorra sobre o quanto a Gestão de Custo, quando bem aplicada, pode interferir nas decisões de preço, rentabilidade do produto e gerenciamento de seu custo.
É preciso ter consciência e disciplina para obter os dados sobre o total gasto e em que está gastando, de maneira detalhada. Para conhecer os custos de uma empresa é necessário:    Consciência e disciplina: consciência de que é preciso saber quanto se gasta e em que se gasta; e disciplina de sempre procurar saber utilizar as informações para conhecer os custos é mais importante do que simplesmente registrar os valores gastos. Entender essas informações obtidas nos controles é tudo que é preciso para tomar decisões e ter domínio dos custos. Os empresários precisam saber como chegar ao valor do custo total das atividades de uma pequena empresa comercial. No comércio, comprar, estocar e vender são as principais atividades, e os gastos que ocorrem são entendidos como sendo os custos totais da empresa. Assim a Gestão de custo quando bem aplicada o gestor saberá tomar decisões no preço, rentabilidade de cada produto e gerenciar seus custo.




3. CONCLUSÃO 
Conforme os objetivos estabelecidos, conclui-se que o trabalho possibilitou o conhecimento da Contabilidade na atualidade e suas Demonstração contábeis no Mercado Financeiro além de proporcionar benefícios relevantes na Gestão de Custo, respeitando o nível de serviço ao consumidor sem altos níveis de estoques ou elevados custos de manutenção. A geração de informações atualizadas sobre quanto e quando é necessário o suprimento de recursos materiais, bem comoo conhecimento dos custos de aquisição e manutenção dos estoques para atender as necessidades de consumo do fluxo produtivo são vistos como principais resultados do estudo. Comenta-se que tal benefício também pode ser visto como facilitador de uma possível sistematização e padronização da Gestão de Estoques na empresa. Pode-se destacar também a redução de custos de gestão de estoques, melhorias no sistema de compras, melhorias no sistema de gestão de estoques e nível de atendimento ao cliente, bem como aumento da competitividade empresarial, como consequência da exposição de dados sólidos, vitais para qualquer empresa que deseja lançar-se competitiva no mercado atual. 



REFERÊNCIAS E FONTES




http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/01/atividade-industrial-brasileira-volta-a-crescer-em-dezembro
www.administradores.com.br/.../a-contabilidade...ferramenta

http://www.manualdocontador.com.br/uploads/95Demonstracoes_Contabeis_Obrigatorias_site_manual_do_contador.pdf
http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Terminologias%20de%20Custos_M6_AR.pdf
http://www2.cetiqt.senai.br/ead/redige/index.php/redige/article/.../156/225
anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/download/3037/3037
htttp://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_financeiro

http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/15883/material/12-%20CAPITAIS%20PR%C3%93PRIOS%20E%20DE%20TERCEIROS.pdf
http://intoo.com.br/blog/capital-terceiros-como-crescer/
www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/305.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_equil%C3%ADbrio_econ%C3%B4mico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com