TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO

FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Xique-Xique

2015

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO

FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Interdisciplinar Individual. Tema: Gestão Industrial.

4ª e 5ª Semestres

Xique-Xique

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 A Contabilidade na atualidade e a Indústria..........................................................4

2.2 Contabilidade de Custos Industriais......................................................................5

2.3 O Mercado Financeiro...........................................................................................8

2.4 A Importância da Gestão de Custos na Indústria..................................................9

CONCLUSÃO............................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................12

INTRODUÇÃO

A informação sempre foi um dos itens mais valiosos na tomada de decisão. Numa primeira estância toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzida, metas a serem atingidas e público-alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomar as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.

A contabilidade, necessariamente, produz toda a informação que permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, principalmente no setor industrial.

Com este estudo demonstra a importância da contabilidade e o mercado financeiro para o processo de gestão industrial, as informações contábeis e são as principais funções operacionais e administrativas para ter um controle mais restrito de toda a demanda que a indústria precisará para alcançar seus objetivos finais.

Ribeiro (2007), diz que o que torna a Contabilidade de Custos diferente dos demais ramos da Contabilidade são os procedimentos praticados na área de produção da empresa industrial, os quais exigem a aplicação de critérios específicos para se apurar o Custo de Fabricação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA

Atualmente com esses grandes avanços tecnológicos e a exigência por produtos e serviços com qualidade, a custos menores, aumentou a competitividade entre as indústrias, e a contabilidade teve que se adaptar a essas mudanças, e isso, exigiu dos profissionais contábeis uma magnificência tecnológica e um conhecimento mais profundo em gestão, para poder levar aos gestores, através das demonstrações e dos lançamentos contábeis, as informações de forma mais rápida e eficiente nas tomadas de decisões, principalmente no setor industrial, onde todo o procedimento de transformar matéria prima para chegar ao produto final, envolver algumas funções supletivas, como: técnica, mercantil, financeira, econômica e social.

Tudo isso, faz com que a contabilidade seja reconhecida internacionalmente como uma ferramenta ativa que conduz informações indispensáveis e sucintas para as tomadas de decisões dos gestores.

2.1.1 Setor Industrial na atualidade.

Com a crise financeira mundial afetando a produção industrial, as Indústrias têm buscado meios de investimentos objetivando obtenção de possíveis ganhos adicionais e de controlar e gerenciar seus de custos de produção, para sobreviver neste vultoso mercado competitivo. Atualmente as indústrias sobreviventes, têm contado com todos esses avanços tecnológicos no processo de transformação da matéria prima e das preciosas informações fornecidas pela Contabilidade Industrial. Com essa parceria, a gestão de uma industrial sai da posição convencional de medição do lucro e rentabilidade para a gestão voltada à concepção de riquezas.

2.1.2 A Contabilidade como ferramenta de geração de valor para as Indústrias.

A contabilidade, principalmente no setor industrial, é uma ferramenta imprescindível ao departamento de produção, pois através de informações precisas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com