TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Por:   •  28/9/2015  •  Seminário  •  6.719 Palavras (27 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA        

2.1 SETOR INDUSTRIAL NA ATUALIDADE        

2.2 A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS INDÚSTRIAS        5

2.3 DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS        6

3 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS        9

3.1 PRINCIPAIS TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS E INDUSTRIAL COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS DUAS CONTABILIDADES        9

3.2 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE NOS CUSTOS        10

3.3 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE NO MERCADO        12

4. O MERCADO FINANCEIRO        14

4.1 O GESTOR INDUSTRIAL DEVE ANALISAR A ATUAÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO NO SEU NEGÓCIO? O QUE EXATAMENTE DEVE SER ANALISADO?.............................................................................................................14

4.2 COMO UMA INDÚSTRIA PODE APLICAR OS RECURSOS EXCEDENTES (LUCROS)................................................................................................................. 15

4.3 CITE DOIS EXEMPLOS DE CAPITAL DE TERCEIROS COMENTANDO SOBRE ELES.......................................................................................................................... 16

5. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA        17

5.1 ESCREVA SOBRE A ANÁLISE DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E PONTO DE EQUILÍBRIO NA CONTABILIDADE........................................................................... 17

5.2 DISCORRA SOBRE O QUANTO A GESTÃO DE CUSTOS, QUANDO BEM APLICADA, PODE INTERFERIR NAS DECISÕES DE PREÇO, RENTABILIDADE DO PRODUTO E GERENCIAMENTO DE SEU CUSTO................................................. 20

6 CONCLUSÃO        22

REFERÊNCIAS        23



  1. INTRODUÇÃO

As constantes mudanças no cenário econômico mundial, vêm desafiando as organizações a adequar suas práticas de gestão à nova realidade de mercado. Tais mudanças estão ocorrendo no campo tecnológico, político, social, ambiental, econômico, financeiro, entre tantos outros, o que exige das empresas, meios confiáveis de obter informações indispensáveis ao seu sucesso. Informações adequadas e em tempo hábil para subsidiá-las no processo de tomada de decisão.

Desta forma, a Contabilidade apresenta-se como instrumento de gestão, fornecendo as informações necessárias e auxiliando nos processos de concorrência, necessidades de aperfeiçoamento das novas tecnologias, globalização dos mercados, se tornando assim indispensável para o sucesso das empresas.

A contabilidade, por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa, pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão. Nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida por lei.

Por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade pode se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório. Buscando um diferencial competitivo. É crescente o número de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa.

O desenvolvimento deste trabalho visa demonstrar a importância da Contabilidade e do mercado financeiro para a Gestão Industrial. Não houve intenção em esgotar o tema que é bastante polêmico e fruto de diversos assuntos acadêmicos e profissionais. O trabalho foi baseado em bibliografias sobre o assunto, pesquisas na internet e conteúdos apresentados em aula.


  1. a contabilidade na atualidade e a indústria

A Contabilidade, certamente, é uma das áreas que se encontra em constante mudança, motivada pelo crescimento econômico e a globalização. A contabilidade está se adequando ao desenvolvimento da sociedade e buscando formas de se atender a necessidade de geração e informações úteis à tomada de decisões. Atualmente, está em transformação, deixando de ser apenas uma forma de controle burocrático da empresa para se tornar um importante parceiro da entidade, trazendo importantes informações para a tomada de decisões.

Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte a nosso próprio país agora se estende a todo mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente podem fazer a diferença.

É de suma importância que o contador tem de buscar e formar as informações, e ser um conhecedor completo do mercado globalizado. O conhecimento passa a ser a resposta para o sucesso ou fracasso do profissional. Ele fica responsável por conhecer não apenas seu cliente, mas seus concorrentes, fornecedores e o mercado globalizado.

Uma contabilidade eficaz pode ser a chave do sucesso ou se ineficaz, o fracasso de um negócio. Por isso a contabilidade apoia as necessidades normais dos negócios, empresas procuram profissionais para consultoria e assistência em vários assuntos, sendo que os principais interesses atualmente, são a redução dos custos e alcançar a qualidade conseguindo com isso bons lucros. O conhecimento hoje não é um recurso, mas sim o Recurso.

A Contabilidade Industrial é a aplicação dos princípios da Contabilidade Geral para o registro e o controle patrimonial das empresas industriais. Sua particularidade é a contabilização dos custos, sendo a única diferença em relação à Contabilidade Comercial. Na verdade, a empresa industrial utiliza-se tanto da Contabilidade Comercial como da de Custos, resultando, na Contabilidade Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com