TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise das disciplinas que estão sendo estudadas, mostrando a importância da contabilidade custos nas organizações. E também aprimorar o aprendizado para uma melhor compreensão da importância da contabilidade e do mercado financeiro para a gestão industrial.

Com a grande competitividade no mercado, não é fácil nos dias atuais administrar uma empresa, por isso exige muita responsabilidade dos gestores para controlar as finanças da mesma.

Portanto, uma tomada de decisão feita corretamente se faz necessário, pois, para tornar eficaz uma gestão, é fundamental considerar os recursos e riscos financeiros, assim o sucesso nos negócios será garantido.

Diante deste cenário, veremos a seguir o estudo das disciplinas abordando seus conceitos, para aperfeiçoar o conhecimento.

2 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA

A contabilidade sempre fez parte da vida das pessoas, mesmo de maneira arcaica, mas com o tempo houve mudanças, assim passou passando a ter um controle mais moderno.

A contabilidade é uma ferramenta de suma importância para as tomadas de decisões pelos gestores, no qual se torna um instrumento fundamental para se administrar as organizações.

Com as análises registradas pela contabilidade diariamente é possível obter informações essenciais para se reconhecer futuros lucros ou prejuízos.

2.1 SETOR INDUSTRIAL NA ATUALIDADE

Atualmente o setor industrial vive em um mercado com enormes desafios, principalmente na renovação de sua estrutura produtiva e na preparação para enormes níveis de competitividade. Sobreviver neste âmbito de constantes mudanças exige acima de tudo capacidade de mudar.

A administração das indústrias não está sendo bem planejadas, pois ainda há muitas perdas e desperdícios, ocasionando baixa lucratividade. Por isso a necessidade de uma boa contabilidade de custos, pois só assim os custos e as perdas serão minimizados.

Mas mesmo com tantas informações obtidas, se não estiver atualizado, será difícil crescer, pois o setor industrial vive em constante desenvolvimento, e ainda há muito que se evoluir com a globalização, cabe os mesmos se atualizarem diante das mudanças tecnológicas.

2.2 A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS INDÚSTRIAS

Diante da necessidade de conhecer todos os reais custos, como mão de obra, despesas e demais custos, a contabilidade desenvolveu ferramentas para calcular o custo do produto produzido, no qual surgiu a contabilidade de custos e industrial, com o objetivo de demonstrar passo a passo todos os custos da produção.

A contabilidade de custos tornou-se uma ferramenta essencial nas decisões das indústrias. A informação que a mesma apresenta através de relatórios contábeis, proporciona através das análises, valores médios que colaboram para a obtenção de resultados com ganhos futuros.

Assim afirma Horngren, Datar e Foster (2004, p. 1):

A moderna contabilidade de custos é mais do que números, muito mais. Trata-se de um fator essencial no processo gerencial de tomada de decisão. A contabilidade de custos tem papel fundamental: desde fornecer informações para o planejamento de novos produtos até a avaliar o sucesso da mais recente campanha de marketing.

No entanto, as maiorias das indústrias ainda não utilizam a contabilidade de custos como ferramenta de informações contábeis, deixando de tomar decisões cabíveis para o controle de custos, investimentos e planejamento.

Portanto, torna-se cada vez mais importante um bom profissional contador dentro das organizações, pois ele irá procurar instrumentos necessários, extraindo delas informações relevantes para mostrar a realidade financeira que vive a empresa.

2.3 DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS

Com a grande evolução da contabilidade, os documentos contábeis passaram a ser registrados, não mais pela simples legalidade, mas pela sua essência econômica das operações que elas representam se tornando um artifício necessário para a administração das organizações.

Diante disso, houve a necessidade de se estruturar os fatos ocorridos nas empresas, através das demonstrações contábeis. As demonstrações contábeis é uma ferramenta importantíssima, elas representam monetariamente a estrutura patrimonial e financeira e deixa bem claro as informações ocorridas em um determinado período da empresa.

Existem algumas demonstrações contábeis obrigatórios, regulamentadas pelos órgãos normativos, pela regra geral são elas:

a) Balanço Patrimonial (BP) – constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

b) Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) – Evidência a formação do resultado líquido do exercício através do confronto das receitas custos e resultados.

c) Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado (DLPA) – Evidência num determinado período, as alterações e variação da conta lucros ou prejuízos acumulados no patrimônio líquido.

d) Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) – Compreende itens das receitas e despesas, que não são reconhecidas na demonstração de resultado.

e) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) – Apresentam alterações que ocorreram em determinado exercício no patrimônio líquido, no qual as principais alterações que ocorrem são, aumento ou diminuição das reservas, destinação dos resultados do período e integralização do capital.

f) Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – Demonstra a movimentação em um período de entrada e saída de dinheiro, mostrando o resultado do fluxo.

g) Demonstração de Valores Adicionados (DVA) – Tem por finalidade mensurar o valor da riqueza gerada pela empresa.

h) Notas Explicativas (NE), incluindo a descrição das práticas contábeis - Têm por objetivo a publicação das principais informações da situação patrimonial da empresa e os resultados do exercício.

3 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS

A contabilidade de custos surgiu no século XVIII, mediante a revolução Industrial, trazendo consigo a necessidade de avaliar estoques nas indústrias. Mas com o passar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com