TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.893 Palavras (16 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEMA: GESTÃO INDUSTRIAL

4ª E 5ª SEMESTRES

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL  

“A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO

FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL”,

[pic 3]

Ibaiti

2015

“A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE E DO MERCADO

FINANCEIRO PARA A GESTÃO INDUSTRIAL”,

Trabalho apresentado ao Curso Superior  Bacharelado em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Interdisciplinar Individual Tema: Tema: Gestão Industrial.

4ª e 5ª Semestres

Ibaiti

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 A Contabilidade na atualidade e a Indústria..........................................................4

2.2 Contabilidade de Custos Industriais......................................................................6

2.3 O Mercado Financeiro...........................................................................................8

2.4 A Importância da Gestão de Custos na Indústria................................................10

CONCLUSÃO............................................................................................................12

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS........................................................................13


INTRODUÇÃO

        Desde o seu surgimento, a contabilidade vem se adequando ao desenvolvimento da sociedade e buscando formas para atender a necessidade da geração de informações úteis à tomada de decisões.

        A contabilidade de custo trouxe inovações no meio contábil, desta forma a busca pelo conhecimento dessas novas estruturas de produção demonstra a importância da contabilidade e do mercado financeiro para a gestão industrial. Assim o profissional da área contábil deve ater-se às necessidades que essa nova contabilidade exige, buscando constante capacitação profissional que esteja à altura de seu público a ser atendido.  

             Sabemos que manter a competitividade de uma empresa no mercado é um dos grandes desafios. Uma ferramenta útil para sustentar a competitividade é a gestão estratégica de custos. Ela tenta compreender onde a empresa estará amanhã diante de todas as variáveis que envolvem o ambiente empresarial. Tendo assim uma visão diferente quando comparada às estratégias puramente simples que geralmente refere-se aos planos da alta administração para alcançar os objetivos almejados pela empresa.
        Segundo Hansen; Mowen (2001, p. 423) a gestão estratégica de custos "é o uso de custos para desenvolver e identificar estratégias superiores que produzirão uma vantagem competitiva”. Sendo assim a gestão estratégica de custos surge como uma alternativa de entender as demandas do sistema econômico com relação às variáveis vividas no mercado, buscando a melhoria continua da competitividade.  

        Para tratar sobre o tema proposto será analisado as mudanças contábeis que estão sendo exigido em todas as formas de lançamentos envolvendo a contabilização de custos industriais, mercado financeiro entre outros.                            

                            Este Trabalho demonstra a importância da Contabilidade de Custo nas Indústrias, ajudando na tomada de decisão, pois através desta metodologia de evidenciar todo o custo de uma produção industrial, torna-se possível ter um controle restrito de toda a demanda que a indústria precisará para alcançar seus objetivos finais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A Contabilidade na atualidade e a Indústria 

                             A Contabilidade na atualidade tem sofrido grandes mudanças, adequando-se às práticas internacionais conforme as exigências da globalização do mercado econômico e da inovação tecnológica.

                             Fica cada vez mais evidente que o profissional contábil precisa estar sempre em processo de evolução e busca de informações que o leve a ser um conhecedor profundo do mercado globalizado, deixando de ser um mero prestador de serviços voltado à área burocrática, para oferecer maior controle e assessoramento contábil com eficiência, fazendo a diferença na tomada de decisões e na gestão das entidades. O uso da informatização torna as demonstrações e lançamentos contábeis mais ágeis e de fácil acesso, promovendo um retorno em tempo real aos seus usuários, tornando-se assim uma ferramenta eficaz na transmissão das informações.

                             Uma dessas ferramentas atualmente utilizada, é o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que permite as mais diversas ações que até tão pouco tempo atrás eram executadas de forma manual. Podemos dizer que esta não é uma visão futurista, mas uma realidade que já está presente em todas as empresas e organizações.

        O perfil do profissional contábil, ao longo dos anos, vem mudando, e o que se é buscado no mercado hoje, é um profissional com o perfil de líder, que demonstre um bom relacionamento interpessoal e capacidade de resolver situações inesperadas.

a. Setor Industrial na atualidade.

                     A Indústria tem buscado meios de controlar melhor suas formas de gerenciamento de custos de produção de bens e serviços a ser ofertada, desta forma a preocupação de todo gestor empresarial é controlar toda movimentação necessária para a execução de suas produções. Assim na atualidade as indústrias vêm contando com instrumentos que seja capaz de dar essas informações em tempo hábil, dando ênfase a Contabilidade Industrial que tem por objetivo envolver a contabilidade de custos que tem como objetivo demonstrar todos os gastos incorridos na produção de bens e produtos industriais. Portanto a contabilidade de custo tem como base controlar os gastos envolvidos na produção industrial, dando informações necessárias para a tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com