TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica - Estudo De Casos

Trabalho Universitário: Gestão Estratégica - Estudo De Casos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 8

Disciplina: GESTÃO ESTRATÉGICA

Data: JUN 14

1. Pesquise e apresente aqui uma empresa que utiliza para competir no mercado a estratégia genérica de competição “Liderança por Custo Total”, definida por Porter (1999).

A sua resposta deve conter: identificação da empresa e descrição da estratégia. Na sequência, faça uma análise da estratégia escolhida pela empresa e o ramo/negócio em que atua. (10 a 12 linhas) (3,0 pontos)

RESPOSTA

A GOL Linhas Aéreas é uma empresa com o conceito de negócio focado no transporte aéreo de passageiros a baixo custo, ou seja, é uma empresa que utiliza a estratégia genérica de competição “Liderança por Custo Total” para competir no mercado.

Segundo Porter (1996), a liderança em custo consiste na associação de uma rigorosa redução de custos e controle de despesas gerais, levando a empresa a ter seus custos inferiores aos dos concorrentes. Essa estratégia faz com que a empresa tenha retornos acima da média em seu setor e se defende contra a rivalidade dos concorrentes e dos compradores poderosos. Traz maior flexibilidade para enfrentar os fornecedores, gera barreiras de entrada e coloca a empresa em boa posição em relação aos produtos substitutos.

No ramo da aviação civil/comercial, embora os atributos de qualidade e atendimento ao cliente sejam importantes, o foco no baixo custo tem como atrativo conquistar os clientes sensíveis ao preço. A Gol, acompanhada da Azul, busca centralizar seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de vendas e na minimização de gastos em “supérfluos”, como os lanches durante os vôos, conseguindo, desta forma, manter o preço um dos principais atrativos para o consumidor.

Ainda, o modelo de empresa “low cost” foi adaptado à realidade brasileira integrando a malha de atendimento e maximizando o aproveitamento do fluxo de passageiros. A malha foi construída visando a auto-alimentação, permitindo a ocupação de assentos maximizada.

Fonte:

SCHMITT, Valentina Gomes Hansel; PEREIRA, Mauricio Fernandes. Visão, Estratégia e Execução: O caso da GOL. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),CTGA - Florianópolis,SC, Brasil. Disponível em: < http://www.aedb.br/seget/artigos06/940_Artigo%20GOL-%20SIMGEN.pdf>. Acesso em: 08 Junho 2014.

2. Considerando a mesma empresa pesquisada para a questão anterior, identifique qual a estrutura organizacional que ela utiliza. Apresente o organograma e formule um argumento que justifique a escolha da empresa por esse tipo de estrutura. Sua resposta deverá estar fundamentado nos conteúdos estudados na disciplina. (8 a 10 linhas) ( 2,0 pontos)

RESPOSTA

A Gol utiliza a estrutura funcional, como podemos observar no organograma abaixo:

A estrutura funcional é sustentada pela padronização. Nas companhias aéreas, prestadora de serviços, este fator é essencial. A escolha por esta estrutura organizacional se dá pelo fato das tarefas operacionais serem padronizadas, pela especialização das funções, pelas regras e regulamentos formais, pela baixa flexibilidade, pequena interação entre departamentos, autoridade centralizada, pequena amplitude de controle e processo decisório bastante rígido. Cada departamento é responsável por suas próprias atividades, e para a comunicação interdepartamental existem procedimentos específicos a serem seguidos para que a comunicação seja facilitada e padronizada.

Esta estrutura possibilita maior especialização por área de conhecimento, ou seja, cada departamento tem todo o conhecimento de especialistas nessa área em um mesmo ambiente. A comunicação interna é bem desenvolvida e a transferência de conhecimento é alta. Permite maiores oportunidades de crescimento pessoal de cada trabalhador, dado que há quase sempre alguém que conheça tão bem ou melhor a especialidade do departamento e, assim, se torna fácil o aprendizado de novas técnicas e novos procedimentos. As atividades de cada trabalhador são bem definidas e específicas, concentrando eficazmente as competências pessoais e facilitando o treinamento da equipe. É uma estrutura recomendada para empresas cuja área de atuação permita que seus produtos ou serviços não precisem ser modificados no curto prazo, e para ambientes de mercado estáveis.

Fonte:

Disponível em: <http://www.mzweb.com.br/gol2009/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=27730>. Acesso em: 08 Junho 2014.

3. Considere as empresas relacionadas a seguir e pesquise sobre a internacionalização de cada uma. A sua pesquisa deve responder às seguintes questões:

a) Quando decidiu se internacionalizar, qual foi a estratégia de inserção de cada uma das empresas? Justificar a resposta. (2,0 pontos)

RESPOSTA:

NATURA - Pode-se afirmar que o crescimento da empresa tem sido guiado por duas crenças muito fortes – a inovação e a sustentabilidade. A Natura começou a se internacionalizar em 1982, exportando para o Chile, depois para a Bolívia, a Argentina e o Peru, por meio de distribuidores locais. A Natura descobriu a importância das diferenças culturais. A Natura decidiu apostar em produtos diferenciados para facilitar sua entrada no mercado europeu, levando para lá sua linha Ekos (que lá se chama Ekos Natura), baseada em ativos naturais brasileiros. Ela objetiva se legitimar perante o consumidor francês com uma proposta de originalidade brasileira.

HAVAIANAS - A empresa utilizava basicamente a mesma estratégia, sem nenhuma alteração no produto, comunicação ou promoção. As Havaianas eram comercializadas para as camadas populares, a preços relativamente baixos. No entanto, apresentava-se uma oportunidade de posicionamento distinto para as sandálias Havaianas em mercados de elevado poder aquisitivo, como os EUA, Austrália e Europa. Desde o início, a empresa procurou selecionar uma equipe de profissionais para trabalhar diretamente com os distribuidores exclusivos nomeados para cada região ou país, visando promover as vendas e a correta exposição dos produtos nos pontos de vendas. Esta equipe tinha por missão fazer com que o distribuidor de cada país percebesse que a marca possuía alto valor agregado. Uma estratégia ousada foi estabelecida para os principais mercados internacionais, com participação em mostra sobre a América Latina na Galerie Lafayette, em Paris. O sucesso desse evento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com