TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTO E SEUS REFLEXOS NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA JERKED BEEF OURO PRETO

Por:   •  23/11/2018  •  Resenha  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE SÃO ROQUE

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTO E SEUS REFLEXOS NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA JERKED BEEF OURO PRETO

WAGNER ANTONIO GARCIA DA LUZ

SÃO ROQUE

2018

INTRODUÇÃO

Este estudo irá abordar o processo de apuração e gestão de custos na produção de JERKED BEEF (Carne bovina salgada curada e dessecada) a empresa JERKED BEEF OURO PRETO LTDA – ME de pequeno porte localizado no município de IBIUNA/SP. Iremos apurar os custos diretos e indiretos da produção e apurando o custo total pelos métodos de custeio por absorção e variável. A atividade de fabricação de Jerked Beef (carne seca) deparou-se, por diversas vezes com problemas, referentes à carência de conhecimento por parte de gerentes, gestores  até mesmo contadores, todos fazendo análise de custos para a tomada de decisões com base em meios de custeio que não se enquadram à atividade da empresa (fabricação de jerked beef), utilizando ferramentas princípios para empresas normais e não para indústria com sistema de produção conjunta.  No presente trabalho, iremos procurar responder à seguinte pergunta: De que forma um frigorífico de conservas de bovinos pode avaliar resultados de produtos gerados em sistemas de produção conjunta tendo em vista o fornecimento de informações úteis para o processo de tomada de decisões de curto prazo?  

A empresa em estudo não apresenta ainda um sistema de custos para auxiliar na tomada de decisões, mas a falta de um sistema de custos em uma empresa, mesmo sendo de pequeno porte faz com que os proprietários não saibam qual é realmente os resultados obtidos.

PROBLEMA

A contabilidade de custos desempenha o papel de ferramenta gerencial por meio de informações que permitem o planejamento, o controle e a tomada de decisão. Com isso poderemos acompanhar a evolução de cada setor e a administração financeira, controle de todos os custos e comparar os resultados obtidos. Podemos salientar que a contabilidade de custos precisa ser utilizada de forma a suprir as necessidades das para a tomada de decisão, sendo que a partir dessas informações que se deseja apurar um levantamento, onde é possível utilizar a contabilidade de custos de neste sentido, a empresa em estudos não possui um sistema que apure de uma forma direta, sem levar em conta todos os custos de produção, muitos dos custos fixos e não constam nos demonstrativos corretamente onde se tem como exemplo a depreciação de maquinas.

O Estudo vai ter como base apurar os custos de produção e posteriormente analisar os resultados com os resultados antes da aplicação do estudo na produção de JERKED BEEF. Diante do problema, a questão do estudo e: qual a contribuição que a implementação de um sistema de gestão de custos poderá trazer para a empresa e JERKED BEEF?

OBJETIVO GERAL

Esse estudo apresenta os objetivos gerais e específicos de desenvolvimento de custos da empresa, buscando saber qual o custo real da produção, construir um modelo gerencial para a tomada de decisão baseado no custeio para a atividade de produção de conservas de bovinos desenvolvida em produção conjunta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Revisar a contabilidade de custos, custos na atividade, sistemas e métodos de custeio.
  • Descrever o processo da produção de JERKED BEEF (Carne bovina salgada curada e dessecada).
  • Identificar os custos diretos e indiretos na produção.
  • Apurar o custo total
  • Analisar os resultados da empresa no período.

JUSTIFICATIVA

A contabilidade tem como principal objetivo o controle do patrimônio no processo de gestão de custos as informações contábeis, financeiras ou de vendas que podem ser utilizadas como ferramenta de apoio para o processo de tomada de decisão.  No sentido de auxiliar a empresa, o estudo vai desenvolver um sistema de custos para o gerenciamento da produção de JERKED BEEF, e assim será que podemos verificar a produção obtida no mês e talvez podendo auxiliar nas próximas tomadas de decisões?

A seleção por um trabalho direcionado ao setor de produção de produtos derivados de bovinos decorre da importância que essa atividade reproduz para a economia brasileira, de nossa experiência nesse setor e da carência de obras destinadas a essa atividade. A contribuição deste trabalho está apontada no estudo de uma realidade particular, aplicado à indústria de produção de produtos derivados de bovinos, em que são tratados os fatores particulares de produção conjunta para a formação de um modelo de análise de custos que venha a ser utilizado para apoiar o processo de gestão.

  1. METODOLOGIA DE ESTUDO

Metodologia é o estudo dos métodos, que tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, analisar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização. Ela também é uma explicação precisa detalhada de toda ação desenvolvida no método do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, das ferramentas utilizadas do tempo previsto, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim tudo aquilo que se manuseou no trabalho de pesquisa.
O trabalho abordará o estudo de caso realizado na empresa JERKED BEEF OURO PRETO LTDA - ME, fundada no ano de 2012, tendo como representante legal GIOVANI SCAMARDI. A empresa é optante do LUCRO REAL e enquadrada como Microempresa, Localizada na Estrada Municipal do Campo Verde, 66/68, no Bairro Rio de Una IBIUNA/SP. Atualmente, a empresa está contando com 30 funcionários devidamente registrados.

  1. INSTRUMENTOS DE COLETA DOS DADOS


O sujeito da pesquisa será os documentos contábeis da empresa; o meio usado será a coleta de dados, através das informações financeiras e DRE do ano de 2015, 2016 e 2017 e demais dados contábeis da empresa, colhidos junto ao controle interno da mesma, onde foram obtidos os valores das receitas, despesas e custos.

  1. PROCEDIMENTO DE ANALISE DE DADOS

Inicialmente iremos coletar dados através dos documentos contábeis da empresa e dados do controle interno. Após a coleta, os dados serão palmilhados, através de fórmulas, a fim de encontrar valores necessários à análise. Para melhor entendimento dos dados apurados, os resultados serão apresentados através de gráficos e tabelas para facilitar o entendimento e descrever a situação da empresa, no tocante à sua margem de contribuição e ponto de equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (208.1 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com