TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Qualificação Profissional

Por:   •  10/11/2017  •  Seminário  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O MERCADO DE TRABALHO

Alcione da Silveira Nunes

Caio Roney Souza Pantoja

Dilene Braga

Ramon dos Santos Mendes

Prof. Elizeu Guimarães

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 0384) – Seminário Interdisciplinar II

06/07/2017

RESUMO

Nos dias de hoje, o diploma de um curso superior nem sempre é o bastante em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Para conquistar maior destaque e oportunidades na carreira, é importante aperfeiçoar-se e expandir o conhecimento. Com o surgimento da globalização e do empreendedorismo, as empresas têm buscado pessoas alinhadas às novas tendências dos mercados e dispostas a se manterem sempre atualizadas e preparadas para oferecer visões estratégicas em qualquer ramo de negócio. Diante disto, o diferencial está na determinação em agregar cada vez mais qualificações e experiências para alavancar profissionalmente. Sendo assim, a qualificação profissional deve ser vista como um fator determinante para o futuro daqueles que buscam uma melhor colocação no mercado de trabalho, sendo ainda, de suma importância aos que se preocupam em manter a posição ocupada, alimentando chances reais de crescimento. A realização desta pesquisa baseou-se em consultas em fontes diversas onde se constatou que a qualificação além de contribuir para a empregabilidade do indivíduo no competitivo mercado de trabalho, cada vez mais exige habilidades técnicas e características comportamentais. O investimento da organização em programas de treinamento interno aos seus colaboradores, pode se tornar uma vantagem competitiva para a organização.

Palavras-chave: Qualificação Profissional. Formação Profissional. Mercado de Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

A qualificação profissional é uma ferramenta importante não somente quem está à procura de sucesso profissional, assim também como é importante para o empregador, pois o mesmo terá à sua disposição colaboradores capacitados, o que resultará em qualidade de produtos e serviços. Ter ciência da importância dessa qualificação é um primeiro passo. Há diversas formas de se qualificar, que vai desde os cursos de línguas, de informática até os famosos MBA's. O importante é sempre esta se atualizando e ser flexível as constantes mudanças que ocorrem no mercado de trabalho.

Embora os benefícios da qualificação sejam refletidos em toda a economia e principalmente dentro das organizações, a decisão do investimento deve partir exclusivamente do trabalhador. Pois caso o indivíduo não esteja interessado em obter os ganhos da qualificação poderá desperdiçar os recursos envolvidos no investimento, haja vista que esta qualificação também poderá ser custeada pela organização e/ou até mesmo pelo governo. Sendo assim, um trabalhador que não se sinta motivado em aceitar a qualificação pode fazê-la sem oferecer o retorno esperado.

2 DESENVOLVIMENTO

Inicialmente um curso técnico era necessário para quem buscasse uma carreira dentro das organizações. Um pouco mais tarde o curso superior acabou sendo o instrumento utilizado. Hoje percebemos que existe uma soma entre formação acadêmica superior, cursos de pós-graduações e nem sempre a soma de tudo isso é suficiente. É necessário que alinhado a tudo isso haja o compartilhamento através de intercambio, viagens e estudos para complementar para uma carreira de sucesso.

Kober (2004, p.154), conceitua qualificação profissional sendo:

Qualificação profissional é a preparação do cidadão através de uma formação profissional para que ele ou ela possa aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho.

No que concerne à qualificação profissional Chiavenato (2002, p. 496), afirma que:

Aperfeiçoamento profissional é a educação que visa ampliar, desenvolver e aperfeiçoar o homem para seu crescimento profissional em determinada carreira na empresa ou para que se torne mais eficiente e produtivo no seu cargo.

2.1 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Hoje o Mercado de Trabalho está mais exigente na hora de escolher seu profissional e as pessoas se preparam para atender as mudanças que ocorrem quase que diariamente. Não basta apenas acumular conhecimentos adquiridos na escola, é necessário explorar novos conhecimentos, aproveitar todas as ocasiões para se atualizar, aprofundar e se adaptar ao mundo de constantes mudanças.

Segundo Araújo (2009) a escassez de profissionais qualificados ocorre porque as empresas estão cada vez mais exigentes. E complementa: “o mercado de trabalho brasileiro sofre com escassez de profissionais qualificados (...), a falta de habilidades técnicas é de longe, o principal entrave para o preenchimento de determinadas posições”.

Segundo Paiva (1998) não é nada simples e cada vez se mostra mais desafiante saber de fato qual a qualificação exigida neste novo mundo pós-moderno, pois, ao mesmo tempo em que se exige uma qualificação real, ou seja, formação de base sólida e de qualidade exige-se virtudes capazes de assegurar uma adaptabilidade constante, como também um elevado patamar de resistência psíquica, que vai além dos muros do ensino institucional e formal.

As Empresas precisam de profissionais que tragam resultados com maior velocidade. Vivemos um momento onde projetos, pesquisas, desenvolvimento de produtos exige profissionais que consigam rapidamente captar a mensagem passada pelo mercado e buscar automaticamente resultados ou formas de transformar isso em resultados para a organização, o cenário econômico contextualiza as organizações exige com que os profissionais se desenvolvam e busquem o desenvolvimento com mais velocidade.

As organizações buscam profissionais qualificados, que tenham facilidade de aprendizado, exige que se relacione bem com as equipes, que busque conhecimento com as pessoas envolvidas nas atividades do dia a dia, e com capacidade de tornar esse aprendizado uma tarefa contínua.

Para Lacerda (2010), “o objeto de qualquer profissional atualmente é tentar ser o melhor possível na sua área de atuação, mas também obter conhecimento em outras áreas”. Portanto o profissional deve ter total conhecimento de sua área a qual se qualificou e ao mesmo tempo deve ter conhecimento de outras áreas para que em alguns momentos ele possa atuar e opinar neles também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (880.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com