TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  22/9/2016  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

A PESQUISA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

(MARCOS LAFFIN)

SÃO LUÍS-MA

2015

A PESQUISA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LAFFIN, Marcos. A Pesquisa nos Cursos de Ciências Contábeis. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), (Florianópolis, v. 2, p. 99-106, 2000.) do Doutor Marcos Laffin aborda o fato da expansão nos meios de comunicação no contexto global esta em constante mudança, existir dificuldades nos trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Ciências Contábeis pela carência de material de pesquisa existente, e restrições de qualificação docente.

Na apresentação do texto Laffin menciona a importância da disseminação do conhecimento para a comunidade acadêmica e o papel da universidade para a construção do saber. Porém receiam-se transformações significativas no Curso de Ciências Contábeis para que não seja disseminado como uma doutrina técnica sem suas características de Ciência Social. Um dos problemas mencionado pelo Doutor é o da exigência do Trabalho de conclusão de Curso (TCC) carecer de atenção em seu desenvolvimento exemplificando a monografia que por definição aborda uma tese ou dissertação cientifica que tem como objetivo reunir informações, análise e interpretações cientificam com valor relevante e original à ciência, dentro de um determinado ramo, assunto, abordagem ou problemática, juntamente com o estágio que deveriam enriquecer a filosofia do curso e o perfil construtivo e criativo do aluno muitas vezes a não disponibilidade do professor orientador para mediar o desenvolvimento do trabalho, a interiorização por parte do professor da relevância da pesquisa ou até mesmo limitações da abordagem prática pedagógica por parte do professor restringi o potencial que o aluno poderá alcançar. A escassez de professores de mestrado e doutores configura-se uma das causas para este problema, em contra partida justifica-se o número reduzido de pesquisas e material didáticos na área do curso refletindo a falta de abordagem de temas novos, e práticas, tornando temas de conclusões de trabalhos repetidos ou copiados.

Para haver uma mudança é necessário respeitar o intelecto do professor para que tenha liberdade em desenvolver outras formas de estudos e pesquisas e podendo repassar para os alunos. Para que os mesmos desvincule a ideia que o TCC é apenas uma exigência curricular exigida nos últimos anos para a conclusão do curso que muitas vezes configura uma abordagem sem consistência, da intenção de direcionar o aluno para a realidade do mercado de trabalho. Isso descaracteriza o objetivo do estudo para o aprimoramento técnico, cientifico e profissional.

Com base nesses fatos o doutor acredita que é necessário promover ações no ensino da contabilidade que superem teoria e pratica, onde a graduação seja referência na produção de pesquisa e isso se obtém configurando o aluno para que não seja apenas um mero receptor mais emissor com o professor no processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com