TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DE SEGUNDA QUALIDADE E RESÍDUOS DESENVOLVIMENTOS DA QUALIDADE E RESÍDUOS

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.209 Palavras (13 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA DE MÁQUINAS DE TEARES CIRCULARES[pic 1]

ALONE BISPO

ALEXANDRE SANTOS

KAUAN KELVI

PRODUÇÃO DE SEGUNDA QUALIDADE E RESÍDUOS                           DESENVOLVIMENTOS DA QUALIDADE E RESÍDUOS

 

ITABUNA

2020

ALONE BISPO

ALEXANDRE SANTOS

KAUAN KELVI

PRODUÇÃO DE SEGUNDA QUALIDADE E RESÍDUOS

DESENVOLVIMENTOS DA QUALIDADE E RESÍDUOS

 

                                                             Trabalho apresentado ao professor      Marconi Lopes como requisitado para a nota parcial do curso Técnico de maquinas de teares circulares.

Coordenador: Marconi Lopes        

ITABUNA

2020

SUMÁRIO

  1. Introdução.......................................................................
  2. O que é qualidade...........................................................
  3. Como surgiu o controle de qualidade...............................
  4. Controle de qualidade na indústria têxtil..........................                                  4.1 O que melhorou com o surgimento da industria...........
  5. O que são resíduos ...................................................................
  6. Descarte dos resíduos ......................................................
  7. Conclusão.........................................................................
  8. Referências .......................................................................

                                 INTRODUÇÃO

O QUE É QUALIDADE

           Qualidade é um conceito subjetivoé o modo de seré a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Do latim qualitate.

Qualidade está relacionada às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado.

         Necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.                                                                                                   Qualidade pode ser qualidade de vida das pessoas de um país, qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva.

Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições para qualidade, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, ter valor agregado, algo que produtos similares não possuem, relação custo/benefício etc. Existe também o controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade são conceitos relacionados com o de qualidade na indústria e serviços. Os conceitos são usados em várias áreas, através de indicadores de qualidade e normas, como a ISO 9001, ISO 14000 e outras.[pic 2]

A definição da qualidade é um processo complexo com base em novas informações que são limitadas pelas informações passadas, e a partir destas são geradas as informações predominantes que compõem a nova coleção. O Storyboarding é a ferramenta utilizada para gerenciar as informações geradas no processo de definição da qualidade A especificação e a comunicação da qualidade são dois processos complementares que registram e transmitem, respectivamente, as informações que definem a qualidade de cada produto que compõem a coleção. As informações são registradas e comunicadas em uma ficha técnica que é acompanhada de uma amostra do produto. A especificação da qualidade é o processo de registrar as características físicas em uma ficha técnica que contém detalhes, sobre o design, materiais, construção e o beneficiamento, essenciais para a produção do vestuário. Além de confeccionar uma amostra perfeita do produto. A comunicação da qualidade é o processo de transmitir informações essências a cada etapa produtiva que permita a produção do produto com a qualidade especificada. A inspeção da qualidade é o processo de verificar a conformidade com a qualidade especificada que foi informada. São utilizadas folhas de verificação para coletar dados da inspeção que é realizada nos materiais têxteis e eventualmente em alguns componentes usados na produção do vestuário; em produtos semi-acabados no final dos principais processos (corte, costura, beneficiamento), e em todos os produtos acabados. É de atribuição dos colaboradores dos próprios grupos produtivos (nos produtos semi-acabados) e de colaboradores inerentes aos grupos produtivos (em materiais, complementos e produtos acabados).

           É aplicada em 100% dos produtos acabados como um processo de separar produtos defeituosos dos não defeituosos, sendo que estes podem resultar em retrabalho, descarte, 2ª qualidade, 1ª qualidade. 

               A definição e a especificação da qualidade são de responsabilidade do desenvolvimento de produto, já a comunicação da qualidade esperada é do Planejamento e Controle da Produção. A inspeção da qualidade fica condicionada as informações previamente comunicadas e é de atribuição dos próprios grupos produtivos (nos produtos semi-acabados) e de colaboradores inerentes aos processos produtivos (em materiais, complementos e produtos acabados). O desenvolvimento de produto tem dupla responsabilidade com a qualidade: definir as expectativas do consumidor e transmiti-las para a produção.

COMO SURGIU O CONTROLE DE QUALIDADE

     Controle de qualidade é uma medida adotada por organizações de diferentes segmentos em todo mundo para definir padrões em procedimentos, políticas e ações, de maneira uniforme. É um sistema que considera o grau de satisfação do consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e sociedade, como um todo.

Na Idade Média, as guildas definiam o próprio padrão de qualidade dos produtos e eram atribuídas punições para os artesãos que fabricassem produtos de qualidade inferior. Mais tarde, surgiu o interesse dos reis em definir especificações técnicas para os produtos comprados por eles. Membros da corte eram designados para a fiscalização e supervisão de objetos. Antes do processo industrial, era possível que o próprio artesão definisse quais seriam os padrões de qualidade de seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (204 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com