TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES

Por:   •  31/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PRÁTICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES

CAROLINA NEVES MOSCATEL

São Gonçalo

        2020        

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PRÁTICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Prática de Ensino e Est. Sup. em Gestão Das organizações Não Escolares sob orientação da Professora Tatiana Esteves.

Curso: Pedagogia

São Gonçalo

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 3

CAPITULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ....................................... 4

CAPITULO II – DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS ......................................................................................................... 6

CAPITULO III – CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................... 10

REFERÊNCIAS ........................................................................................................11

ANEXO I ...................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Este relatório irá descrever uma experiência de estágio Gestão em Organizações não escolares realizado na Igreja Metodista de Sete Pontes com o projeto da Associação Metodista de Ação Social (AMAS), com objetivo de conhecer o espaço não escolar, possibilitando a ampliação do olhar desse profissional nesse campo de ação. Como o estágio foi em período da pandemia do COVID-19, foi realizado através de entrevista com o pastor regente da igreja juntamente com a assistente social.

No primeiro capítulo será descrito a caracterização da organização não escolar, caracterização da organização observada e caracterização dos processos de gestão de pessoas.

No segundo capítulo abordará o desenvolvimento e análise das atividades observadas e realizadas;  Associação Metodista de Ação Social (AMAS) e sua missão; Funcionamento da Associação Metodista de Ação Social (AMAS) na Igreja Metodista de Sete Pontes; espaço físico e recursos materiais: Instalações/Equipamentos; Funções, atribuições, procedimentos que marcam o trabalho da instituição; Formas de seleção, treinamento, avaliação e gestão dos funcionários, bem como planejamento, monitoramento e avaliação das atividades da organização; Formação de equipe/Recrutamento e seleção; Etiqueta profissional/segurança/qualidade de vida; Programa de benefícios para funcionários.

Por fim, o terceiro capítulo contém as considerações finais, expondo as aprendizagens e experiências mais significativas que o estágio possibilitou.

A vivência em estágio durante o percurso de formação profissional é fundamental, pois dessa maneira é possível adquirir e observar novas experiências, podendo estabelecer ligações entre a prática e a teoria, garantindo a formação integral do profissional.  Nesse sentido, como o pedagogo não atua somente em espaço escolares, mas também em espaço não escolares. É de suma relevância que o estudante de pedagogia tenha um conhecimento prévio de como funciona tais ambientes como: empresa, hospitais e organizações não governamentais (ONG’s).

CAPÍTULO I - Caracterização da organização não escolar:

O presente trabalho apresenta o Estágio em Gestão das Organizações Não Escolares, tem como foco principal de relatar como funciona a Ação Social na Igreja Metodista de Sete Pontes que trabalha com Projeto da Associação Metodista de Ação Social da (AMAS). É constituído por uma entrevista realizada com o Pastor representante da Instituição, sendo apresentado questões norteadoras que irão estruturar o relatório. No entanto, o entrevistado não soube a exatidão de algumas informações, pois alega que acabou de tomar posse como pastor regente, sendo assim, feita com auxílio do site da AMAS para obter respostas mais concretas.

1.1 Caracterização da Organização Observada

A Igreja Metodista de Sete Pontes fica localizada na Rua Travessa Barbosa, 173 – no bairro de Pita, em São Gonçalo – RJ. É um bairro predominantemente residencial, o padrão de vida de seus moradores varia entre a classe média à classe média-baixa. A rua ao redor da Igreja é bastante movimentada, pois fica localizada próxima a rua principal do bairro. Existe pontos de ônibus nas proximidades, tem mercados, bares, lojas de roupa, papelaria e outros comércios.

Segundo o relato do pastor entrevistado, a Igreja Metodista de Sete Pontes foi fundada em 1966, por Ingleses que vieram ao Brasil com a intuição de fazer um trabalho social.  A igreja Metodista trabalha com a Associação Metodista de Ação Social (AMAS), que foi criada no ano de 1966 pela Igreja Metodista Central em Curitiba, porém só foi fundada em Niterói em 30 de dezembro de 1984, dando início deste trabalho com as Igrejas que buscam promover o acolhimento a crianças, adolescentes e idosos em situação de risco, vulnerabilidade.

 Atualmente a Igreja Metodista conta com cerca de 120 associações registradas em todo o país. Elas se organizam em um conselho nacional chamado Cogimas, Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ação Social, presidida por Elenice Callaú, da 5ª Região, e têm perfis bem distintos, de acordo com as necessidades específicas da comunidade na qual se inserem. Entre as várias associações, há creches, instituições que trabalham com educação infantil, assistência a idosos, instituições de recuperação de dependentes químicos e até atendimento médico e odontológico, como o Barco Hospital da Região Missionária da Amazônia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com