TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva na Perspectiva das Escolas Públicas

Por:   •  20/10/2021  •  Artigo  •  9.797 Palavras (40 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 40

Educação inclusiva na perspectiva das escolas públicas

Patrícia Coelho Xavier de Carvalho

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o grau de aplicabilidade e de conhecimento das normas atribuídas à educação inclusiva de crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais, em escolas públicas. A princípio no entanto tratarei de falar sobre as conquistas que essas pessoas tiveram ao longo dos anos como conseguido assegurado por Lei o direito constitucional de frequentarem escolas regulares e posteriormente uma análise cronológica sobre como a educação especial inclusiva teve seu espaço e reconhecimento na sociedade. Portanto, trata- se de um trabalho de pesquisa de campo de instituições públicas de uma pequena cidade de interior, no estado de Minas Gerais. Onde conto com a experiência de ter trabalhado não só como professora da rede, mas também como coordenadora pedagógica na mesma. Os dados obtidos nesta pesquisa busca averiguar o grau de conhecimento e aplicabilidade sobre ao que se refere educação inclusiva e de que modo o município vem o executando e aplicando suas garantias legais mais precisamente ao que tange a oferta de profissionais da educação especializados e profissionais de apoio preparados para exercer tais responsabilidades.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Direitos das Pessoas com Deficiência, Direitos da Criança e do Adolescente.

Introdução

Em consonância ao percurso histórico das pessoas com deficiência onde a exclusão e a marginalização lhes tiram os direitos básicos de terem dignidade como seres humanos a comunidade internacional se sensibilizou a fim de estabelecer normas que garantissem ao portadores de deficiência uma condição digna de fato de existência, onde o Brasil é signatário de tal. Assim no o final do ano de 2006, foi aprovada a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CIDPD), elaborada pela Organização das Nações Unidas, a qual representa um marco mundial na história da defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A Convenção foi promulgada em 2009, por meio do Decreto nº 6.949, e com isso houve uma mudança de paradigmas no panorama interno, na medida em que o legislador brasileiro passou a envidar todos os esforços para promover e garantir os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todas as pessoas com deficiência.

Diante disto, apesar de a história da legislação brasileira acerca dos direitos das pessoas com deficiência ter passado por diversas fases, ela pode ser considerada recente. Um exemplo disso é o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), baseado na CIDPD, foi promulgado somente em 2015. No entanto ao aproximar-se da realidade das famílias nas quais há um integrante com deficiência, verifica-se que a maioria delas considera que a inclusão escolar, apesar de ser uma importante conquista das pessoas com deficiência, apresenta-se insuficiente, havendo diversos entraves para a concretização desse direito, previsto no artigo 24 da CIDPD1.

Em face a isto, questiona-se: As normas que tratam dos direitos das pessoas com deficiência estão sendo devidamente cumpridas? Os familiares das crianças e dos adolescentes têm conhecimento destas normas? De quais formas o direito à inclusão escolar está sendo efetivado? Partindo desses questionamentos, esta pesquisa vem de encontro a necessidade de analisar as regras que regem essas normas e garantem uma educação inclusiva de fato, e quais são os instrumentos que estão sendo dispostos para sua operacionalização do direito à inclusão escolar?

O principal objetivo deste trabalho é, portanto, investigar o conhecimento da legislação que garante uma educação inclusiva e a aplicação destas proteções legais nas escolas públicas do Município de Acaiaca (MG), para que esse acesso e a permanência dos alunos com deficiência no âmbito escolar sejam de fato executados e feitos de forma digna, humana e eficaz.

Já os objetivos específicos do presente trabalho teriam como metas os seguintes pontos:

A) Analise da trajetória histórica dos direitos das pessoas com deficiência;

B) Verificação do tratamento legal brasileiro acerca do direito à educação inclusiva;

C) Efetuação de um levantamento nas escolas do município (de Acaiaca) acerca da efetivação das garantias positivadas na disposição hierárquica do conjunto de leis;

D) Sondar o conhecimento da gestão das escolas e dos responsáveis por pessoas com deficiência sobre a legislação que garante um sistema educacional inclusivo, em todos os níveis;

E) Averiguar se os alunos apresentaram alguma evolução escolar e pessoal após o acesso à educação inclusiva.

A metodologia utilizada para realização do referido trabalho deu-se de maneira exploratória, por meio de levantamento bibliográfico sobre as garantias dos direitos das pessoas com deficiência. Além de também utilizar-se da metodologia analítica, a partir de dados obtidos por meio de questionamentos direcionados à gestão de duas das escolas do município e da observação e experiência vivida na mesma, bem como questionamentos e diálogos estabelecidos rotineiramente com os pais e ou responsáveis por alunos com deficiência destas escola.

No capítulo 1 que segue é apresentada uma breve trajetória histórica de como eram tratadas as pessoas com deficiência no mundo, percorrendo assim desde as fazes de exclusão, marginalização até chegar nas fazes de integração e a mais atual e mais marcante a inclusão. Onde é exposta a evolução da legislação internacional acerca dos direitos das pessoas com deficiência implicando na atuação normativa a nível nacional.

Já no capítulo 2, a pesquisa está voltada para a estrutura legislativa de âmbito nacional que assegura um sistema de educação inclusiva, em todos os níveis e esferas, possibilitando o desenvolvimento de serviços e recursos que operacionalizam as garantias legais, mais especificamente o atendimento educacional especializado e o profissional de apoio.

E por fim o capítulo 3, que finalmente faz-se uma pesquisa de campo realizada em duas das escolas públicas da cidade de Acaiaca, apurando a execução das garantias previstas na legislação brasileira referente ao profissional de apoio e ao atendimento educacional especializado, e analisando, por meio dos dados coletados, se as crianças e os adolescentes com deficiência estão realmente incluídos no contexto escolar ou se apenas estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.9 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com