TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Por:   •  27/5/2017  •  Monografia  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 4

5. VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

O Brasil, em 1990, para controlar a inflação com índices muito elevados, criou o Plano Real. Com esse cenário, as empresas se viram obrigadas, a controlar de forma organizada suas finanças e estratégias.

Momento este, que alavancou a valorização do contador, porque as empresas perceberam a necessidade do conhecimento do profissional contábil, aumentando as contratações. É primordial que o profissional contábil atualize seus conhecimentos, pois no início dos anos 2000, houve adequação às normas internacionais de contabilidade.

Devido a contabilidade estar passando por muitas mudanças em diferentes aspectos, o processo de atualização possibilita uma adaptação a cada nova realidade e com isto o profissional de contabilidade passou a fazer parte do processo de gestão das empresas, melhorando sua imagem perante a sociedade. Outro fator considerado importante é que o contador passou a desenvolver tarefas de natureza estratégicas, atuando nas melhorias de tomadas de decisão, mais ágil, dinâmico e desempenhando suas atividades com maior rapidez e qualidade.

Outros fatores considerados de suma importância para a valorização e reconhecimento é o exame que são submetidos, por força da lei, onde os profissionais da área contábil demonstram que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessárias para o exercício da profissão.

Com todos estes atributos o perfil do contador atual é valorizado de um profissional que precisa estar atento e continuar incessantemente buscar cada vez mais conhecimentos, ser criativos, inseridos no mundo digital e compreender onde se pretende atuar.


5.1 DESVALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Apesar de ser uma profissão de grande responsabilidade e de uma importância para a saúde financeira das empresas, ao pesquisar percebemos que o profissional contábil não é valorizado no Brasil, enquanto na Europa, Estados Unidos, estes mesmos profissionais são vistos e tratados com maior respeito.

Porque a desvalorização? A concorrência entre eles é muito grande, gerando assim desunião devido a preços cobrados, e até a falta de ética profissional, embora em todas as profissões haja os bons e os maus profissionais.

A desvalorização também ocorre nas situações cotidianas que levam à construção negativa da imagem dos contadores, onde o desconhecimento da ciência contábil faz com que o senso comum seja associado à idéia de que contador só tem serventia para resolverem necessidades imediatas. Como exemplo disso tem a Declaração do Imposto de Renda, período esse em que todos os declarantes se lembram do profissional contábil.

Outro ponto que colabora para a má imagem do contador são os assuntos que tem repercussão na mídia, geralmente associados à escândalos contábeis, fraudes, como por exemplo as falências ocorridas no passado no Banco Nacional em 1995, na Encol S.A. em 1999 e no Banco Pan-americano em 2009, entre outros escândalos atuais como as fraudes na Petrobrás.


5.2 O mercado de trabalho para o profissional contábil

O trabalho de um profissional da contabilidade independente do momento econômico do país é indispensável para que um negócio tenha sucesso. Sua missão com essas empresas nada mais é do que orientar o empresário no momento em necessita de informações precisas para que não ocorra nem um problema grave dentro de seu negocio, seja nas decisões internas ou nas que não compete ao empresário, pois muitas vezes por força de lei não há o que fazer.

Mesmo o mercado apresentando aumento nos novos profissionais da área, mesmo que para que a empresa ande dentro da lei necessite de um contador muitos ainda desmerecem o verdadeiro valor que esse profissional realmente tem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com