TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: Ciências Contábeis

ATIVIDADE:

Aula 01 e aula 02

Aluno: MARCIO RIBEIRO FOLLY

RGM: 1034012

Polo : ASSIS CHAT. - PR

Disciplina: Psicologia

ANO LETIVO:

2013

DATA PARA ENTREGA: 14/04/2013 

Valor das duas

atividades  =  2,5

ATIVIDADES  DA AULA  01

  1. A psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas idéias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

Considerando que o texto acima tem caráter meramente motivador, após ler o guia de estudante elabore um texto dissertativo (de 10 a 20 linhas). Aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

(A) Disserte sobre as contribuições dos filósofos para a psicologia (antes da Psicologia tornar-se ciência);

(B) Explique quais são os objetos de estudo da Psicologia, apresentados no guia de estudante.

           A psicologia teve inicio entre os gregos, de forma especulativa antes da era cristã, nos quais destacaram-se: Pitágoras, Parménides, Heráclito, Sócrates, Aristóteles, entre outros.

          Os filósofos contribuíram com estudos ligados ao homem, buscando respostas para questões referentes a natureza humana, apesar de suas poucas experiências, usavam sua intuição para entender o raciocínio humano. Eles buscavam respostas para entender os problemas que hoje cabe aos Psicólogos tentarem explicar, como: a memória, a aprendizagem, a percepção, a motivação, os sonhos e principalmente o comportamento anormal.

          A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, tendo como objeto de estudo o homem. Através dessa ciência, é possível identificar e estudar os diversos comportamentos, ações e pensamentos humanos, a fim de evitar más consequências através de comportamentos inadequados. O psicólogo infiltra em nossos problemas e obtêm respostas para todos eles, usando métodos científicos dos quais obtiveram com o tempo, paciência e muito estudo.     

ATIVIDADES DA AULA 02

2. A psicologia organizacional se caracteriza como área da ciência psicológica com o intuito de atuar de forma interdisciplinar no comportamento humano no âmbito das relações das pessoas com as organizações através da compreensão dos fenômenos psicológicos. Desta forma:

  1.  Descreva sobre a Psicologia Organizacional e fale dos desafios do Psicólogo Organizacional.
  2.  Explique como se dá a relação homem- trabalho.

             A Psicologia Organizacional tem como objeto de estudo o comportamento do homem na realização do seu trabalho, estudando os mesmos a fim de obter uma boa relação entre os envolvidos numa determinada organização. O psicólogo organizacional atua especificamente sobre os problemas que envolvem recursos humanos, tais como recrutamento e seleção de pessoal, cabe também a esse profissional, realizar atividades de pesquisas sobre os sentimentos e emoções de todos os  colaboradores, assim como avaliar e dar significados aos diversos tipos comportamento. Além de tudo tem que enfrentar os desafios propostos pela profissão, como interagir com os indivíduos a fim de entender os seus objetivos na organização e na vida pessoal de cada um, e acima de tudo propor ideias pra que não atrapalhe a vida e o crescimento do individuo. Também tem que lidar, as vezes, com situações em que ele julga incorreta, mais tem que realizar devido o interesse da organização.

          A relação homem-trabalho se dá ao aspecto de vida que o individuo leva, seja pessoal e no trabalho, o trabalhador tem seus objetivos que almeja alcançar em ambos aspectos, para que o trabalhador vai bem na organização, a sua vida pessoal também tem que estar cheia de realizações positivas, assim como a vida no trabalho não pode lhe trazer algum ponto negativo, pois pode atrapalhar a sua produção e realização dos serviços determinados a ele. O trabalhador não deve exercer funções que não estejam de acordo com suas características e conhecimento ou tarefas com cargas horarias excessivas, pois poderá acarretar danos psiquiátricos e com isso atrapalhar a vida do individuo e a empresa também deve conscientizar-se, e não exigir esse tipo de trabalho. O trabalhador também não deve pensar somente em suas realizações e esquecer dos interesses da organização, pois tem que haver um consentimento entre sua vida pessoal e no trabalho, a empresa por sua vez, também tem interesses e objetivos a serem alcançados.

         O trabalhador e a organização tem que estar em perfeita sintonia, para que ambos possam realizar suas tarefas, apesar de que as vezes surge algum desentendimento, mas sempre terá uma psicólogo organizacional por perto para os auxilia-los e assim poderão tomar a decisão correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (64.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com