TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética e o comportamento Organizacional

Por:   •  9/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.981 Palavras (24 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTABEIS

A ÉTICA E SEUS REFLEXOS NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

FEIRA DE SANTANA-BA

2017

A ÉTICA E SEUS REFLEXOS NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL¹

Alaíde Vasconcelos², Grasiele Conceição³, Paula Coutinho², Warllen Lima², Wellington Lima², William Vitório³

Orientadoras: Ms. Ana Carla Santos

     Esp. Taiana Libório

RESUMO

Na sociedade moderna, tem sido recorrente nas organizações a preocupação com as posturas éticas dos profissionais nos diversos setores. Esta preocupação espelha o grande desconforto social, causado por relatos de organizações, que foram prejudicadas devido a casos de posturas antiéticas de profissionais que objetivavam o auto favorecimento, conforme explicitado nos meios midiáticos. O ápice da racionalidade tornou as pessoas cada vez mais individualistas, em que para favorecer seus próprios interesses, muitas vezes se contrapõe aos demais códigos de éticas da profissão ou setor em que atua. Diante disso, se faz necessário entender as causas e os efeitos dessas práticas antiéticas no comportamento organizacional analisando essas condutas de modo geral e também entre setores, mostrando as principais consequências que trazem para a cultura e desenvolvimento organizacional e mostrando algumas formas de amenização. Para este fim, efetuou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema por meio de fontes secundárias e literaturas, onde se verificou a existência de um grande distanciamento entre o discurso e a prática nos códigos de ética estabelecidos pelas empresas, e o auto favorecimento financeiro pessoal tem sido apontado como uma das principais motivações, que levam o indivíduo a desenvolver posturas contrárias aos códigos de ética e procedimentos internos, se fazendo necessárias ações que motivem boas práticas profissionais nos ambientes empresariais.

Palavras-chave: Ética. Comportamento humano. cultura organizacional.

___________________

¹Trabalho avaliativo multidisciplinar da 3º Unidade da Faculdade Regional da Bahia UNIRB em 03 de Junho de 2016.

² Graduandos do 6º Semestre no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis-Faculdade Regional da Bahia-UNIRB, 2017. E-mail: warllen.jl@gmail.com        

³ Graduandos do 7º Semestre no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis- Faculdade Regional da Bahia-UNIRB, 2017. E-mail: grasiele6991@hotmail.com


  1. INTRODUÇÃO

O termo ética, utilizado de forma estafante entre os diversos filósofos da antiguidade tem sido requerido com grande força, e tem estado presente na linguagem corporativa nos demais ramos da economia. A demasiada utilização deste termo em primeira instancia pode parecer resultante dos efeitos da moda. Entretanto percebe-se no cenário das organizações que o comportamento dos seus indivíduos ao serem influenciados por uma pequena parcela a desenvolverem práticas antiéticas, põe em risco a cultura das organizações podendo leva-la ao declínio. Esses fatores dão a ética um valor essencial, sendo vista como a principal solução que atenuam os efeitos causados pelo idealismo econômico que descontrola as ações do homem. Diferente da cultura organizacional- desenvolvida pela organização- O comportamento organizacional é criado pelas pessoas que compõe a empresa e isso nos fez questionar, até que ponto essas atitudes antiéticas ou éticas podem influenciar esse fator nas instituições? E quais medidas podem ser aplicadas com a finalidade de dirimir condutas antiéticas e motivar atitudes éticas?

A resoluta desses questionamentos em primeiro momento parece complexa, entretanto na medida em que buscamos entender as principais causas e influências já observadas durante a história conseguiremos visualizar de que forma essas atitudes influenciam diretamente sobre o comportamento organizacional. Embora a palavra ética tenha estado presente entre os discursos, ainda se percebe um grande distanciamento entre a ação e a prática, sendo necessário que as empresas desenvolvam uma atenção especial a este tema uma vez que a propagação de comportamentos antiéticos prejudica a cultura organizacional, a visão dos agentes de interação da empresa e compromete a credibilidade da diretoria em relação aos colaboradores. Na medida em que “os indivíduos preterem seus interesses próprios para cumprir com seus deveres de preocupação com o interesse geral” (PAULO, 200), entra em conformidade com os objetivos da organização e traz convergência entre os colaboradores e empresa, e isso refletirá positivamente no ambiente interno e externo e nas politicas da instituição.

Sabendo que a ética se tornou um fator essencial e necessário para garantia da sustentabilidade das organizações, e que esta influencia diretamente no comportamento organizacional, e na medida em que nesse comportamento contém práticas antiéticas, põe em risco a cultura da organização, trazendo consequências e riscos à continuidade da empresa. Segundo Santos (2013):

A adequação das organizações aos comportamentos éticos dos profissionais e candidatos e a identificação, a mitigação, a análise das consequências e a prevenção das atitudes inadequadas é uma tarefa difícil para as organizações, mas, ainda assim, necessária (SANTOS, 2013, p. 54).

Assim, se faz necessário reafirmar por meio de estudos desta natureza, a importância dos comportamentos éticos nos ambientes empresariais para dar visibilidade aos valores internos que fazem a cultura da empresa, corroborado com o sentimento de cumprimento da justiça social e idoneidade que tem sido tão requerida no mercado competitivo, e inibindo as pessoas a adotarem atitudes contrárias a conduta organizada.

Este trabalho busca uma reflexão as principais causas que levam o homem a desenvolverem condutas antiéticas nas organizações e a influência dessas práticas no comportamento organizacional. 

Nessa abordagem, iniciaremos este estudo com um breve histórico sobre o comportamento ético do homem e a influência nas organizações, em seguida definiremos conceitos como: ética, comportamento organizacional e cultura organizacional e de que forma os três conceitos se relacionam, seguiremos mostrando quais são as principais atitudes consideradas como antiéticas e de que forma reflete negativamente para a organização nos diferentes aspectos, em seguida apontaremos os principais setores que compõe uma organização como: RH, Contabilidade, Tecnologia da Informação, Logística e Administração de serviços terceirizados e quais os comportamentos organizacionais mais comuns nesses setores, a partir disso, mostraremos as principais atitudes consideradas como antiéticas nesses setores. Por fim, abordaremos medidas que podem ser utilizadas pelas organizações para estimular e motivar atitudes éticas e como isso ira refletir na empresa. E assim, trazer uma compreensão mais solida a esta reflexão, com o fim de defender que o comportamento organizacional deve ser ético, e deve está sempre alinhado à cultura das instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (248.6 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com