TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.851 Palavras (16 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

ICSC

CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS

CAMPUS SWIFT

APS- ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

CAMPINAS

2014

Autores

Camila Figueredo Franca RA: B6584G-4

Bruna Fernanda de Souza RA: B5486J-2

Carla Lima Neto RA: B6548N-2

Jéssica Aparecida Mandonato RA: B6584F-4

Larrissa Manoelly da Salva RA: B80821F-1

Geopolítica Regional e Integração

TEMA

Economia Global – Necessidade da uniformização e exatidão dos padrões contábeis

Trabalho apresentado como exigência

para a avaliação do primeiro semestre em disciplinas

do 2º/1º bimestre do curso de ciências contábeis da

Universidade Paulista,

sob orientação dos professores do semestre

Campinas

2014

SUMARIO

1 Introdução

Revisão conceitual: Histórico da Globalização da Economia e a Integração dos países (bilateralmente, em blocos e inter-blocos)

O mundo está em constante mudança, principalmente pela ação do homem sobre ele. São transformações físicas e sociais inevitáveis a cada novo fato social. Um fato social que marcou a questão da globalização econômica, foi o termino da segunda guerra mundial. Com a abertura de novos mercados consumidores, no caso os países recém saídos do socialismo, a oportunidade de vender mais e fazer novos laços econômicos. O aumento da concorrência fez também com que as empresas investissem em tecnologia para baratear seus produtos e se tornarem mais competitivas perante esse novo púbico consumidor. Com a popularização da internet no século XX, as transações econômicas se tornaram fáceis e rápidas. Já não é mais algo estranho entre nós reuniões em vídeo entre acionistas do Brasil e acionistas chineses. Com essa comunicação facilitada, a existência de divisão internacional do trabalho também foi possível. Uma peça é fabricada na China, outra no Brasil pra montar um veiculo ou maquina nos Estados Unidos da America. Novas fabricas foram abertas e o capital deixou de ser algo a ser investido apenas em terras nacionais. Houve uma diminuição das barreiras econômicas e facilitação das negociações.

Com o mercado se tornando cada vez mais saturado, foi necessário procurar novas soluções econômicas. A solução encontrada foi intensificação da formação de alianças, acordos, tratados com países com interesse em manter condições econômicas privilegiadas entre os associados. Esses acordos podem ser acordos bilaterais ou multilaterais e possuem efeito jurídico sobre os acordados. No primeiro caso, são acordos realizados entre um Estado e outro Estado ou bloco econômico, como por exemplo o acordo realizado entre o Brasil, Chile, Argentina e Equador, individualmente a fim de evitar dupla tributação do Imposto de Renda de Pessoa Fisica sobre os cidadãos nacionais que residem no outro pais acordado. Esses acordos são documentados e valem em todos os países que o aderem. Os acordos multilaterais, são acordos realizados entre vários países. Como por exemplo o acordo assinado por todos os países do mercosul, com a finalidade de que todos os seus cidadãos possam circular sem a necessidade de visto. O mesmo acordo rege na Uniao Europeia. Esses acordos podem ser discutidos durante anos em reuniões de cúpula.

Um dos primeiros blocos a se formarem e se estabelecerem perante a economia mundial foi a Uniao Europeia, resultado da CECA ( união europeia do carvão e aço), que até hoje é modelo de funcionamento e estrutura para os demais blocos. Outros blocos foram surgindo como o Mercosul, nafta, benelux. Os blocos econômicos tem objetivo de manter acordo tarifários, de livre comercio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Esses blocos intensificam seus acordos cada vez mais, pois seus interesses em comum aumentam a medida que um Estado investe capital no outro através de empresas estabelecidas em território estrangeiro.

2 Paradigmas da Uniformização dos Padrões Contábeis

Com a maior integração dos países economicamente, diminuição das barreiras econômicas devido a globalização, o investimento de capital estrangeiros nos países é algo comum hoje. Grandes multinacionais instalam-se em vários países ao redor do mundo, levando em consideração aonde eles terão maior retorno financeiro. Para isso, as multinacionais precisam estudar se o local desejado é viável. Através de acordos internacionais e locais, incentivos são dados as empresas para que elas se instalem. Porem após seu funcionamento é necessário analisar o retorno da empresa sobre o investimento feito pela matriz, através de balanços contábeis e demonstrações do resultado do exercício, que são de geral fechados anualmente. Esses documentos irão mostrar os retornos sobre o investimento feito e quais foram os erros e acertos na visão contábil. Como já dito anteriormente, a matriz localiza-se em outro pais, logo os documentos contábeis emitidos no pais da filial, terão os padrões exigidos por lei nacional, que geralmente não possuem as mesmas regras contábeis do pais da matriz. Nesse momento as divergências começam. Cada pais tem suas próprias praticas contábeis, resultado de suas necessidades econômicas, histórica, cultura e politica, gerando divergências nas demonstrações contábeis consolidadas e no seu entendimento. Foram criadas assim diversas normas contábeis como as U.S.GAAP (United States’ Generally Accepted Accounting Principles), e BR GAAP. As empresas com filiais em outros países precisam consolidar o balanço patrimonial e converte-lo para a norma vigente no pais da matriz, elevando-se assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com