TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Atividade Pratica Supervisionada

Por:   •  24/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.360 Palavras (18 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO- ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

2º SEMESTRE

JUNDIAÍ - SP

2015

Bianca Barbosa Santos - RA: C39353-3

Bruna Santana Binatto - RA: C5480G-2

Giovana Kaam - RA: C49100-4

Jenifer Rodrigues Rosa - RA: C578EG-1

Nadabe Santos de Almeida - RA: C6537B-0

Stephanie Leite Neves - RA: C54CBF-0

Thais da Silva Coelho - RA: C57EHA-7

EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 2° semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

JUNDIAÍ – SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.0 REVISÃO CONCEITUAL        

2.0 ESTUDO DE CASO        

2.1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO        

2.1.1        

2.1.2        

2.1.3        

2.1.4        

2.1.5        

2.1.6        

2.1.7 – ORGANOGRAMA        

2.2 COLETA DE DADOS E 2.3 ANÁLISE DE DADOS.        

2.2.1 Á 2.3.1        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

ANEXO        

INTRODUÇÃO

O presente trabalho de campo, ora denominado APS – Atividades Práticas Supervisionadas tem por objetivo unir o conhecimento teórico estudado em sala de aula, com a realidade praticada por empresas.

Nesse contexto, a “Evolução do Pensamento Administrativo”, matéria do presente trabalho acadêmico, é uma disciplina que visa identificar as principais contribuições das Teorias da Administração Científica, Teoria Clássica da Administração e Teoria das Relações Humanas, respectivamente representadas por Frederick Winslow Taylor, Henry Ford, Jules Henry Fayol e Elton Mayo.

A partir desses estudos científicos, grande parte das mudanças sociais, econômicas e tecnológicas se deram através de pensamentos racionais, cujos efeitos e aplicações podem ser observados até hoje.

A empresa Fast Tool Injeção Plástica e Moldes Indústria e Comércio Ltda, objeto de estudo, é um ambiente corporativo favorável a esta pesquisa, tendo em vista seu sistema de produção, com processos administrativos e gerenciais capazes de evidenciar a aplicação das teorias da administração em seu sistema produtivo.

Em visita técnica realizada, com único e exclusivo objetivo de se identificar quais são e/ou foram os resultados obtidos através da aplicação dos princípios da administração, tais como: economia de tempo e recursos, mecanização do trabalho, divisão das funções e tarefas, política de incentivos salariais e benefícios, formas de planejamento, organização, direção e controle, estilo de liderar dentre outros aspectos de igual relevância, se consegue transcrever neste estudo as análises de campo observadas.

Apresentado esse pequeno esboço da APS, adiante se abordará a Fundamentação Teórica, inclusive com estudo de caso, avaliação e sugestão de melhorias e considerações finais sobre as evidências de aplicação das teorias da administração à realidade contemporânea das organizações.

1.0 Revisão conceitual

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

No início do século XX surge a Administração como ciência. Dois foram os introdutores: o americano Frederick Winslow Taylor e o francês Henry Fayol. O primeiro desenvolveu a chamada Administração Científica e o segundo a Teoria Clássica da Administração.

"Suas ideias se tornaram conhecidas como o movimento da administração científica, uma abordagem administrativa que defendia o aumento da produção ao mesmo ao mesmo tempo que melhorava as condições de trabalho e proporcionava maiores salários." (MEGGINSON, MOSLEY, PIETRY JR, Leon, Donald, Paul. ADMINISTRAÇÃO: conceitos e aplicações. Harbra, São Paulo, 4º Ed. 1998 – p. 43).

A Administração cientifica foi iniciada por Frederick W. Taylor com o objetivo de empregar o método cientifico aos problemas da administração, mediante uma abordagem sistemática. Tinha como principal preocupação aumentar a produtividade e eficiência no nível operacional das empresas.

Segundo Taylor, existe uma maneira melhor (padrão) para realizar cada tarefa, uma ferramenta melhor (padrão) para executar a tarefa e um tempo ideal (padrão) para ser cumprida a tarefa. (TAYLOR, Frederick W. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 1970. P. 35.).

O foco principal dessa Teoria é a divisão do trabalho, das tarefas e dos cargos. Por isso afirma-se que a administração científica parte debaixo para cima, ou seja, dos operários para toda a organização.

Visando sempre a melhoria da eficiência na execução das tarefas, Taylor fundamentou sua teoria em alguns elementos básicos:

  • Estudo dos tempos e movimentos: As tarefas eram minuciosamente estudadas para se verificar os movimentos necessários e o tempo médio para sua realização, visando eliminar movimentos inúteis e a aglutinação dos movimentos úteis;
  • Padronização de métodos e máquinas: que objetiva a melhor qualidade e quantidade de produtos, obtendo uniformidade das tarefas e reduzindo o custo de produção, fazendo assim com que o sistema funcione independentemente de pessoas;
  • Especialização do trabalho: Cada trabalhador executava uma tarefa especifica tornando-se assim um especialista;
  • Fadiga Humana: As execuções de movimentos não necessários levavam o homem a um cansaço prematuro e, consequentemente, diminuição da produção. Em razão disso, tentava-se organizar as tarefas e do local de trabalho de maneira tal que exigisse menos esforços dos operários, dando aos operários uma seriação apropriada e econômica de seus movimentos.
  • Incentivos por produção: motivava o operário a produzir mais e melhor.
  • Desenho de cargos e tarefas: É uma maneira de criar, projetar e combinar cargos afim de que acarretem baixo custo de treinamento, redução de erros, facilidade de supervisão, aumento de eficiência do trabalhador e contratação de mão de obra mais barata.

"O desenho de cargos e tarefas e a maneira pela qual um cargo e criado e projetado e combinado com outros cargos para a execução de tarefas". (CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier, São Paulo, 2011 - p. 59).

  • Conceito Homo Economicus: “Constitui um modelo extremamente simplificado da natureza humana. [...] cujo comportamento é condicionado por uma única variável: o lucro”. (MUNIZ, Adir Jaime de O., Faria, Hermínio Augusto. Teoria Geral da Administração: Noções Básicas. São Paulo: Atlas, 2001. p.24.)
  • Condições Ambientais de Trabalho: Eram realizadas melhorias no ambiente de trabalho em função do bem-estar físico do trabalhador, adequando instrumentos e ferramentas de produção para aumentar a eficiência do operário.
  • Supervisão Funcional: Nesta, o operário era submetido a supervisão de vários supervisores, ou seja, o trabalhador era subordinado a supervisores de diferentes setores.

A teoria científica visava criar um padrão de comportamento, ou seja, sua ênfase era a tarefa.

Henry Ford (1863-1947) foi um dos principais colaboradores contemporâneos de Taylor. Ford que mostra a contribuição da indústria na formação da Teoria Clássica da Administração, sendo um empresário de visão prática e eficiente, pensando em sentido amplo, como uma fábrica de automóveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (606.5 Kb)   docx (533.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com