TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  8/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

CIENCIAS CONTÁBEIS – ADMINISTRAÇAO

EMPREENDEDORISMO

Andresa Cardoso – RA 8404109845

Cármen Rodrigues – RA 8097910530

Delaísi Lucachevizt - RA 8069836288

Giseli Dall Asta – RA 8410168729

Maria Franciele Oliveira Benato - RA: 9902001732

Mariane Härter – RA 8403996882

Suellen Alves – RA 8412164489

ATPS – PLANO DE NEGÓCIOS

Professora Marcia da Cruz

Caxias do Sul - RS

2014


Resumo

         Neste artigo apresenta-se a importância do espírito empreendedor, buscando salientar as diferenças entre empreendedor e administrador, assim como, orientações para não ter medo na hora de arriscar novas ideias e novos mercados.

Palavras-chaves: Empreendedor, administrador, ideias.

1. Introdução

O conceito de empreendedorismo vem sendo muito ligado ao termo administrador, embasado que o mesmo ainda seria algo novo para nós brasileiros, que até século passado nem conhecíamos tal expressão, assim, aqueles que têm grandes ideias e as coloca em prática acabam comumente relacionados como empresários ou administradores.

2. Conceito de Empreendedorismo

Segundo Dornelas (2001), empreendedorismo é quando uma pessoa ou um grupo têm ideias e as coloca em prática, sem medo de arriscar, com criatividade e visão de mercado, com pretensão de criar novos produtos e ou serviços e com isso quebram um ciclo que até então não faziam parte. Um empreendedor tem amor pelo que faz e nunca irá cansar de criar e sempre irá transformar seu local de vivência, ele é hábil no processo gerencial e busca sempre fazer negociações positivas, assim, seu objetivo empreendedor estará garantido.

Segundo Dornelas (2001), as pessoas que vêm oportunidades no empreendedorismo não têm medo de arriscar e principalmente de errar, pois com eles se tornam mais exigentes, inclusive consigo mesmo, pois só assim que alcançarão independência financeira e muito sucesso ao longo de sua carreira.

Segundo Dornelas (2001), o empreendedorismo é um envolvimento de pessoas e de processos. O empreendedor é aquele que consegue ver a oportunidade e cria meios para que as coisas aconteçam. Ele deve ter iniciativa, criatividade, vontade de inovar e amar o que faz, além disso, o empreendedor tem que ter uma visão futura sobre a organização, saber gerenciar equipes, ter dinamismo, assumir o risco de fracassar e conseguir utilizar os recursos disponíveis e com criatividade para mudar o meio socioeconômico onde vive. 

Um empreendedor é visionário, por isso, direciona suas atividades para o lado estratégico das organizações, por sua vez, o administrador coordena as atividades diárias. Segundo Dornelas (2001), a diferença entre eles podem ser comparadas a cinco dimensões de negócios, sendo elas: orientação estratégica, análise das oportunidades, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial, sendo assim, um empreendedor está voltado para o futuro e é estratégico e o administrador no presente, tendo controle e planejamento em suas decisões e ideias.

Segundo Dornelas (2001), empreender é colocar em prática, inovar, ter iniciativa e comprometimento. Ser um empreendedor é ser ativo ao ponto de transformar situações adversas em estratégia, é transformar o ambiente monótono em ação.

Segundo Dornelas (2001), o empreendedorismo é voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, estando relacionados à criação de um projeto, tem origem no termo empreender, ou seja, realizar, fazer ou executar. O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

Podem ser citar como características do empreendedor:

  1. - Criatividade;
  2. - Capacidade de organização e planejamento;
  3. - Responsabilidade;
  4. - Capacidade de liderança;
  5. - Habilidade para trabalhar em equipe;
  6. - Gosto pela área em que atua;
  7. - Visão de futuro e coragem para assumir riscos;
  8. - Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio;
  9. - Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas);
  10. - Saber ouvir as pessoas;
  11. - Facilidade de comunicação e expressão.

3. O processo empreendedor

3.1. Identificar e avaliar oportunidades

Segundo Dornellas (2001), no processo empreendedor devemos avaliar com cuidado as oportunidades, pois elas produzem resultado e crescimento, e são tão difíceis e exigentes quanto os problemas. Nas habilidades devemos usar a inteligência e a racionalidade, analisar os fatos e controlar as emoções. As metas são desafios a serem cumpridos para que possamos ter a recompensa de um trabalho bem sucedido. A situação de cada competidor é diferente, porém a grande maioria está se especializando para atender as necessidades do mercado e de seus clientes. Todo empreendedor deve saber identificar e avaliar uma oportunidade, pois ela pode aparecer ou passar uma única vez.

  1. - Criação e abrangência da oportunidade: é preciso criar uma ideia, analisar se ela vai ter oportunidades no mercado, e analisar também a abrangência da oportunidade;
  2. - Valores percebidos e reais da oportunidade: é preciso também analisar os valores percebidos e reais para ver se realmente vai valer apena  tal oportunidade;
  3. - Riscos e retornos da oportunidade: toda oportunidade vai te dar riscos e retornos, mas é preciso arriscar para saber se vai dar certo ou não, se não der certo tudo o que foi investido na tal oportunidade obviamente será perdido e também servirá de lição para as próximas, no entanto se arriscar e dar certo poderá trazer grandes retornos.
  4. - Então é preciso fazer toda uma analise para que haja sucesso em um negócio.

3.2. Desenvolver o plano de negócios

3.2. Desenvolver o plano de negócios

3.2.1. Sumário Executivo

É um resumo das principais informações que constam no plano de negócio.

3.2.2. O conceito do negócio

Destinado a descrever a empresa, seu histórico e crescimento.

3.2.3. Equipes de Gestão

Recursos Humanos, Recursos Financeiros, Produção, Marketing (Produto, Praça, Promoção e Comercial).

3.2.4. Mercado e Competidores

Conforme Dornelas (2001), o autor do plano de negócios deve mostrar para os executivos da empresa que conhecem muito bem o mercado consumidor do seu produto/serviço (por meio de pesquisas de mercado): segmentação, crescimento desse mercado, características do consumidor e localização, análise da concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com