TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Comportamento Organizacional

Equipe: 

Professora: Profª . Ma. Cristiane Vinholi de Brito

Atividade Prática Supervisionada

Trabalho Acadêmico

Acaraú – CE, 19 de abril de 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Pólo Acaraú

Felipe

Márcia

Valquíria

Eduardo

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ACARAÚ

2012

INTRODUÇÃO

Atualmente, ser um administrador não é mais suficiente para a condução de empresas ao sucesso, porque não basta saber como planejar, organizar e controlar. As mudanças constantes no mercado exigem pessoas capazes de lidar com desafios, autoatualizadas, empreendedoras, líderes que trabalhem com eficiência e eficácia e que conduzam sua equipe com maestria nesse processo.

Com a revolução industrial e mais recentemente com a revolução técnico – científica – informacional a pressão sobre as empresas vem aumentando e exigindo de seus gerentes recursos para o enfrentamento de situações instáveis e inesperadas e que estes conheçam em profundidade os quesitos que constituem o estudo de Comportamento Organizacional.

As empresas necessitam estarem aptas às mudanças e para isso devem ter a capacidade de aprenderem continuamente, de relacionar o leque de informações disponíveis com sua realidade, de desenvolver novas competências, de inventar e se reinventar.

Como salienta Peter Drucker: “Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa." Essa frase resume a importância do estudo do comportamento Organizacional. É o ser humano que determina o sucesso ou o fracasso de uma instituição, ele é o responsável pelas atitudes que fazem o diferencial, que criam vantagens competitivas. Portanto, ao se investigar o impacto do comportamento dos indivíduos, grupos e estrutura cria-se a possibilidade de prever, explicar, compreender e intervir na dinâmica organizacional, promovendo a melhoria e eficácia organizacional, aumentando sua produtividade e o desempenho de seus colaboradores, dentro de uma perspectiva de qualidade de vida e satisfação do indivíduo no trabalho.

Muitas pessoas consideram eficiência e eficácia conceitos iguais, mas na verdade elas possuem significações distintas. Ambas nos auxiliam a avaliar o sucesso da empresa e a necessidade de transformação. Porém a eficiência diz respeito a capacidade de administrar (produtividade) de produzir mais gastando menos, enquanto a eficácia se refere a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo, para se alcançar determinado objetivo.

Para uma organização se sobressair e permanecer no mercado é necessário unir essas duas características e para isso o bom administrador deve avaliar o mercado no qual está inserido, buscar os melhores métodos de produção, inovar, conhecer as necessidades da população, selecionar os melhores funcionários, ter percepção de si, do outro e do mundo e tomar atitudes positivas embasadas nessa percepção.

Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si é o alicerce para se fazer a coisa certa da forma certa.

CAPÍTULO 1[pic 1]

Comportamento Organizacional é o estudo das ações e atitudes dos indivíduos dentro de uma organização, objetivando promover e aumentar a produtividade da instituição. Utilizando para isso as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores. Pois ao mesmo tempo em que possibilita aumentar a motivação (a satisfação pessoal do funcionário) maximiza também os resultados positivos do empreendimento.

Segundo Derek Pugh o Comportamento Organizacional é “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. Já John Ivancevich diz que “O Comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”.

Percebe-se que os dois conceitos se aproximam e mostram a importância do comportamento organizacional como ferramenta eficaz no sucesso da organização, ao tempo em que estuda comportamentos observáveis, lida com ações internas como pensar, perceber e decidir, que acompanham as ações externas e além de estudar o individuo em si o analisa como membro integrante de grupos maiores, grupos que interagindo de um modo adequado (tendo objetivos em comum) conseguem alcançar bons resultados.

        Observamos isso na teoria Geral dos Sistemas, onde há a divisão entre sistemas abertos e fechados, conforme nos mostra o quadro abaixo:

Sistemas abertos

Sistemas fechados

Interagem com o ambiente externo

Não interagem com o ambiente externo

Sistema aberto auto-regulável (vida diferencia-se da não vida - célula)

Sistema estático Simples (estruturas)

Vida vegetal, reino animal (divisão de tarefas, concepção da informação)

Sistema dinâmico Simples (mecanismos de relógios)

Ser humano e Organização social (Ação reflexiva; organização: conjunto de papéis enfeixados em sistemas por seus respectivos canais de informação)

Sistema cibernético simples (termostato)

Assim, conclui-se que o objeto de estudo do Comportamento Organizacional são os sistemas abertos que são partes que se inter-relacionam, interatuam e interdependem para atingir um fim comum.

Fonte (Livro comunicação e Comportamento Organizacional de Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes; e Mônica C. Kloeckner – edição 2010).

CAPÍTULO 2

A inovação tem se destacado no mundo dos negócios, é uma das características essenciais para a obtenção do sucesso de uma organização e manutenção desta no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (344.1 Kb)   docx (558.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com