TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.423 Palavras (14 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Este trabalho visa o estudo e a reflexão sobre as alterações da Legislação societária, bem como impactos e reflexos ocasionados pela Lei 11.638/07, a qual regulamentou aspectos da Lei das S.As e MP nº449, que trouxe alterações na prática contábil através do Regime Transitório de Tributação – RTT e a Lei 11.941/2009 que atualizou regras no âmbito tributário . Diante dessas mudanças demonstraremos a importância que cada uma representou no alinhamento das práticas contábeis brasileiras às práticas internacionais e por que se tornaram um marco na contabilidade brasileira.

ETAPA 1

 AULA-TEMA: PERSPECTIVAS DA CONTABILIDADE INTERNACIONAL- ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE RELATÓRIOS FINANCEIROS - IFRS

O RESUMO: A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Evolução Histórica da contabilidade

A contabilidade surgiu quando ainda não existia a moeda, sem o homem ter conhecido a escrita e os números. O homem começou a se questionar sobre o seu rebanho. Sendo ele ambicioso, tinha desafios, e queria aumentar as suas riquezas. Era o inicio da contabilidade a 4.000 anos A.C.

De inverno a inverno, o pastor contava o crescimento do seu rebanho. Através de pedrinhas, o resultado do acréscimo era o Lucro. Todavia ainda tinha o estoque de lã que era vendida para adquirir instrumentos de pesca e caça, e ainda havia sobrado lã. E já estava na hora de tosquiar novamente as ovelhas. Dessa forma criou através de símbolos um inventário completo. Tinha o histórico do ano anterior e comparava com o saldo atual.

A contabilidade como ciência teve um desenvolvimento lento e longo. Somente no século XV, isto é após 5.500 anos é que a contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase lógica-racional.

No séc. XIV a XVI as ciências contábeis tiveram um impulso junto a diversos acontecimentos no mundo, como desenvolvimento das artes e da economia.

Em torno desse período tivemos Colombo iniciando as grandes descobertas, o mercantilismo, o surgimento da burguesia e o protestantismo, entre outros.

Frei Luca Pacioli, nascido na Itália, em 1445, estudou filosofia e frequentou a famosa biblioteca de Urbino, onde se tornou um matemático. Aos 27 anos se tornou monge.

Em 1494 o Frei Luca Pacioli criou o método das partidas, expressando a causa efeito do fenômeno patrimonial. (este método era praticado antes, ainda no séc.XIII). Mas Pacioli escreveu a primeira literatura contábil, consolidando este método das partidas dobradas.

Em 1920  foi criada a escola norte americana com ênfase ao usuário da informação da contabilidade, à contabilidade aplicada,  a auditoria, à busca pela qualidade.

        Enquanto a Escola europeia (italiana) tinha um excessivo culto à personalidade, enfatizava a Contabilidade Teórica e dava pouca importância à auditoria.

No Brasil até 1960 existia o guarda-livros. Na década de 1970 com o desenvolvimento da economia cresceu o mercado de trabalho para estes profissionais..Mudando de nome para contabilista. Criando os sindicatos da categoria.

O desenvolvimento contábil acompanha sempre o desenvolvimento econômico.

Hoje estamos rumo a harmonização internacional das normas contábeis adotando o modelo do IASC –(Internacional Accouting Sandards Committee).

A Internacionalização dos mercados, com necessidade de harmonização de princípios contábeis em nível supranacional.

Surge, então a necessidade de a teoria da contabilidade de custos adequar-se a qualidade total, sem perder as suas vantagens como comparativa de sistema de baixo custo.

         As Entidades Sindicais atuantes no Brasil são:

-O Conselho Federal de Contabilidade: cria as normas técnicas nacionais.

-O IBRACON- Instituto Brasileiro de Contadores.

-CVM – Comissão de Valores Mobiliários:  que assinam os melhores pronunciamentos para a contabilidade.

Em dez-2007 foi promulgada a Lei 11638 (Sociedade por Ações e Grandes empresas) a qual abriu a contabilidade Brasileira para contabilidade Globalizada. A partir desta data foi criado o CPC- Comitê de Pronunciamentos Contábeis, com membros de diversas entidades relevantes à contabilidade no Brasil. (vem divulgando alguns pronunciamentos os quais estão se tornando Instruções da CVM.)

O Banco Central junto com a Receita Federal tem atuação direta nas legislações contábeis. Temos ainda CRC- Conselho Regional de Contabilidade que auxilia com cursos, disseminação  das normas, e faz a fiscalização dos profissionais.

No Brasil a Leis das Sociedades Anônimas (Lei 6.404/76) é uma das mais avançadas do mundo. Alterada em alguns aspectos na Lei 11.638 de 2007.

O Brasil teve grande inflação por muitos anos, a qual contribuiu para o desenvolvimento de técnicas avançadas. Temos como destaque a Correção Monetária de Balanço a qual contribuiu  para a  Correção  Monetária  Integral, que é  um aperfeiçoamento dos ajustamentos pela variação do poder aquisitivo da moeda.

Hoje a Correção Monetária Integral é adota pelo Comitê de Normas Internacionais (IASC) e pela ONU (Organização das  Nações Unidas).

Necessidades Emergentes:

Estar atentos aos desenvolvimentos econômicos e sociais de nossa  sociedade,  suprir os usuários com sistema de informação o mais competitivo possível.

A informação e a sua teoria são os elementos fundamentais da revolução tecnológica.

A contabilidade sendo essencialmente informação e possuindo uma teoria subjacente e forte, terá todas as condições para permanecer em um campo de conhecimento extremamente útil para a sociedade em geral.

PASSO 2.

-Leitura do texto “Quem somos e o que fazemos “

-Pesquisar a cerca do Processo de Convergência às Normas Internacionais de contabilidade

PASSO 3.

- Leitura do material proposto através dos links.

PASSO 4.

-Entregar ao professor um parecer atendendo às solicitações abaixo:

1 - A empresa contratante recebeu com surpresa as novas normas de contabilidade e quer entender por que o mundo adotou um modelo padrão de normas  contábeis e por que o Brasil também aderiu a este modelo. Para tanto, solicita ao grupo um parecer que indique os fatos históricos que geraram essa necessidade, qual a estrutura por trás disso e quais os impactos positivos que trará a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (228.8 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com