TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTROLADORIA

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

A empresa Griffe dos Pneus Ltda. foi fundada em 1997 e sua sede (matriz) está localizada no Setor de Industrial de Goiania, Trecho 11, lote 1.080. Possui uma área de 6.000 M², com 4.085,40 M² de área construída, sendo que a característica básica é que existem áreas diferenciadas, com utilização para manuseio de mercadorias, carga e descarga de caminhões. Na matriz estão centralizadas todas as decisões. Nela estão os departamentos de: Controladoria, Financeiro (tesouraria e contas a pagar), Auditoria, Help Desk (suporte às filiais), TI (tecnologia da informação), Almoxarifado, Arquivo Central, Pessoal, Contabilidade, e o corpo da alta diretoria da empresa.

A maioria dos setores da matriz trabalha diretamente com o atendimento ao cliente interno, ou seja, com suas unidades de negócio em nível nacional. Atualmente, a organização estudada está presente em dez estados da federação, sendo eles PI, MA, PA, TO, GO, MT, MG, BA, ES e DF, atua nos segmentos abaixo discriminados, sendo que suas filiais estão assim distribuídas: Em Minas Gerais e Goiás estão localizadas 04 concessionárias de veículos, divididas da seguinte forma:

• Uma concessionária Iveco Caminhões, cidade de Uberlândia-MG;

• Uma concessionária Fiat veículos, cidade de Uberlândia-MG;

• Uma concessionária Fiat veículos, cidade de Araguari-MG; e

• Uma concessionária Fiat veículos, na cidade de Catalão-GO.

Mais 50 filiais nos demais estados estão atuando no segmento de venda de pneus, peças e serviços. Os processos de pagamentos de fornecedores, transações bancárias, vistoria de caixa geral/caixa recebimento/caixa pagamento, vistoria de documentos fiscais lançados em sistema pelas filiais, todos são centralizados nos departamentos da matriz, inclusive a área de auditoria Interna.

A sede da empresa Griffe dos Pneus Ltda. não possui departamento de vendas, por isso não gera receita. É um centro administrativo e de controle da empresa em questão, é voltado para administração e gestão de suas filiais, em procedimentos operacionais e fiscais no acompanhamento constante para o cumprimento das normas internas da empresa que são controlados pelos departamentos.

Descrição das Áreas da Empresa

Departamento de Controladoria

É responsável pelo controle das despesas da matriz e filiais, recomposição do fluxo fixo destas, pois é através dele que as filiais executam o pagamento das despesas. Outra atribuição deste departamento é cumprir e fazer cumprir as normas internas da empresa. Projeta objetivo a ser realizado pelas filiais, tendo como base os resultados dos exercícios anteriores. Utiliza-se das normas internas e das metas impostas pela alta diretoria para cumprir as propostas de redução do custo operacional.

Divisão de Auditoria

Responsável por auditar as filiais, efetuando levantamentos internos de forma consistente e responsável, sempre atendendo as solicitações da alta Diretoria, com intuito de reduzir a margem de erros e fraudes.

Departamento de Contabilidade/Fiscal

Responsável pela contabilização da Matriz e filiais, bem pela geração de demonstrativos contábeis e financeiros.

Departamento de Processamento de Dados/Tecnologia da Informação

Responsável por buscar novas soluções e melhorias para os sistemas computacionais, ou seja, voltada para tecnologia da informação da empresa (customização), além de prestar apoio a problemas sistêmicos e recorrentes das filiais.

Departamento de Pessoal

Responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com