TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Comportamento Organizacional

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO 4 Definir Percepção e Comunicação e relacionar os conceitos à arte de administrar

A PERCEPÇÃO.

       Percepção é o processo pelo qual as pessoas organizam e interpretam  informações    

captadas pela visão e de uma forma natural organiza e estrutura os elementos qua podem ser através das semelhanças ou proximidades. Usando algumas  estratégias perceptivas  definir facilmente pela sua qualidade, forma, claridade do ambiente são elas:

A estrutura – Semelhanças ou Proximidades

Segregação -  Figuras em fundos indefinidos e reentrantes;

Pregnancia - Figuras de boas formas, ou seja, simples, regulares, simétricos e equilibrados;

Constancia – Tamanho, forma e cor;

Temos também a percepção da profundidade e da distância que são :

 - Indicadores fisiológicos:

Acomodação do cristalino;

Convergência binocular;        

Disparidade retiniana;

- Indicadores ambientais:

Contraste luz-sombra;

Perspectiva;

Tamanho relativo;

Nitidez;

       Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos, a medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera.

       Diversos experimentos com percepção visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações. As ilusões de óptica e alguns jogos, como o dos sete erros se baseiam nesse fato, passa-se a considerar cada vez mais a importância da pessoa que percebe, estuda tudo em sua volta, analisa, tira informações e processa de forma que possa lhe ser útil, presença e a condição do observador modificam o fenômeno.

               

Comunicação

A comunicação sempre estive presente na evolução das estratégias empresariais e na própria evolução das organizações e cada vez mais, assumido um papel importante na prática de gestão empresarial no mundo globalizado.

A comunicação tem basicamente sete elementos: a fonte; o emissor; a mensagem; o receptor; o canal de comunicação; o código, o qual pode ser verbal ou não;  o sistema de comunicação.    

               Comunicar significa interagir, estabelecer um contato que tem por objetivo transmitir informações, buscar um entendimento  e estabelecer a compreensão. Existem três principais elementos de do discurso em uma estratégia de comunicação:

Ethos – Visa a credibilidade pessoal do emissor

Pathos – Desperta as emoções dos ouvintes e os faz concordar com a mensagem

Logos – Pode ser trabalhado por dois caminhos: argumentativo ou indução.

              Comunicação é um campo de conhecimento da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.

               Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as conversas pessoais, troca de e-mails, etc...

                A Comunicação é primordial em uma organizacional empresarial, compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa, junto aos seus públicos de interesse consumidores, empregados. ou junto à opinião pública

                A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens) , o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.

                Hoje, exige-se do profissional da área não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com