TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CONTROLADORIA

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

1.Introdução

Esta primeira etapa das Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) terá como abordagem o papel do controller no ambiente empresarial, a definição de missão, da estrutura da controladoria e do sistema de informação de controladoria. Passando assim a buscar assimilar e compreender o significado que a controladoria em nosso meio.

2.Desenvolvimento

2.1 O papel do controller e o emprego de um sistema de informação

Ao analisar o papel desenvolvido pelo controller, notamos que é essencial seu amplo conhecimento na área contábil, além de ser conhecedor das aplicações da Tecnologia da Informação (TI), pois o profissional deverá alinhar-se a essa área para buscar dados e transformá-los em resultados, também há a necessidade do controller ter domínio sobre os procedimentos que deve exercer na área em que se dispor a atuar.

Com surgimento nos Estados Unidos, no início do século XX, a controladoria nasce para buscar dados, transformá-las em informações e consequentemente analisá-las, aplica-las e assim trata-las como resultado. Para tal três fatores se evidenciaram sendo eles a verticalização: onde as empresas compreendiam o controle centralizado, diversificação: onde havia a atuação em diversos segmentos, e expansão geográfica: que caracterizou o início da globalização.

Sendo assim entende-se que a missão da controladoria é interatuar com os vários segmentos buscando otimizar os resultados econômico empresariais, logo tendo por princípio a ser assegurado a continuidade da instituição no âmbito comercial externo. Tão necessariamente a controladoria oferece ao gestor informação que compreendidas resultam nas futuras delegações desse, colaborando assim com a incessante busca empresarial pela eficiência e eficácia.

Cada instituição possui um planejamento, este que é evidenciado como etapas e metas, objetivando alcançar a eficiência e eficácia no mercado. Para tal foi necessário o surgimento do sistema de informação, no qual se baseia em um conjunto de recursos; sendo eles materiais, humanos, tecnológicos e financeiros. Juntos trabalhados, oferecem dados a serem demonstrados em formato de informações, estas que otimizam e viabilizam o produto/serviço prestado pela instituição, consentindo assim galgar seus objetivos.

2.2 Conceitos

* O que se compreende por controladoria?

A controladoria se compreende pela fundamentação conjunta de princípios e metodologias originadas da ciência da contabilidade, administração, economia, psicologia e estatística, estas que conciliadas têm por função de orientar as instituições a galgarem seus objetivos.

* Qual o papel do controller na Era da Informação?

O papel do controller na Era da Informação compreende em utilizar de fundamentos científicos nas áreas da administração, economia, estatística e principalmente informática. Assim o profissional passa a buscar dados em cada segmento a ser estudado, logo analisa-os e com a utilização da tecnologia traduz esses dados em informações. A partir destas o controller visualiza o estado em que a empresa se encontra, procurando apresentar soluções para que quaisquer problemas que tiver afetando a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com