TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Administrativos

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.692 Palavras (27 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

1- Introdução ___________________________________________ 3

2- Desenvolvimento

Etapa 1_______________________________________________-4 á 7

Etapa 2_______________________________________________ 8 á 10

Etapa 3 ______________________________________________11 a 23

Etapa 4 ______________________________________________24 a 25

3- Conclusão___________________________________________

4- Referências Bibliográficas______________________________ 12

INTRODUÇÃO

A pesquisa trata-se de reconhecer e definir soluções para os problemas da Cafeteria Lamgar que se encontra em defasagem, os consultores terão de equacionar soluções pensando estrategicamente de modo que consigam reerguer a empresa que passa por dificuldades, com queda de vendas, caixa negativo, falta de capital de giro e insatisfação dos clientes, além dos funcionários desmotivados.

Através destas buscas pelas soluções será agregado e desenvolvido ao consultor capacidade para realizar consultoria e desenvolver o raciocínio lógico.

ETAPA 1

PASSO 1.

Uma empresa envolve diversos tipos de elaboração de planos e projetos. Atualmente algumas empresas não possuem planejamentos e assim não conseguem atingir resultados positivos. De fato abrir uma empresa é assumir riscos, porém quando há um bom planejamento a tendência será a ter sucesso.

Os primeiros passos para um planejamento eficaz é o mapeamento ambiental, no qual sondamos e coletamos informações a fim de reduzir qualquer tipo de incertezas. Assim algumas questões administrativas devem ser entendidas antes dos próximos passos.

Quais seriam as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Comandar uma empresa requer algumas habilidades, pois é necessário lidar com diversos desafios que vão desde ao acompanhamento de equipes e mante-las motivadas até traçar rotas de crescimento da empresa. Um bom gestor de sucesso precisa ter habilidades e conhecimentos;

Habilidades Técnicas: Envolvem o uso do conhecimento especializado, são habilidades ligadas à execução do trabalho e assim dominar conhecimentos específicos para executar trabalhos operacionais. Essa habilidade está relacionada com o “fazer’”.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...] consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.

Habilidades Humanas: É a habilidade de possuir um bom relacionamento pessoal. Envolvimento entre o trabalho com pessoas ou a facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Nesta habilidade há necessidades de capacidade de se comunicar, liderar, motivar, coordenar e resolver conflitos pessoais ou grupais. Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional.

Habilidades Conceituais: É a habilidade na qual visa a empresa ou organização como um todo. Um gestor com habilidades conceituais está apto a compreender diversas funções da empresa/organização e complementa-las entre si. Essa habilidade está relacionada com o modo de PENSAR e RACIOCINAR. A habilidade conceitual quando já exercida por um administrador dentro de uma organização é cada vez mais necessária e precisa estar sendo sempre desenvolvida para não haver limitações em relação a sua empregabilidade.

Assim um bom gestor necessita ter essas três habilidades relacionadas entre si. Além de terem de possuir competências como: conhecimento, perspectiva e atitude.

Conceito de Empresa, gestor e empresário?

O gestor é a pessoa que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelecem as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de liderança e de controle.

A empresa é um conjunto de meios técnicos, humanos e financeiros organizados com vista à concretização de um determinado fim econômico organizado de produção e circulação de bens e serviços para o mercado, exercida pelo empresário, em caráter profissional, através de um complexo de bens.

O Empresário segundo o novo Código Civil, artigo 966 “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços.”.

Assim seria a pessoa física titular pela empresa.

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

Sistema é um conjunto de elementos em interação. O Sistema aberto caracteriza-se por um intercâmbio de transações com o ambiente e conserva-se constantemente no mesmo estado, apesar de a matéria e a energia que o integram se renovarem constantemente.

O sistema aberto interage com o ambiente externo, assim empresas são sistemas abertos por que sofrem influências das variáveis externas. Estes sistemas valorizam as inovações, orientação para o mercado, e flexibilidade de processo.

Uma empresa é considerada um sistema aberto em função da interação com a sociedade e o ambiente onde ela atua. Uma empresa é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica, interação com seu meio ambiente, sejam os clientes, os fornecedores, os concorrentes, as entidades sindicais e muitos outros agentes externos.

Esta interação com a sociedade provoca influência nas pessoas, aumento nos padrões de vida e o desenvolvimento da sociedade.

O que é missão, visão e valores organizacionais?

O conjunto missão, visão e valores organizacionais representam a identidade organizacional da empresa. É uma forma de motivar a equipe, praticando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (219.9 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com