TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura de empresa

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

         O desenvolvimento do trabalho foi feito através de pesquisa feita junto à Contabilidade APC-Auditoria, Perícia e Contabilidade S/S Ltda, localizada em Juquitiba.

A seguir segue passo-a-passo para abertura de uma empresa:

PASSO 01 - Identificação dos empresários:

Deve-se verificar o tipo jurídico da empresa a ser constituída: Sociedade (Dois ou mais sócios) ou Empresa Individual (01 empresário);

Reunir a documentação dos empresários: 02 Cópias autenticadas da cédula de identidade, CPF e comprovante de endereços e se informar sobre o estado civil e regime de casamento de cada um, se forem casados.

 PASSO 02 - Identificação das atividades econômicas que a empresa desempenhará:

Verificar com os empresários a atividade principal que a empresa exercerá e todas as atividades secundárias. Se alguma das atividades pretendidas caracterizar a empresa como “INDÚSTRIA”, o processo de abertura não poderá prosseguir até que se obtenha junto a CETESB a licença de instalação da mesma. Este  processo deverá correr temporariamente junto à CETESB em nome de um dos sócios (Este processo costuma demorar em torno de 02 meses, então é aconselhável iniciá-lo o mais brevemente possível, em vista da quantidade de documentos requeridos pela CETESB: Plantas aprovadas/ART dos edifícios, licença de uso e ocupação do solo, licença do meio ambiente, comprovação da rede de esgoto instalada, mapa fornecido pela Planasa, etc.).

O processo de abertura de empresas no Estado de São Paulo é integrado e em conjunto entre a Junta Comercial/Receita Federal/SEFAZ/SP. Se a empresa for operar em ramo industrial, a SEFAZ/SP não dará o aceite/liberação para a continuidade do processo de abertura enquanto os campos “Protocolo CETESB” e “Licença CETESB” não estiverem preenchidos com os respectivos números das autorizações emitidas pela CETESB no pedido de CNPJ/MF, o que ocasionará a paralisação do andamento do processo.

 

Localizar na tabela CNAE os códigos das atividades pretendidas: link para consulta: https://cnae.ibge.gov.br/

 

 

PASSO 03 – Verificar a documentação do local da sede da empresa:

Verificar o endereço constante no IPTU do local da sede se o mesmo está batendo com o endereço real. Se o IPTU não estiver em nome de um dos sócios, será necessário posteriormente elaborar contrato de aluguel ou autorização para uso entre o proprietário e um dos sócios da empresa. A Prefeitura de Juquitiba, dependendo do tipo e local da empresa, poderá exigir adicionalmente quanto ao local da empresa: Habite-se, Alvará do Corpo de Bombeiros e Alvará da Vigilância Sanitária. 

PASSO 04 – Elaboração do Contrato Social de Constituição (Em caso de sociedade empresarial):

Elaborar o contrato social de constituição da sociedade empresarial, de acordo com o novo código civil, com a determinação dos percentuais de participações de cada sócio e suas incumbências e demais cláusulas que regerão a sociedade (Exemplo em anexo: Contrato Social – Keramas Restaurante Ltda. – É de um cliente da APC Contabilidade, por favor não reutilizar os dados constantes neles).

Deve-se decidir aqui quanto ao porte da empresa, levando-se em conta o faturamento previsto para a mesma: Microempresa, Empresa de Pequeno Porte ou Normal. O porte da empresa não deve constar no contrato de constituição, devendo ser mencionado somente nas alterações contratuais futuras da empresa. 

PASSO 05 – Elaboração do Processo de abertura no site da Junta Comercial do Estado de São Paulo - JUCESP:

Consultar no site da Junta Comercial se o nome pretendido pela empresa está disponível (Site da Junta Comercial – Link: Consulta de nome empresarial:https://www.jucesponline.sp.gov.br/pesquisa.aspx?IDProduto=7. Se o nome pretendido para a empresa já estiver em uso ou for muito similar a algum existente, será necessário alterar para outro disponível ou acrescentar denominação que o diferencie dos existentes. Imprimir o documento de consulta (Autenticado com o selo digital da Junta), em 01 via, que deve ser anexado ao processo.

 

Proceder com o processo de abertura no site da Junta Comercial do Estado de São Paulo: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/. Será necessário entrar no sistema com certificado digital (Qualquer um, não é necessário ser certificado de contabilista ou de um dos sócios). Após a autenticação com o certificado, na parte de cima da tela seguinte, clicar em “Sociedade”, depois em “Constituição” e seguir preencha os dados das telas seguintes (Os dados informados devem ser idênticos aos do contrato social de constituição). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com