TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Administração Financeira

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Administração Financeira

Débora Helena Penna Ribeiro

 R.A 6442298959

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Administração Financeira

Ciências Contábeis

Anhanguera Guarulhos

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Administração Financeira, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa sob orientação do tutor Fabrício Dos S S Viegas.

Anhanguera Educacional

2015

SUMÁRIO

Introdução......................................................................................................................03

Desenvolvimento...........................................................................................................04

Conclusão......................................................................................................................07

Referências Bibliográficas............................................................................................08



                                                          INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem por objetivo realizar a demonstração de que o custo de capital implica a necessidade de estimar o risco do investimento. O custo do capital trata da retribuição que irão receber os investidores por injetarem capital na empresa, isto é, o pagamento que obterão os acionistas e os credores.

O custo do capital tem efeito sobre as operações da empresa e, obviamente, afeta a sua lucratividade. Os proprietários ou terceiros, ao investir ou aplicar recursos em uma determinada empresa, exigem um retorno mínimo a título de remuneração do seu capital.

Para isso, veremos a seguir os critérios de análise e os conceitos para uma melhor verificação sobre os riscos do investimento.

O conceito do valor do dinheiro no tempo surge da relação entre juros e tempo. O dinheiro pode ser remunerado por certa taxa de juros em um investimento, por um período de tempo, sendo importante o reconhecimento de que uma unidade monetária recebida no futuro não tem o mesmo valor que uma unidade monetária disponível no presente.

Para compreender este conceito é necessário desconsiderar a inflação. Para isso, supõe-se que a inflação atinge todos os preços da mesma forma, sendo, portanto, anulada no período considerado.

Conclui-se, pelo fato do dinheiro ter um valor no tempo, que a mesma quantia em real ou dólares, em diferentes épocas, tem outro valor, tão maior quanto à taxa de juros exceda zero. Por outro lado, pode-se dizer que este dinheiro varia no tempo em razão do poder de compra de um real ou dólar ao longo dos anos, dependendo da inflação da economia, como será visto adiante.

Custo de capital é associado ao retorno que determinado investimento deve proporcionar, sendo definido como a taxa de remuneração exigida pelos investidores, tendo em conta o risco do negócio. Para as empresas, o conceito de custo do capital se relaciona com as decisões dos investidores sobre os ativos onde se deve investir e a forma de fazer, focando a maximização do valor da empresa.

Geralmente, só serão levados à frente os projetos de investimento que garantam, no mínimo, rentabilidades iguais às que são proporcionadas pelo mercado para investimentos de risco semelhante. Esta taxa de mercado seria o custo de capital adequado.

        A definição do custo dos capitais próprios é fundamental para que sejam realizados investimentos eficientes. Um custo muito pode repassar aos consumidores preços superiores aos preços competitivos. Um valor muito baixo vai permitir aos consumidores beneficiarem de um preço mais baixo no curto prazo, no entanto, poderá não primar pela eficiência.

O modelo mais utilizado é o CAPM (Capital Asset Pricing Method), em razão de ter uma base teórica e implementação mais simples. O modelo CAPM é um modelo que explica a diferença no risco e rentabilidade entre as várias empresas através de um único fator: a relação para com o mercado.

O custo de oportunidade dos capitais próprios pode ser igual à taxa de remuneração que é possível obter em investimentos sem risco, acrescido de um prêmio de risco.

O prêmio de risco do mercado corresponde à diferença entre a taxa de rendimento proporcionada pelo mercado e a que é proporcionada pelos investimentos sem risco. Corresponde, então, a uma previsão dos rendimentos que os investidores vão exigir no futuro para aplicarem o seu capital.

Reflete o risco de um determinado setor de atividade em relação ao risco de mercado, ou seja, reflete a variação da remuneração proporcionada pela empresa, frente à remuneração do mercado como um todo, assumindo que a empresa é totalmente financiada por capitais próprios.

Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a seo projeto por si é capaz de se pagar, se vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la ou se está sendo utilizada a melhor alternativa de investimentos.

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.

De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.

Existem alguns critérios de avalição dos investimentos que são: o VPL, a TIR e Payback.

O valor presente líquido (VPL) é definida como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e de seu período de duração. Os fluxos estimados podem ser positivos ou negativos, de acordo com as entradas ou saídas de caixa. A taxa fornecida à função representa o rendimento esperado do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com