TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ante Projeto

Por:   •  29/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

O tema da pesquisa submetido ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), oferecida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), refere-se a uma experiência como Jovem Aprendiz Administrativo no setor de Recursos Humanos em uma determinada empresa no município de Feira de Santana - BA. Nesta prática foi observada a atuação do psicólogo na organização de trabalho durante as atividades desempenhadas, como o processo de Recrutamento e Seleção para preenchimento do quadro de funcionários dedicado às pessoas com deficiência (PcDs).

Nos processos seletivos realizados, foram constatados que os candidatos que concorriam para as vagas estabelecidas para as PcDs, passavam pelo processo com os instrumentos e métodos utilizados não adaptados para o público em questão, o que promovia desconforto aos candidatos, gerando ansiedade, estresse e outros aspectos emocionais. Assim, mesmo na determinação de cotas pela lei, a pessoa com deficiência ainda adentra às organizações com muita dificuldade, já que estes prováveis colaboradores são trazidos como inadequados ao ritmo imposto pela produtividade. Além da inadequação dos candidatos, outra dificuldade apontada na literatura sobre a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é a falta de qualificação profissional e, às vezes, inexistência de escolaridade.

A vivência de alguns meses dentro de uma organização e, atualmente, com as pessoas com deficiência no Centro de Equoterapia permitiu a extensão do olhar para as possibilidades e potencialidades que uma pessoa com deficiência pode ter ou desenvolver. Assim, a pesquisa visa trabalhar com as reflexões sobre as articulações dos métodos e técnicas da psicologia organizacional com a temática da deficiência, possibilitando uma discussão de estudos e práticas da atuação profissional do psicólogo organizacional na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

[...] Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições (Art 3º da Resolução CFP Nº 002/2006).

Dessa maneira, percebe-se que a reflexão realizada propõe e possibilita o surgimento de novas práticas para o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão, sobre as demandas da sociedade, em caráter organizacional enquanto diversidade na organização. Tal maneira preconiza a promoção da saúde e qualidade de vida para cada sujeito no que refere ao seu estado físico, mental e social. É relevante compreender a influência das consequências da diversidade nas emoções e comportamento humano, no ambiente de trabalho.

2. JUSTIFICATIVA

No que se refere à prática profissional, Zanelli (2002) alega falta de transformações no processo de formação profissional, desde sua regulamentação em 1964. O autor aponta a falta de investimentos em pesquisas, a fim de possibilitar a ampliação e renovação da prática nas organizações. Ao constatar a realidade brasileira, preconiza a necessidade de repensar a formação e atuação no contexto organizacional para acompanharem as rápidas transformações que vêm surgindo nas organizações.

Com base nessa realidade, vivência e no compromisso pessoal e profissional de Psicologia é que surgiu o interesse em buscar novas práticas a partir das necessidades citadas anteriormente. A pesquisa, portanto, é de motivação pessoal, emergida de uma experiência na área vigente, a qual será para desenvolvimento de novas investigações, sendo do campo teórico ou prático. Isso, haja vista a precariedade em discussões acerca da atuação do psicólogo organizacional e do trabalho frente à pessoa com deficiência.

Na atualidade, a realidade da atuação profissional do psicólogo organizacional e do trabalho destoa o que consta em descrições literárias. Portanto, destaca-se a importância em agregar o conhecimento produzido na prática com o saber teórico, o que torna possível a reflexão e o olhar mais amplo para as demandas atuais manifestadas no mercado de trabalho e, também, para as pessoas que se apresentam à margem deste.

3. QUESTÃO NORTEADORA

• Quais as implicações e perspectivas da atuação do profissional de psicologia no ingresso e manutenção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho?

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A psicologia organizacional e do trabalho, surgiu em meados do século XIX, durante o processo de industrialização. Inicialmente, buscou-se procedimento para avaliar e selecionar empregados para as indústrias e militares. Com o passar do tempo, estendeu as atividades para treinamento e análise das interferências externas que afetam o trabalho.

Conforme Manual de Psicologia Organizacional (2007), elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) a atuação do psicólogo organizacional e do trabalho nos Recursos Humanos (RH) é pautada nos seguintes objetivos:

• Integrar a força de trabalho à base das tarefas e responsabilidades;

• Orientar os processos de recrutamento, seleção e alocação do colaborador, conforme suas competências;

• Desenvolver programas de T&D específicos para a superação do gap e melhoria da performance profissional;

• Administrar salários e benefícios de forma a compensar os trabalhos na base das competências e especializações requeridas, complexidade de tarefas e responsabilidades;

• Fundamentar promoções e transferências de colaboradores através de cuidadosa distribuição de responsabilidades, atribuindo-se igual salário para igual trabalho e desempenho;

• Revisar, prevenir e corrigir condições de trabalho que se mostrem perigosas, desnecessárias e/ou insalubres;

• Fornecer um diagnóstico da organização em termos de desempenho, qualidade e quantidade, que possibilite à empresa ser mais competitiva no seu mercado de atuação.

O desempenho das atividades fundamenta-se nas características do trabalho, do trabalhador e da execução do trabalho. Diante disso, entende-se que o papel do psicólogo em uma organização vai além do que era proposto anteriormente, levando-o à execução de possiblidades em novos instrumentos e técnicas em adequação às novas demandas.

Ao final do século XXI, percebe as grandes transformações na organização e nas relações de trabalho. Atualmente, o mercado de trabalho é caracterizado pela sua diversidade. O conceito de diversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com