TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cooperativas como Agentes de Distribuição de Renda no Estado do PA

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

As Cooperativas como Agentes de Distribuição de Renda no Estado do PA

Muito se tem discutido, hoje em dia, acerca do Cooperativismo onde não é algo novo, pois surgiu no ano de 1844 e se tornou atualmente uma importante forma de organização onde visa um grupo de pessoas com interesses mútuos baseados numa gestão participativa, democrática e possibilita autonomia para seus associados. Para Menezes (2012), O cooperativismo vem ganhando força pelo mundo onde promove o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, gerando qualidade de vida para os indivíduos e comunidades onde está presente. No Brasil, o cooperativismo está fortemente presente nas regiões sul e sudeste e aos poucos vem se expandindo em todas as regiões.

Para a região norte, especificamente no estado do Pará podemos destacar sua forte participação no ramo agropecuário, crédito e transporte. Como exemplos, cooperativas de transporte alternativo intermunicipal e de taxis;

Para as cidades paraenses as sociedades cooperativas têm importante papel no desenvolvimento socioeconômico. Consegue de maneira eficiente desempenhar seu papel de diminuir as desigualdades; implantar a filosofia que juntos somos mais fortes, e com isso atrair cada vez mais as pessoas para que venham fazer parte da associação e ver os benefícios que a mesma venha a oferecer.

Devido a grande expansão do estado paraense, é nítido os contrastes de desigualdades socioeconômicas que a mesma apresenta e as sociedades cooperativas conseguem minimizá-las. No quesito geração de emprego, contribui para a melhor qualidade de vida, onde famílias inteiras hoje se dedicam exclusivamente para a mesma sendo sua única fonte de renda, conseqüência disso e a diminuição da violência. Na parte de infra-estrutura significa investimento. Na questão social emperra a idéia de igualdade, fortalecendo a idéia da democracia.  De maneira geral, conforme afirma Ban Ki-moon, secretário geral da ONU; “Desigualdade é um obstáculo para o desenvolvimento, privando as pessoas dos serviços básicos e oportunidades para construir uma melhor vida para eles e seus filhos.”

Em virtude dos fatos mencionados o cooperativismo contribui para o crescimento econômico e bem-estar social onde valoriza o capital humano. Seu importante papel de aplicar seus recursos financeiros em sua própria área de abrangência e assim beneficiar a comunidade ali presente. A experiência da gestão democrática, fortalecendo os princípios da igualdade e da democracia participativa.   Muitas conquistas foram alcançadas ao longo dos anos, mas ainda há muito que ser feito para expandir a cultura cooperativista e ressaltar seu impacto socioeconômico nas diferentes regiões do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com