TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Científicos da Contabilidade

Por:   •  2/4/2017  •  Ensaio  •  4.671 Palavras (19 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 19

ASPECTOS CIENTÍFICOS DA CONTABILIDADE

Milena Rayane Lopes dos Santos

        A necessidade de investigação em pesquisas vem crescendo paulatinamente nos últimos anos na graduação, não ficando restrita apenas no campo da educação, mas estendendo-se em diversas áreas como a Ciência Contábil. O ensino tradicional em que o discente tinha um papel receptor em sala de aula e o docente apenas passar a aprendizagem, vem sendo modificada por uma dinâmica maior tanto do aluno como do professor. O âmbito da contabilidade exige buscas diferenciadas e métodos que supram tudo o que precisa ser estudado, afim de que continue havendo a evolução do saber neste campo. Mas, há ainda barreiras e paradigmas a serem derrubados, para que a educação contábil cresça sem limitações. O numero de pesquisadores ainda é mínimo, não se tem investigação difundida, além de ser uma área nova com poucos programas de pós-graduação e mestrados. Todavia, esse espaço está sendo conquistado consideravelmente através de congressos, linhas de pesquisas, estudos aprofundados e com isto tem ganhado mais seguidores e curiosos.

        A contabilidade é tão antiga quanto a história da humanidade, está atrelada as necessidades de demonstração que o homem fazia através das pinturas em cavernas, em que era uma forma de coordenar e controlar tudo o que caçava ou pescava. Posteriormente, com o surgimento do comércio e trocas de mercadorias, a preocupação cresceu em mensurar tudo o que entrava e saía em determinado estabelecimento. Ligado a isto o homem tinha em mente aquilo que poderia economizar e render, a fim de aumentar a posse, o lucro e seu rendimento, então ele recorreu aos registros e a medida que aumentava a complexidade o controle se refinava. Atualmente, existem diversas formas de registros contábeis, as quais são fundamentais à tomada de decisão dentro da economia global, tais como: Demonstração do Resultado do Exercício, Balanço Patrimonial, Balancetes de Verificação, nestes pode-se observar se a entidade está em situação favorável ou não, em algum período de tempo, tem a função de facilitar a análise financeira da empresa agrupando as contas de forma compreensível e completa.  

        Marion (2005) salienta que a profissão contábil está passando por um momento de mudança em que a mecanicidade dá lugar a técnica e informação. Visto que, em um mercado competitivo como o contemporâneo, o contabilista não pode continuar na singularidade de um papel antigo de escriturador ou guarda-livros, no qual tinha como função o registro de transações já ocorridas em meio a documentos e livros de capa preta. Então, o profissional deve se adequar a constante evolução, trazendo dentro de si a diferenciação que o capitalismo procura. Abandonar o tradicionalismo é essencial ao individuo que quer ser reconhecido dentro da contabilidade, o que buscam de um profissional nas empresas é a capacidade em dar suporte tanto fiscal como também gerencial, além de atenção a clientela, tem que mostrar a direção sobre os negócios da empresa, oferecendo as interpretações das informações, capaz de influenciar a tomada de decisão e direcionar o meio que a empresa deve seguir.

“A medida que foram aparecendo, como consequência da evolução dos tempos e das organizações, os outros ‘players’, a contabilidade foi se transformando, aos poucos, de um engenhoso sistema de escrituração e demonstrações contábeis simplificadas, num complexo sistema de informação e avaliação, com características científicas, institucionais e sociais de relevo e tendo, como objetivo central, suprir necessidade informacional de seus usuários internos e externos à entidade a que se refere” (IUDICÍBUS, 2005, p. 11).

O quadro abaixo é uma demonstração da evolução do contador, uma comparação entre as exigências de ontem e hoje.

ONTEM

HOJE

Baixa competitividade

Competitivo

Comércio tradicional

Globalização

Ênfase na escrituração

Ênfase nos negócios

Ensino comercial

Ensino de gestão

Busca pela padronização

Adaptação aos negócios

Pouco envolvimento nos negócios

Proposição de soluções

Baixa complexidade das operações

Operações virtuais

Não utilização da TI

Uso intensivo da TI

Luta pelo reconhecimento

Profissão fundamental

                                    Fonte: Elaborado pela autora.

         Com a série de modernizações que a contabilidade vem passado nos últimos anos, principalmente em razão da convergência aos padrões contábeis internacionais (IFRS, na sigla em inglês que abrevia International Financial Reporting Standards) e da instituição do Exame de Suficiência. É natural que as mudanças provoquem alterações tanto nos princípios da contabilidade quanto no formato da prestação de contas das empresas. No Brasil, somente os cursos de Direito e Contabilidade se utilizam desse recurso para medir o conhecimento e nivelar o mercado. A avaliação demanda uma melhor preparação de quem almeja iniciar sua carreira na área Contábil e também a busca por um ensino de excelência pelos cursos de graduaçãoO exame de suficiência para os profissionais contábeis é uma forma de habilitação à inclusão do individuo como contador, por meio da Lei nº 12.294/2010, que alterou o Artigo 12 do Decreto-lei nº 9295/1946, o qual torna obrigatório o exame de suficiência do sistema CFC/CRCs (Conselho Federal de Contabilidade/Conselhos Regionais de Contabilidade). Deste modo, deixa explicito que os graduados nesta área somente poderão atuar a profissão após a regular conclusão de bacharel reconhecido pelo Ministério da Educação somado com a aprovação no teste e registrado no CRC a que estiverem sujeitos.

 “Com o Exame de Suficiência do CFC, damos mais um salto em direção à qualificação da área da Contabilidade, já que o registro comprova que o contador está realmente apto ao exercício na área. A avaliação é boa tanto para os profissionais, que demonstram seus conhecimentos, quanto para os empregadores, que poderão contar com especialistas certificadamente conhecedores dos princípios da atividade. Sem contar as vantagens para a categoria, que se fortalece pela valorização de seus integrantes” (POCETTI, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com