TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos introdutorios em ciencias contábeis

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.797 Palavras (20 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

                    SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANDRÉ DAVI SCHOLZE

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS COTÁBEIS

[pic 2]

SÃO CARLOS-SC

2012

ANDRÉ DAVI SCHOLZE

         

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis 1º Semestre  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Produção Textual Interdisciplinar Individual.

Orientadores: Equipe de Professores do 1º semestre

[pic 3]

SÃO CARLOS-SC

2012

                                                     SÚMARIO.

                                         

  1. INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------- 4.
  2. Conceito, objeto e objetivo da contabilidade------------------------------------------- 5.
  3. A escrituração contábil----------------------------------------------------------------------- 6.
  4. A contabilidade na gestão empresarial--------------------------------------------------- 6.
  5. Demonstrações contábeis – Balanço patrimonial e Demonstrações do resultado do exercício-------------------------------------------------------------------------------------- 7.
  6. A missão da empresa------------------------------------------------------------------------ 11.
  7. A visão da empresa--------------------------------------------------------------------------- 12.
  8. Processo  administrativo (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar)--------------- 14.
  9. Ambiente das organizações: Ambiente tarefa e Macro ambiente---------------- 16.
  10. Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade-------------- 18.
  11. Principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis----------- 19.
  12. CONCLUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------ 20.
  13. REFERÊNCIAS----------------------------------------------------------------------------------- 21.

INTRODUÇÃO

        Neste estudo vamos aprofundar vários aspectos da contabilidade, seus conceitos e objetivos, como é feito a escrituração contábil, a importância da gestão empresarial e das demonstrações, o que ela pode contribuir para a administração, também serão abordados a missão e a visão empresarial, o funcionamento do processo administrativo e o ambiente das organizações, orientar seus usuários nos itens jurídicos que hoje mais incidem no dia-dia das empresas e efetuando os cálculos essenciais para a tomada de decisões das organizações.

        

Cabe à contabilidade ter ações e identificação das mudanças que ocorreram no ambiente empresarial, de modo que os eventos contábeis sejam registrados da forma adequada, que sejam adotadas medidas para que haja flexibilidade na base dos dados contábeis. Com a frequência com que ocorrem mudanças no ambiente empresarial, a contabilidade precisa se adequar a essas necessidades.

        

Como sabemos a contabilidade é parte integrante das ciências mais antigas do mundo e desde seu inicio tem como finalidade o patrimônio das entidades, assim ao longo dos anos a contabilidade tem se modificado e adaptado às mudanças ocorridas na sociedade.

Assim podemos perceber que a contabilidade não é somente uma ciência que estuda números, mas que abrange todos os aspectos da vida humana, não ficando essa ciência restrita somente em empresas, mas para todas as pessoas que se interessem por informação.

                     

CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.

        

        Existem inúmeros conceitos, de vários autores, e entidades, sobre o que seja a contabilidade. Todos esses conceitos convergem nitidamente em seus enunciados para o controle do patrimônio através das informações prestadas pela contabilidade. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.

        Finalizando esse tópico sobre o conceito da contabilidade com algumas citações.

  • É a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. (Hilário Franco);
  • A contabilidade é uma arte. É a arte de registrar todas as transações de uma companhia que possam ser expressas em termos monetários. E é também a arte de informar os reflexos dessas transações na situação econômica, financeira dessa companhia (Nelson Gouveia).
  • A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover a seus usuários de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto da contabilização (IBRACON).

Define-se como objeto da contabilidade o seu campo de aplicação, o patrimônio das entidades econômicas, administrativas. Como patrimônio,

Como consequência da definição de contabilidade, pode-se afirmar que o objetivo é o controle do patrimônio  e fornecer informações sobre este aos usuários.

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

        

        A escrituração contábil é necessária à empresa de qualquer porte, como principal instrumento de defesa, controle e gestão do seu patrimônio, e isto vale para qualquer empresa: pequena, media ou de grande porte, todas possuem investimentos e um patrimônio inicial, que devem ser adequadamente mantidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com