TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Metodologia do Ensino Superior

Por:   •  2/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje, no dia a dia da educação, nos diversos níveis de ensino, podemos ver traços da educação tradicional convivendo com experiências de uma educação mais transformadora ou dialógica. Reflita e responda:

  1. A partir dos estudos realizados nesta disciplina e das suas experiências, faça um texto (de 15 a 20 linhas) explicando quais as características dessas duas metodologias de ensino (tradicional e transformadora).

Na metodologia do ensino tradicional o centro do processo de ensino-aprendizagem é o professor. O aluno se torna um simples receptor das informações veiculadas pelo professor, reproduzindo o conhecimento mesmo quando não tem a compreensão do mesmo e a sua aplicabilidade. Ao aluno, não cabe a tarefa de refletir, propor ou criticar, tudo já está pronto e organizado por um professor/profissional que domine determinado assunto ou matéria e vai “repassar” as informações. Segundo o educador Paulo Freire, no ensino tradicional o educador faz ‘comunicados’ e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem.

Por outro lado, o papel da metodologia transformadora é fazer a mediação entre a prática social do aluno e o novo conhecimento. Portanto, estimula a busca pelo conhecimento de modo crítico, criativo, reflexivo e contextualizado, por meio da pesquisa e estudo, desenvolvendo a autonomia intelectual do aluno. Esta metodologia de ensino investe na produção de conhecimento, colaborando para o avanço da ciência e da tecnologia, levando o aluno a perceber a relação entre o saber e a realidade vivida.

  1. Analisando sua trajetória acadêmica, você considera que seus professores adotaram uma tendência mais crítica ou mais tradicional? Por quê? Quais as dificuldades que você teria em relação à metodologia se você fosse professor?

Analisando minha trajetória acadêmica eu considero que os professores adotaram uma tendência mais crítica pois, além de usar a tecnologia a favor do ensino, como vídeo aulas, canais de comunicação entre professor e aluno, sempre estimulam os alunos a pensar e refletir nas atividades propostas.
Se eu fosse professora a maior dificuldade que teria seria ter uma comunicação mais “próxima” e tempestiva com os alunos, visto que é uma modalidade de ensino EAD.

Observação: espera-se uma reflexão pessoal. Se, além de seus comentários pessoais, utilizar reflexões de outros autores, não esqueça de citar as fontes.



Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com