TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps comportamento organizacional

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL TUCURUÍ – PARÁ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TUTOR PRESENCIAL: MARCOS BARCELOS FERREIRA

PROFESSOR EAD: MA. YAEKO OZAKI

BRENDA OLIVEIRA DOS SANTOS – RA: 413634

DIEGO RODRIGUES DA CUNHA – RA: 411311

JESSICA REIS DE SOUSA – RA: 416366

KARINA SANTOS DA SILVA – RA: 410502

NATALIA DE JESUS DAMASCENO– RA: 411578

TUCURUÍ/PA

2013

Sumário

1 – Introdução        

2 - Capitulo 1 - Definindo Comportamento Organizacional        

2.1 – Comparando Sistemas Aberto e Fechado        

3 - Capitulo 2 – Pesquisando Sobre Inovação        

4 – Capitulo 3 – Liderança e Trabalho em Equipe        

5 – Capitulo 4 – Percepção e Comunicação e a Arte de Administrar        

6 – Conclusão        

7 – Referencias Bibliográficas        

1 - Introdução

Este trabalho foi elaborado objetivando por em pratica todos nossos conhecimentos adquiridos nas aulas de Comportamento Organizacional, estudando o comportamento do individuo ou grupo dentro das organizações, identificado o que vem a ser comportamento organizacional e o que é uma organização e como ambos estão diretamente ligados.

Além disso, iremos mostrar as variais características que compõe o comportamento organizacional, como o meio externo pode interferir no comportamento do individuo dentro da organização, mostraremos que cada organização apresenta uma cultura que conduz o individuo que ali está presente. Mostraremos o papel essencial do ser humano, determinante do sucesso ou fracasso organizacional.

Falaremos também sobre dois pontos cruciais do CO, a eficiência e a eficácia. O que é eficiência? O que é eficácia?Como ser eficiente sem ser eficaz ou vice-versa. São conceitos que para a maioria das pessoas são a mesma coisa, mas quando analisados possuem significados totalmente diferentes, mostraremos que existe sim a possibilidade de ser eficiente mesmo sem ser eficaz.

Portanto, no decorrer desse trabalho será possível observar a importância do CO para as organizações, analisando sistemas abertos e fechados e identificando suas características e o que os diferenciam, além de mostra a importância da comunicação e da percepção e a relação que ambas matem com A Arte de Administrar. Por fim mostraremos que as aulas de CO foram bastante produtivas e esclarecedoras de duvidas.

2 - Capitulo 1 - Definindo Comportamento Organizacional

Primeiramente para se entender o conceito de Comportamento Organizacional, precisa-se saber o que é uma organização. Uma  organização vem a ser uma ou mais pessoas que realizam tarefas, sejam elas em grupo ou individual, atuando em um determinado ambiente em busca de um objetivo comum pré determinado.

Mas o que isso tem haver com Comportamento Organizacional? A resposta para essa pergunta é muito simples, basta você parar pra pensar que as organizações podem influenciar as ações e reações do individuo ou grupo no ambiente da mesma, visando incentivar a produtividade.

Portanto, Comportamento Organizacional vem a ser a forma pela qual se estuda de maneira sistemática as ações e reações de um individuo ou grupo no ambiente de uma organização.

Esse estudo tem como propósito identificar as causas e razões que propiciaram fatos, acontecimentos ou fenômenos, prevendo eventos futuros através de resultados previamente estabelecidos por uma ação especifica.

Essa ciência tem como resultado o incentivo da produtividade, reduzindo o absenteísmo, promovendo a rotatividade e a cidadania organizacional, melhorando as habilidades humanas e estimulando a criatividade.

Existem ainda outras definições de CO tais como a de Derek Pugh que define CO como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas” e John Ivancevich, para o qual CO é:

“O estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”.

Ambas as definições estão disponíveis no PLT (Programa Livro Texto 2011) Comunicação e Comportamento Organizacional.

2.1 – Comparando Sistemas Aberto e Fechado

Quando se fala em sistema fechado logo se tem a ideia de sistemas que não possuem relação com o meio, sendo assim não havendo comunicação, interação ou conexão com o mesmo, em contra partida sistema aberto são aqueles que possuem relações de inter-relacionamento com o meio exterior.

Sistema Aberto

Sistema Fechado

Relaciona-se com o ambiente

Não interação com o meio externo

São homeostáticas

Redução da ação dos trabalhadores

São regulados

Conservação da energia

Liberam resíduos para o ambiente

Não liberam resíduos para o ambiente

Seres vivos, sociedades e empresa.

Objetos físicos

3 - Capitulo 2 – Pesquisando Sobre Inovação

Inovação significa novidade ou renovação, a palavra é derivada do termo latino innovatio, além do termo correto que esta no dicionário, Foi perguntado a 20 pessoas o que elas entendiam por inovação 90% responderam que, é algo que vem mudar o que já esta tido como concreto, uma mudança que visa melhorar algo que já existe, é bom para manter-se no mercado realizar coisas  diferente , por algo novo e diferenciado do anterior para uma realização melhor de trabalho, entretanto os outros 10% disseram não ter ideia do que seria inovação .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (74.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com