TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps controladoria

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.703 Palavras (23 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 23

1 INTRODUÇÃO

O complexo e grandioso sistema de informação contábil de uma empresa requer grande habilidade a seu usuário, para que dele se retire as informações necessárias para uma boa gestão e tomada de decisão.

A presente atividade tem como modelo o processo de controladoria contábil, onde as decisões são tomadas com foco na missão, visão, valores e Estrutura da Controladoria da organização, além de conhecer na prática o trabalho de um profissional de controladoria ou controller, gerenciando e tomando decisões através de relatórios contábeis, que mostram a empresa ou indústria na sua forma mais real. A Controladoria pode propiciar mudanças já que seus relatórios são capazes de mostrar com tamanha precisão a situação real da empresa, até mesmo para fazer previsões futuras para um eventual investimento, como uma Filial ou uma ampliação da Indústria, a possibilidade de uma compra maior para um eventual estoque.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Etapa 1

Conhecer a importância de se estabelecer a missão, visão e valores numa organização, bem como conhecer na prática o trabalho de um profissional de controladoria são requisitos fundamentais na formação do estudante de ciências contábeis. Para o estudo teremos como base Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. que tem como missão: Fornecer soluções acessíveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo.

Segundo Padovese, a declaração de missão da empresa visa comunicar interna e externamente o propósito da organização e do seu negócio. Ela deve ser breve e reunir em poucas palavras as atividades da empresa, os mercados que quer atingir, os produtos e serviços que quer fornecer à comunidade, sua diferenciação e o seu papel em relação a seus concorrentes e às principais conquistas que a empresa quer atingir.

Visão: Ser uma empresa de classe mundial. Segundo Padovese, a declaração de visão é um conjunto preciso e bem elaborado de palavras que anunciam para onde a empresa está caminhando ou traçam um quadro do que ela deseja ser ou aonde quer chegar.

Valores: Ética, meritocracia, respeito as pessoas, compromisso com o cliente, sustentabilidade. Segundo Padovese, a declaração de valores é um conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades e operações de uma empresa, independente do seu porte.

Um profissional que atue na função de Controller ou gerente de controladoria precisa seguir alguns conceitos e aspectos importantes:

Qual a missão da controladoria na sua empresa?

Garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial. O controlador é o chefe da contabilidade, aquele que supervisiona e mantém os arquivos financeiros formais da empresa, embora suas funções não se restrinjam apenas as funções contábeis. Além disso, ele aumenta sua atuação e utiliza da contabilidade em aplicações gerenciais.

"A missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global". (CAGGIANO, 2004, p. 26).

Quais as principais funções de um Controller?

O Controller, é o profissional responsável pelo planejamento, coordenação, direção e controle das atividades de curto, médio e longo prazo executadas nas áreas de planejamento, controladoria e finanças.

Ele tem a função básica de extrair e consolidar informações relevantes, fidedignas e tempestivas, gerando relatórios para auxiliar a tomada de decisões dos gestores de cada área específica, bem como para a diretoria da organização, identifica pontos deficientes ou que podem ser melhorados para contribuir no incremento da rentabilidade e lucratividade da empresa, monitorando exposições ao risco.

Está entre as funções do controller, realizar a analise de empenho, análise e proposta de ações para a equipe de gestão, contabilidade, gestão de liquidez de ativos de controle, finanças, planejamento fiscal, governança corporativa, conformidade e garantia, gestão de riscos, análise de viabilidade de projetos e na redução de custos e melhorias contínuas na produtividade.

Quais os maiores desafios da profissão?

É manter uma relação entre os executivos do Staff e os de linha na organização, suprindo as áreas com análise de desempenho econômico e financeiro, interagindo quando as áreas estão acima ou abaixo da meta estabelecida. Ter a responsabilidade de fornecer relatórios com análise por setor e da empresa sobre o andamento das metas estabelecidas.

Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

Não basta ter somente as ferramentas de Controladoria, é necessário o profissional que faça a análise, que interprete os números e que sugira alternativas de condução do negócio e as respectivas melhorias de resultado, pode-se optar por profissionais de dentro da própria empresa que venham a se especializar, como também, contratar uma empresa terceirizada do ramo, é necessário ter muita dedicação e compromisso, pois qualquer atitude ou ordem errada poderá ocasionar uma grande perda no processo decisório.

Importância da auditoria interna

A auditoria interna tem grande importância dentro das organizações, frente a uma nova realidade de um ambiente globalizado, sua contribuição é muito significativa para a gestão eficaz dos negócios. Nas organizações a auditoria interna deve ser de um "agente visionário", com atitudes e ideias voltadas para alavancar resultados, e não somente exercer atividades de controles internos. O profissional deve estar permanentemente atualizado, através de estudos, e adequando-se e adaptando-se as novas e constantes exigências do mercado.

É também uma ferramenta que auxilia a administração da empresa, assegurando que os controles internos e rotinas de trabalho estejam sendo habilmente executadas e que os dados contábeis merecem confiança.

A auditoria interna passou a ser um instrumento amplo controle para os administradores, através de suas atividades de trabalho serve à administração como meio de identificação de que todos os processos internos e políticas definido pela companhia, assim como sistemas contábeis e de controle interno,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com