TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Comportamento Organizacional

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA

NOME DE ALUNO:

        COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: algumas reflexões        

cidade

2012.

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

NOME DE ALUNO:

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: algumas reflexões

Trabalho apresentado à disciplina de ....da Faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial para aprovação na disciplina, sob a orientação do professor

cidade

2012.

Comportamento Organizacional: algumas reflexões

Introdução

Este trabalho visa discutir sobre os conceitos de Comportamento Organizacional, enfatizando as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, lançando-se mão de conceituações, teóricos, estudiosos da área e experiências profissionais. Inicia-se, primeiramente, com definição do que é uma organização, posteriormente, o que é e qual a finalidade de um administrador, e, por último, discussão do real significado do comportamento organizacional e sua contextualização.

Primeiramente, definiremos rapidamente os termos “organização” e “administrador”. Para tanto, defini-se empresas como sendo organizações, como por exemplo, escolas, igrejas, clubes, hospitais, bem como os órgãos públicos. Além disso, uma organização é uma unidade social organizada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente ininterrupta, que visa atingir uma meta comum.

Outra peça relevante nesta discussão são as pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização. O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham, dos papéis que assumem ou das habilidades que demonstram.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar.

As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do comportamento organizacional.

De modo particular, investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Aprofundando o tema:

Quando falamos em habilidades humanas, a terminologia mais utilizada para denominar o seu estudo é Comportamento Organizacional. Por isso, é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

É o ato de se estudar seres humanos dentro das Organizações, visando elaborar formas mais adequadas de motivação para os funcionários, ao mesmo tempo em que dá lucros para a empresa. Além disso, podemos dizer que o Comportamento Organizacional se preocupa com o que as pessoas fazem dentro das organizações e de como isso afeta o desempenho das empresas. É, portanto, a compreensão do ser como único ou como um todo, parte da organização.

O CO investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, visando aperfeiçoar, melhorar e manter o controle sobre todos os aspectos da empresa. Procurando sempre a explicação das causas que determinaram ou impulsionaram tomada de determinadas decisões, prevendo ações futuras e buscando controlar o andamento dentro das organizações.

Consiste também, no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações, suas ações, reações, tomadas de decisões, focalizando sempre atingir a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional (ROBBINS, 2005, p. 6).

De acordo com Maximiliano (2000, p. 243 e 244), o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para a administração das organizações, tendo por base o conhecimento sobre o comportamento das pessoas, como indivíduos e membros de grupos. Segundo Holleuberh (2003, p.6 e 7):

Comportamento Organizacional é um campo da pesquisa que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão de comportamentos nas Organizações. O Comportamento Organizacional tem suas origens no final dos anos de 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciências sociais, políticas, economia, procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.

 

CARACTERÍSTICAS DO CO

O CO apresenta características próprias e marcantes. Trata-se de uma área do conhecimento humano que é vital para a compreensão do funcionamento das organizações. As principais características, segundo Chiavenato (p. 8), são:

- Está ligado a questões práticas no sentido de ajudar pessoas e organizações a alcançar níveis elevados de desempenho nunca antes alcançados. Sua aplicabilidade está em simultaneamente buscar aumentar a satisfação das pessoas no trabalho e elevar os padrões de competitividade e de sucesso da organização;

- adapta uma abordagem contingencial. Procura identificar as diferentes situações organizacionais para que se possa lidar com elas e extrair o máximo proveito delas. O CO utiliza abordagem situacional, já que não existe uma única e exclusiva maneira de lidar com as organizações e com as pessoas. Tudo depende das circunstâncias, e nada fixo ou imutável;
- utiliza métodos científicos. Desenvolve e testa empiricamente hipóteses e generalizações sobre a dinâmica do comportamento nas organizações. Os fundamentos do CO se baseiam em uma metodologia científica de pesquisa sistemática;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com