TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Contabil

Por:   •  20/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: AUDITORIA CONTÁBIL

PROFESSOR: ROBERTA MICHELE PONTE ALVES

ANTÔNIO FRANCISCO FONTENELE MAPURUNGA

AUDITORIA INTERNA E EXTERNA

SOBRAL-CE

2015

A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo e de direito privado. A auditoria interna é responsável pela compreensão dos exames, analises e avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para avaliação da integridade, nela também estão estruturados em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado.

Os papeis de trabalho são documentos e registro de fatos, informações e provas obtidas no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficiente para proporcionar o entendimento do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos. A principal diferença entre fraude e erro, a fraude é um ato intencional de omitir ou manipular operações, enquanto o erro não apresenta a característica de intencionalidade.

O planejamento da auditoria interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e o momento do trabalho a ser realizado. O planejamento só poderá ser realizado mediante alguns fatores relevantes, tais como; Conhecimento detalhado de dos possíveis riscos, das atividades operacionais e dos sistemas contábil, conhecimento do resultado e das providencias tomadas, conhecer o objetivo estratégico, dentre outros. Os programas de trabalho devem ser organizados e terem estruturas de forma a servir como guia e meio de controle de execução do trabalho.

A análise dos riscos de auditoria interna deve ser realizada logo no momento de planejamento dos trabalhos e estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de maneira satisfatória o real objetivo dos trabalhos. Devem ser considerados dois aspectos fundamentais; a verificação e comunicação de eventuais limitações e a extensão da responsabilidade do auditor interno.

Os procedimentos a serem adotados pela auditoria interna são exames e investigações, incluindo testes de observância. Os testes de observância tem o objetivo de adquirir razoável segurança dos controles internos estabelecidos pela administração. Na sua aplicação devem ser observados alguns procedimentos, como; Inspeção, observação e investigação. As informações que fundamentam os resultados são chamadas de evidências e devem ser suficientes, fidedigna (completa, neutra e livre de erros), relevantes e uteis, de forma que apresentem bases sólidas para conclusões.

          O processo de compreensão e avaliação de informações compreende; informações suficientes, informações adequadas, informações relevantes e informações utem. A avaliação das informações obtidas é realizada mediante aplicação de procedimentos de auditoria interna, incluindo testes substantivos. Os processos devem ser supervisionados para alcançar razoável segurança de que o objetivo do trabalho da Auditoria interna está sendo atingido.

Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou uma forma de seleção de itens a serem testados, podem ser utilizadas técnicas de amostragem. Ao utilizar o método de amostragem, estatístico ou não, deve ser projetado e selecionado uma amostra que possa proporcionar evidências de auditoria suficiente e apropriada. Na utilização de processamentos eletrônicos de dados da entidade é necessário que exista profissional com conhecimento suficiente sobre a tecnologia da informação e dos sistemas utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com