TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.499 Palavras (22 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

JÉSSYCA DOS SANTOS SILVA

GESTÃO DE PESSOAS: estudo de caso da influência do recrutamento e seleção no sucesso da Empresa Coca Cola Ltda - Solar BR

Teresina – PI, 2015


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

JÉSSYCA DOS SANTOS SILVA

GESTÃO DE PESSOAS: estudo de caso da influência do recrutamento e seleção no sucesso da Empresa Coca Cola Ltda - Solar BR

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Administração, da Universidade Federal do Piauí, como requisito obrigatório para avaliação final da disciplina Seminário de TCC I.

Orientador: Prof.ª M.Sc. Denise Lustosa de Figueiredo.

Teresina – PI, 2015


        SUMÁRIO        

1 INTRODUÇÃO3

1.1 Problema de Pesquisa4

1.2 Delimitação do Tema4

1.3 Objetivos4

1.3.1 Objetivo Geral4

1.3.2 Objetivos Específicos4

1.4 Justificativa5

2 REVISÃO TEÓRICA6

2.1 Gestão de Pessoas6

2.2.1 Evolução Histórica no Brasil7

2.2 Recrutamento10

2.3 Seleção15

2.4 Estratégias de Sucesso das Organizações17

3 METODOLOGIA19

3.1 Delineamento da Pesquisa19

3.2 População-alvo20

3.3 Plano de coleta de dados20

3.4 Plano de análise dos dados20

4 CRONOGRAMA 21

REFERÊNCIAS 22


1 INTRODUÇÃO

 

Atualmente a existência ou não nas organizações da área de Gestão de Pessoas com práticas de administração de recursos humanos representam forças importantes que determinam a qualidade, comportamento e atitudes dos funcionários. Essas práticas contribuem com o desenvolvimento da organização, geram resultados. Nas empresas modernas a gestão de pessoas apresenta-se bastante atuante com políticas e práticas de Recursos Humanos que as diferenciam no mercado, tornando-as mais competitivas. No entanto, é notável que ainda existem muitas empresas de pequeno e médio porte que não possuem um departamento estruturado de Recursos Humanos, com coordenadores que motivem, respeitem diversidades, tolerem, liderem, confiem.

A atuação de Recursos Humanos no processo de Recrutamento e Seleção em uma organização apresenta grande influência no ambiente organizacional. Através da seleção serão identificados candidatos competentes que serão destinados para as vagas de acordo suas habilidades. As funções realizadas pelos coordenadores de gestão de pessoas como, avaliação de desempenho, motivação e comportamento organizacional, ambiente de trabalho, treinamento, desenvolvimento de carreira, estrutura salarial e ocupacional, são responsáveis por melhorar a autoconfiança do colaborador, e com isso melhorar seus resultados.

É através dos processos de recrutamento e seleção que serão identificados os talentos e as habilidades individuais dos candidatos responsáveis pela diferenciação das empresas no mercado que se encontra cada vez mais competitivo, tornando-se necessário que o RH procure ter e manter seus recursos de avaliação alinhados e atualizados ao processo, por meio do desenvolvimento, treinamento, motivação dos seus funcionários. Essas novas práticas começaram a surgir ao longo do tempo, gerando mudanças significativas desde a época de Taylor, onde os funcionários eram vistos como máquinas com a função de apenas produzir e gerar lucros, até o momento atual com a valorização e reconhecimento pessoal, sendo vantagens estrategicamente adotadas para alcançar o sucesso.

O estudo apresentará pontos que definem e explicam quais os métodos e etapas que a empresa deve adotar para obter êxito na hora das contratações. Através destas definições serão desenvolvidos os principais tópicos do tema como: gestão de pessoas, recrutamento e seleção, estratégias de sucesso organizacional, descrevendo conceitos, evolução histórica, mudanças, etapas, métodos adotados.

  1. Problema de Pesquisa

Como a gestão de pessoas, especificamente os processos de recrutamento e seleção, contribuem estrategicamente para o sucesso na Coca Cola Ltda - Solar Br, em Teresina/PI?

  1.  Delimitação do tema

O presente estudo tem como foco abordar a área de gestão de pessoas da empresa Coca Cola Ltda - Solar Br, localizada na cidade de Teresina/PI, analisando a importância estratégica dos processos de recrutamento e seleção para o seu sucesso.

Para isso será necessário revisar a teoria de gestão de pessoas, identificar e descrever todo o processo utilizado pela empresa Coca Cola Ltda - Solar Br para recrutamento e seleção, desde a etapa que se inicia no recrutamento com a divulgação da vaga até a seleção do futuro colaborador, entendendo os métodos e as etapas utilizados pela equipe de RH que funcionam como ferramentas que impulsionam para que sejam realizadas contratações eficientes de acordo com as exigências da empresa e da vaga em aberto.

  1. Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Identificar os processos de recrutamento e seleção que contribuem estrategicamente na gestão de pessoas na Coca Cola Ltda – Solar Br, em Teresina/PI

1.3.2 Objetivos Específicos

  • Revisar a Teoria sobre Gestão de Pessoas e Sucesso Organizacional.
  • Conhecer a Empresa em estudo, sua Gestão de Pessoas, enfatizando os processos de recrutamento e seleção.
  • Descrever a Empresa em estudo, sua Gestão de Pessoas, enfatizando os processos de recrutamento e seleção.
  • Avaliar na gestão de pessoas se os processos de recrutamento e seleção contribuem estrategicamente para o sucesso na Coca Cola Ltda - Solar Br, na visão dos gestores de RH e dos funcionários.

  1. Justificativa

A relevância do problema a ser investigado é de suma importância para as empresas que não possuem processos de recrutamento e seleção definidos e bem estruturados, pois assim, com os resultados do projeto é possível que elas percebam o quanto estes processos podem ser o diferencial para que as organizações se destaquem em meio tantas outras no mercado competitivo. Com isso, haverá também uma maior valorização dos profissionais da área de RH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (363.9 Kb)   docx (127.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com