TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  8/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE VISCONDE DE CAIRU

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RONALDO MOREIRA DA SILVA

RESUMO: TEXTO 1 – PARA QUÊ A FILOSOFIA

Salvador

2019


 RONALDO MOREIRA DA SILVA[pic 2]

RESUMO: TEXTO 1 – PARA QUÊ A FILOSOFIA

Resumo do Texto 1 – Para quê a Filosofia, apresentado à Disciplina de Filosofia, à Prof. Alan Rangel, como requisito de Avaliação da I Unidade do Semestre 2019.1. do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade Visconde de Cairu.

.

Salvador

2019

RESUMO: TEXTO 1 – PARA QUÊ A FILOSOFIA

        Para quê a filosofia, embora muitos acham que de nada adianta, nossas indagações do cotidiano provém de uma fonte filosófica, o que pensamos, como agimos, o que buscamos e o que somos. Contudo como seres dotados de raciocínio com sensos morais e sociais seguimos regras, normas e valores de cunhos religiosos , políticos e artísticos nos quais sempre haverá conflito de ideias e opiniões.

        A filosofia poderia ser dita como a decisão de não aceitar o óbvio em todos os nossos comportamentos cotidianos sem que jamais deixa-los de questionar, compreender e investigar. De não darmos aceitação imediata dos que nos és ditos ou interrogados.

        Atitude Crítica. A primeira característica da atitude filosófica é a negativa, quando dizemos não ao senso comum ao que todo mundo pensa. A segunda característica é a positiva, quando interrogamos o que são as coisas, as idéias, os fatos os comportamentos e a nós mesmos. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica. Essas duas formas constituem a atitude crítica e pensamento crítico.

        O grego Sócrates. Considerado o patrono da filosofia afirmava que a verdadeira filosofia se resume em dizer: “Sei que nada sei”. O filosofo grego Platão descrevia que a filosofia se começa com a admiração, já o seu discípulo Aristóteles acreditava que a Filosofia começa com o espanto.

        Podemos imaginar que a filosofia serve para indagar qual a resposta para as nossas perguntas, como outras ciências a filosofia tem o seu papel na questão da verdade para a aplicação científica à realidade, na racionalidade dos conhecimentos. A filosofia como arte do bem viver, do ensinamento da virtude e da capacidade da nossa razão para os limites de nossa vontades e desejos. Podemos dizer que o objetivo da filosofia e apenas dar moral e ética ás nossas vidas, sendo que as atitudes filosóficas permanecem as mesmas, “ o que, por que e como” .

        O que pensamos o que dizemos e que fazemos o que queremos pensar o que queremos dizer o que queremos fazer , a filosofia pergunta pela origem das coisas para obtermos as respostas de fato.

        A filosofia corresponde ao conjunto de idéias, valores e práticas no qual a sociedade compreende o mundo e a si mesma, definindo para si o  sagrado e o profano, o bom e o mau, tempo e o espaço,  o justo e o injusto,  o verdadeiro e o falso, o possível e o impossível. A filosofia busca discutir até o fim o sentido e o fundamento da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com