TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS - ESTUDO DE CASO

Por:   •  22/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.092 Palavras (17 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 17

FUCAP FACULDADE CAPIVARI

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ESTUDO DE CASO

Mayer Materiais Para Construção Ltda

Capivari de Baixo

2016

1 INTRODUÇÃO

        Diante da dinamicidade e competitividade do mercado, as empresas têm necessitado se adaptar as mudanças com maior rapidez, exigindo por parte dos gestores  respostas rápidas na condução dos ramos das empresas, principalmente para atender as exigências dos consumidores que aumentam à medida que a globalização avança. Para isto, estas decisões devem estar baseadas em informações precisas e confiáveis para que nenhuma destas ações comprometa a continuidade ou estabilidade da empresa.

        Portanto, foi feito um estudo de caso da empresa Mayer Materiais para Construção Ltda, onde visa apresentar o funcionamento de custos da empresa, para um melhor entendimento de Contabilidade. Será apresentada também, uma breve história de como surgiu a Contabilidade na humanidade, que é uma das ciências mais antiga e complexa, e de extrema importância, que estuda e pratica as funções de orientação, controle e de registro relativas à administração econômica.

        A Contabilidade de Custos apresenta-se como uma eficiente ferramenta no processo de gestão. Auxilia no controle e na tomada de decisão. É com base em seus resultados que o administrador deve tomar medidas quanto ao corte de produtos, serviços, fixação de preços, opção de compra ou fabricação. Assim, a contabilidade vem gerando informações e proporcionando um melhor gerenciamento de custos tanto de empresas industriais como não industriais. Devido à importância do setor de serviços em nossa economia moderna, os assuntos relacionados a seus custos não podem mais ser ignorados.

        Sendo assim, é relevante a realização de uma pesquisa sobre como funciona o custo de uma empresa para que nos proporcione informações e um entendimento maior de uma implantação de sistema de custos, onde contribui para boa gestão da empresa.

2 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

        A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.  Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separar, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual. Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.

        Para Iudícibus (2010), a Contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homo Sapiens. Alguns historiadores creditam que os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade a aproximadamente 2.000 anos a.C. Outros historiadores determinam que até antes da era Cristã, surgiram diversos registros de transações contábeis na China, Egito, Assíria, Fenícia, Pércia etc., claro que de forma rudimentar. A Contabilidade surgiu para atender à necessidade de avaliar a riqueza do homem, bem como os seus acréscimos ou decréscimos dessa riqueza em uma época em que ainda não existiam números, escrita ou moeda. Após o surgimento da moeda, com a troca simples de mercadorias, os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens com a presença de terceiros, porém, tratava-se de um mero elenco de inventário físico, sem avaliação monetária.

        Com a constante preocupação com suas propriedades e riqueza, o homem teve de ir se aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram se desenvolvendo em dimensão e complexidade.

        Iudícibus (2010) afirma que, a Contabilidade é tão remota quanto o homem que pensa e conta, pois a sua necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi o grande motivo para o seu desenvolvimento.

        O acompanhamento da evolução do patrimônio líquido das entidades de qualquer natureza constituiu-se no fator mais importante da evolução da disciplina contábil, e que a contabilidade é tão antiga quanto o homem pensa, é tão antiga quanto o homem que conta  e que é capaz de simbolizar os objetos e seres do mundo por meio da escrita.

        Portanto a contabilidade teve seu florescer como disciplina completa, nas cidades italianas de Veneza, Gênova, Florença, Pisa e outras, pois estas cidades da Europa tinham muita atividade mercantil, econômica e cultural, principalmente a partir do século XIII até o inicio do século XVII. Iniciou-se assim, um grande período da que se chamou “Escola Italiana”, em particular, de Contabilidade.

2.1 História da Contabilidade no Brasil

        Por incrível que pareça, já em 1500 com a descoberta do Brasil, o país já iniciava os primeiros passos da história da área de contabilidade.
Segundo, Ribeiro Filho, Lopes e Pederneiras (2009), a história da contabilidade no Brasil ainda não está claramente organizada, o que temos são descrições cronológicas que marcam a

edição de ato normativo de interesse comercial, a presença de profissionais de Contabilidade ainda na época colonial, no caso de Brás Cuba, tido como primeiro contador do Brasil.

        Mas foi somente no século XVIII, que foi criada a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil. Esta regulamentação foi expedida por Marquês de Pombal, em Portugal, que instituiu a Aula de Comércio e estabeleceu o registro profissional de Guarda-Livros (antiga denominação de Contador) na Junta de Comércio de Lisboa.

3 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

3.1 Conceito

        Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.

        Para Franco (2006) a contabilidade tem sito considerada como arte, como técnica ou como ciência, de acordo com a orientação seguida pelos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano.

Tem como função, registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com