TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cafés Monte Bianco

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Lindsei Dias Campos Apolonio

Trabalho da disciplina Contabilidade

Tutora: Profa. Cláudia Basilio

Belo Horizonte

2016

Estudo de Caso:

Contabilidade

Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro

Referência: SIMONS, Robert L.; DAVILA, Antonio, Cafés Monte Bianco, Harvard, 02 de novembro de 2000.

O estudo de caso produzido em 2000 aborda a importância de uma análise detalhada das Demonstrações Contábeis e quais são as influências nas tomadas de decisão para o desenvolvimento de uma empresa. Tal estudo apresenta a necessidade do presidente da empresa Cafés Monte Bianco, Giacomo Salvetti, a entender e avaliar o fluxo de caixa e se certificar de que o investimento em marcas próprias seria viável para o futuro dos seus negócios.

Fundada por Mario Salvetti , em Milão a mais de 80 anos, a empresa Cafés Monte Bianco atualmente dirigida pelo neto de Mario, Giacomo, tinha como referência a produção e distribuição de cafés Premium com o objetivo de serem os melhores do continente. Além dos cafés Premium a empresa vem investindo na produção de marcas próprias o que vinha salvando a empresa por mais de 3 anos diante aos momentos de crise.

            Mesmo vivenciando o sucesso da empresa com a produção de marcas próprias, Giacomo não tinha certeza quanto aos investimentos, desejava aumentar agressivamente os negócios superando até mesmos as metas do passado traçadas pelo seu avô. Para este aumento convocou uma reunião para se definir o futuro da Cafés Monte Bianco. 

 Investiu ao longo de 5 anos em estrutura, um importante fator para o sucesso foi a produção de marcas próprias para duas importantes cadeias de supermercados na Itália. Giacomo inicialmente se opôs a ideia, porém a desaceleração do mercado em 1998 convenceu-o que marcas próprias era uma boa alternativa para ocupar a capacidade produtiva e absorver custos fixos. Era um desejo do mercado varejista pode colocar a sua própria marca no café.

 A maior questão vivida pela empresa era que para atender a crescente demanda a empresa teria que reduzir sua presença de cafés Premium em 2001 por conta de sua limitação de capacidade produtiva. Para aumentar essa capacidade, a empresa investiu e aumentou de 350.000 quilos ao mês para 500.000 quilos ao mês, um aumento de 150.000 quilos por mês, tendo feito um investimento de 6 bilhões de liras com vida útil prevista de 15 anos. Quando o comitê executivo foi reunido, a diretoria sugeriu uma transição completa para as marcas próprias devido elas já terem salvado por tantos anos quando a demanda por cafés Premium praticamente extinguiu. Porém os cafés Premium era a essência da Monte Bianco, conhecido por sua alta qualidade, além de ser uma traição a tradição da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com