TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  15/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 9

I-Comportamental Organizacional

É o estudo dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se compactam dentro delas. Por ser um sistema cooperativo racional, a organização somente  pode alcançar seus objectivos se as pessoas que a compóem cordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente nunca consiguirem por essa razão a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia.

A intenção entre pessoas e organizações surge na medida que se crie uma reciprocidade ou seja, a organização espera que as pessoas realize suas tarefas e oferece-lhes incentivos e recompensas, enquanto as pessoas oferecem suas actividades e trabalho infantil obter suas satisfações pessoais.

II-Processo Decisório

A teoria das decisões nasceu com Herbert Simon que utilizou como base para explicar o comportamento humano nas organizações como um sistema de decisões.

Neste sistema, cada pessoa participa racional e conscientimente, escolhendo e tomando decisões

Individuais a respeito de alternativas racionais de comportamento assim as organizações ficam permeadas de decisões e acções.

A decisão é o processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de acção que a pessoa deverá seguir a decisão obedece a seis(6) elementos.

1.Tomado de decisões- É a pessoa que faz uma escolha ou opção entre varias alternativas futures de acções.

2.Objectivos são:

3.Perifericos- São critérios que o tomado de decisão usa para fazer sua escolha.

4.Estrategia- É o curso de acção que o tomado de decisão escolhe para atingir seus objectivos.

5.Situação- São os aspectos do ambiente que envolve o tomado de decisão, alguns deles fora do seu controle, conhecimento ou compreensão que afectam sua escolha.

6.Resultado- É a consequȇncia ou resultante de uma dada estratégia.



Decorrȇncia da Teoria das Decisões.

O processo decisório permite solucionar problemas ou defrontar-se com situações. A subjetividade nas decisões individuais são muitas, por isso surgem alguns recados.

Processo Decisório

A teoria das decisões nasceu com Herbert Simon, que a utilizou como base para explicar descobrir em que consiste essa teoria.

III-Teoria do equilíbrio organizacional

Ao estudar os motivos pelos quais as pessoas cooperam, os behavioristas visualizam a organização como um sistema que recebe contribuições dos participantes sob a forma de dedicação ou trabalho e em em troca oferece aliciantes e incentivos.

Conceitos básicos dessa teoria

1.Incentivos ou aliciantes

Este conceito consiste em incentivar os participantes de uma organização. São pagamentos feitos pela organização aos seus participantes como salaries, benefícios, prȇmios de produção gratificações, elogios, oportunidades de crescimento etc.

2.Utilidade dos incentivos

Cada incentivo possui um valor de utilidade que varia de individuo para individuo: é a função utilidade, subjectiva para cada individuo em função de suas necessidades pessoais.

3.Contribuições

São os pagamentos que cada participante efectua á sua organização(como trabalho, dedicação, esforço e desempenho, assiduidade, lealdade, pontualidade, etc).

4.Utilidade das contribuições

É o valor que o esforço de um individuo tem para organizar, a fim que esse alcance seus objectivos.

i)Postulados básicos do equilíbrio organizacional

  1. A organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de varias pessoas que os participantes da organização.

2.Cada participante  e cada grupo de participantes recebe incentivos(recompensas) em t dos quais faz contribuições á organização.

3.Os participantes somente manterá sua participação na organização enquanto os motivos (recompensas) que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores (em termos dos valores que representam para o participante) do que as contribuições que lhe sao exigidas.

4. As contribuições Trazidas pelos vários participantes contribuem fonte na geral a organização se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes.

IV-Teoria de aceitação de autoridade

Barnard verificou que algumas vezes, a autoridade é inefetiva, as ordens não são cumpridas e a desobediência e violação são reveladas pelos detȇm a autoridade.

Chegou á conclusão de que autoridade não repousa no poder de quem a possui: Ela não flui de cima para baixo, conforme acreditavam os autores clássicos pelo contrário, a autoridade repousa na aceitação ou consentimento dos subordinados. A pessoa obedece, não pela legitimação da autoridade mas decidindo entre as alternativas de obedecer ou não: Se a obediência lhe traz vantagens.

Chefe

A teoria de autoridade formal enfatiza o papel do chefe.

Subordinado

A teoria da aceitação da autoridade enfatiza o papel do subordinado.

Profunda reformulação na filosofia administrativa

O antigo conceito de organização baseado no esquema autocrático, coercitivo e de diferenciação de poder (autoridade x obediência) é bastante criticado. Em contraposição a ele, os behavioristas mostram um novo conceito democrático e humano de.

V-Apreciação crítica da teoria comportamental

1-Ênfase nas pessoas

A teoria comportamental marca defenitivamente a transferência da ênfase na estrutura organizacional (influência da teoria clássica, neoclássica e da teoria Burocrática)para ênfase​ nas pessoas (influência da teoria das relações humanas).Ao transferir o foco dos aspectos comportamentais e dinâmio,a teoria comportamental realinhamento e redefine os conceitos de tarefa e de estrutura sob uma roupagem democrática e humana.

Os behevioristas pecam pela"psicolização" de certos aspectos organizacionais como é o caso das decisões, ao considerar os participantes em termos "racionais e não racionais",efecientes e não efecientes" satisfeitos e não satisfeitos".O importante é que a escola comportamental prosseguiu na análise das organizações por meio de conceitos relacionados com estrutura informal, como comportamento, cultura,crenças e valores.

2-Abordagem mais descritiva e menos prescritiva

A análise discretiva (que mostra oque é) e a análise prescritiva(que mostra o que deve ser), são aspectos importantes no estudo do comportamento organizacional. Enquanto a abordagem da teoria clássica,da Neo clássica e da teoria das relações humanas era prescritiva e normativa,a abordagem da teoria comportamental é descritiva e explicativa (preocupação em explicar apenas sem ditar os princípios ou normas de atuação). Os behevioristas  precupam-se mais em explicar e descrever as características do comportamento organizacional doque em construir modelos e princípios de aplicação prática.Nisso reside a dificuldade de aplicação dessa teoria que pouco tem norma,mas cuja riqueza conceitual é impressionante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com