TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento humano nas organizações

Por:   •  29/5/2016  •  Seminário  •  3.299 Palavras (14 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 14

2 - O Indivíduo na Organização

1. O Ser Humano Em psicologia, um comportamento designa um conjunto de ações e de reações. Assim, dizer algo ou não, fazer algo ou não, olhar alguém ou não, etc., são exemplos de comportamentos. Pensar, refletir, imaginar são igualmente comportamentos, mesmo se dificilmente observáveis. Como compreender o comportamento humano no trabalho? Um observador atento pode determinar os acontecimentos que precederam um comportamento e deduzir os objetivos que esse comportamento tinha como alvo. Com efeito, toda conduta humana é racional, mesmo não sendo evidente e o comportamento é uma resposta a acontecimentos percebidos como exigindo uma resposta. Os indivíduos reagem, portanto a demandas que os estimulam. Entre os estímulos e os objetivos desenrolam-se diversos fenômenos psicológicos que não se podem observar, já que ocorrem dentro do corpo ou da mente das pessoas. É a famosa “caixa preta” que alguns behavioristas preferiram não considerar. Psicólogos avançaram nos estudos que permitem compreender as condutas humanas onde afirmam que entre o estimulo e os objetivos estão a percepção, a inteligência, a aprendizagem, a motivação, a personalidade e o comportamento. Temos a tendência de supor que as pessoas são basicamente semelhantes e que os outros são “exatamente como eu”. É uma tendência atraente, porque faz o mundo parecer muito mais fácil de compreender. Todos os empregados na empresa partilham das habilidades, interesses, crenças e valores do proprietário e, em decorrência disso, este considerará fácil a tarefa de organizá-los e incentivá-los a buscar uma meta comum. Muitas vezes, essa falsa impressão leva as pessoas a fazerem diagnósticos incorretos e a atribuírem a outros fatores muitos problemas que na verdade se devem a diferenças individuais. Os seres humanos são complexos e por isso a possibilidade de fazer generalizações simples e precisas é limitada. Duas pessoas reagem de maneira diferente a uma mesma situação, e uma mesma pessoa muda seu comportamento em situações diferentes. Por exemplo, nem todos são motivados pelo dinheiro, e o comportamento de uma pessoa na universidade é diferente do adotado numa festa. Isso não significa que não podemos dar explicações sobre o comportamento humano, mas significa que os conceitos de comportamento precisam refletir situações situacionais e contingenciais. A compreensão de diferenças entre empregados pode levar à melhoria na produtividade individual e organizacional. Uma alta propensão para a tomada de risco é geralmente uma vantagem no agitado mercado de ações. O contrário também pode ser verdadeiro: pessoas conservadoras decidem com mais análise e planejamento o que pode ser uma vantagem em determinadas situações. As empresas contam com equipes compostas por indivíduos, que, apesar de compartilhar um objetivo comum, são distintos entre si das mais diversas formas. Sejam elas culturais, de valores ou crenças, tipo de inteligência, de caráter ou até mesmo de temperamento.

2

Todo indivíduo leva consigo conhecimentos, conduta e postura que diferem da missão, valores e cultura de uma organização. Administrar essas diversidades pode parecer difícil, mas é preciso conhecer e respeitar o indivíduo valorizando suas particularidades que muitas vezes acrescentam para a empresa. Na riqueza das diversidades, encontram-se os fundamentos do trabalho em equipe e do pensamento criativo, os quais garantem a qualidade do desempenho. As pessoas fazem parte de organizações e ambos vivem em recíproca dependência. As organizações precisam de pessoas quanto as pessoas precisam das organizações. Para compreender o comportamento das pessoas deve-se considerar a complexa natureza do homem. Respeitar as pessoas no local de trabalho é cada vez mais importante, pois cada indivíduo leva consigo uma cultura, uma crença, uma bagagem de conhecimentos e costumes.

2. O homem e o trabalho Dar um sentido a seus atos é uma necessidade para o ser humano. O indivíduo não pode viver seguindo apenas seus instintos. Ele precisa dar a suas condutas um sentido aceitável para ele e para a sociedade. As tradições apresentam regras de conduta e obrigações morais que ajudavam a compreender sua existência e dar um sentido a ela. Com o enfraquecimento dos valores e das tradições, o indivíduo precisa encontrar um sentido para sua existência. O trabalho é portador de muitas significações para os indivíduos. Fox (1980) identifica oito significações: 1. Sentimento de pertencer à sociedade e de poder trazer a ela uma contribuição útil. 2. Permite criar vínculos de amizade. 3. É um instrumento que permite obter Status na sociedade 4. Oferece a possibilidade de definir sua identidade social. 5. Em razão de suas regras e horários permite organizar o tempo, ritmar as atividades do cotidiano. 6. Ajuda a superar os problemas existenciais do ser humano (solidão e a morte). 7. Permite a realização pessoal ao oferecer desafios Permite transcender a existência humana, oferecendo uma causa importante e significativa.

O sentido que um indivíduo dá a seu trabalho depende de vários fatores:

Do sentimento de coerência que ele obtém do trabalho (realização)

3

3. Personalidade. Traços e tipos Compreender a personalidade dos funcionários ajuda os administradores a aproveitar as diferenças para facilitar o trabalho em equipe, para favorecer o desenvolvimento de competências e melhorar o desempenho. Quando falamos sobre personalidade, não estamos afirmando que uma pessoa tem charme, atitudes positivas, um rosto simpático, mas sim referimos a um conceito que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um indivíduo.

Personalidade é a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste ao ambiente. Personalidade é a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais. Personalidade é um conjunto de características afetivas emocionais e dinâmicas relativamente estáveis e habituais da maneira de ser de uma pessoa em seu modo de reagir ás situações nas quais se encontram. Estável indica que esta característica tende a se manter no tempo; confere identidade, consistência e permite prever suas reações em certas situações. Habitual significa que essa característica tende a se manifestar na maioria das situações vividas; confere unidade e coerência. Personalidade é a síntese de todos os elementos que contribuem para o desenvolvimento do caráter de uma pessoa. Enquanto as aptidões são coisas que um indivíduo pode fazer, a personalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com